ESOCIAL: um estudo de caso em uma farmácia
Resumo
Ao longo da história trabalhista, as relações de trabalho tiveram grandes modificações e adaptações às condições e necessidades impostas. Uma dessas modificações foi o avanço tecnológico, que foi um importante aliado nos processos cotidianos das organizações. O Governo Federal também vem implementado avanços tecnológicos em seus processos, principalmente no quesito fiscalização. Um dos programas do Governo é o eSocial, criado para unificar em um único ambiente todas as informações trabalhistas e previdenciárias dos empregadores das organizações. As empresas devem possuir um sistema que atenda às exigências estabelecidas em lei. Em uma organização o setor mais impactado é o departamento pessoal, pois após a implementação, as informações devem ser transmitidas uma única vez para o sistema, através da internet. Este artigo tem como objetivo verificar o cenário do setor de departamento pessoal de uma farmácia da cidade de Teófilo Otoni após a implementação do eSocial. Para se alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, estudo de caso e quantitativa. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário estruturado no setor de departamento pessoal de uma farmácia de Teófilo Otoni. Os dados coletados foram tratados e analisados utilizando a ferramenta MS Excel 2016©, a partir do método de estatística descritiva. Ao final desta pesquisa identificou-se que a empresa disponibiliza software apropriado às exigências do layout do eSocial, que todos os colaboradores foram treinados para a utilização do sistema, que conhecem os prazos que são exigidos na legislação e que a empresa cumpre esses prazos. Pode-se verificar que o e-social facilitou o desenvolvimento das atividades desempenhadas por 50% dos participantes da pesquisa.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2020.v7ed111375
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