RESILIÊNCIA HUMANA E SÍNDROME DE BURNOUT EM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL – UM ESTUDO EMPÍRICO

Gabriel Cunha de Castro, Antônio de Pádua Araujo

Resumo


As pesquisas sobre síndrome de burnout e resiliência humana têm despertado maior interesse nos últimos anos, tanto na academia como nas empresas, tendo em vista o aumento do número de afastamentos de pessoas do trabalho em virtude dessa doença. O estudo busca conhecer a realidade emocional dos estudantes de pós-graduação em Administração de uma instituição de ensino superior (IES) pública, ao avaliar a relação entre síndrome de burnout e resiliência humana. Para tanto, foi utilizado um questionário contendo questões específicas para aferir a incidência ou não da síndrome de burnout, bem como dos níveis de resiliência humana, além de dados demográficos para facilitar a análise dos dados. A pesquisa foi aplicada de forma on-line entre os dias 14 e 27 de março de 2020, resultando em 27 questionários respondidos. Para tabular os dados foi utilizado o programa Excel, na versão 2016, e os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e tabelas. A principal conclusão a que se chegou no presente esudo é a de que os estudantes do curso de pós-graduação em Administração da IES estudada possuem alta resiliência, sendo quase inexistente a incidência da síndrome de burnout no universo pesquisado.


Palavras-chave


Síndrome de burnout; Resiliência humana; Pós-graduandos em Administração.

Texto completo:

PDF

Referências


BACCHI, G. A.; PINHEIRO, D. R. C.; PINTO, F. R. Assédio moral e resiliência no local de trabalho. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 18, n. 1, p. 301-330, jan./jun. 2012.

BARLACH, L. O que é resiliência humana?: Uma contribuição para a construção do conceito. Orientador: Sigmar Malvezzi. 2005. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DOI 10.11606/D.47.2005.tde-19062006-101545. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-19062006- 101545/publico/LiseteBarlach.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

CODO, W.; VASQUES-MENEZES, I. O que é burnout. In: CODO, W. Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 2, cap. 13, p. 237-254.

CUSHWAY, D. Stress in clinical psychology trainees. British Journal of Clinical Psychology, United Kingdom, v. 31, n. 2, p. 337-341, 1992.

FREITAS, E. C.; PRODANOV , C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ISBN 978-85-7717-158-3.

FREUDENBERGER, H. J. Staff burn‐out. Journal of social issues, New York, v. 30, p. 159-165, 1974.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224-3169-8.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5.

INFANTE, F. A resiliência como processo: uma revisão da literatura recente. In: MELILLO, A.; OJEDA, E. N. S. et al. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 23-38.

MASLACH, C.; LEITER, M. P. Burnout. In: FINK , G. Stress: Concepts, Cognition, Emotion, and Behavior. [S. l.]: Academic Press, 2016. v. 1, cap. 43, p. 351-357. ISBN 9780128009512.

MASLACH, C.; SCHAUFELI , W. B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual review of psychology, [s. l.], v. 52, p. 397-422, 2001. DOI https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.397. Disponível em: https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/154.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

SCHAUFELI, W. B.; BUUNK, B. P. Professional burnout. In: SCHABRACQ, M. J.; WINNUBST, J. A.M.; COOPER, C. L. Handbook of work and health psychology. 2. ed. [S. l.]: John Wiley, 1996. v. 1, cap. 15, p. 383-425. ISBN 0471957895, 9780471957898.

STEINBERG, M. Depersonalization: Systematic Assessment. In: FINK, G. Stress: Concepts, Cognition, Emotion, and Behavior. [S. l.]: Academic Press, 2016. v. 1, cap. 27, p. 227-232. ISBN 9780128009512.

YUNES, M. A. M. Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, p. 75-84, 2003. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-73722003000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v8nspe/v8nesa10.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.

ZIMMERMAN, M. A.; ARUNKUMAR, R. Resiliency research: Implications for schools and policy. Social policy report, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 1-20, 1994. DOI https://doi.org/10.1002/j.2379-3988.1994.tb00032.x. Disponível em: https://www.srcd.org/sites/default/files/file-attachments/spr8-4.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.




DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2023.v8ed112454

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários