O LUGAR ESCOLA: UMA ANÁLISE DA JUVENTUDE NA SOCIEDADE ESTRUTURADA SOB A TRÍADE DO DESEMPENHO, DO CONSUMO E DO ESPETÁCULO

Maria Solange Melo de Sousa, Marília Luíza Peluso

Resumo


O artigo pretende discutir o que os jovens da escola pública esperam da escola na sociedade no século XXI, a qual se baseia na tríade do desempenho, do consumo e do espetáculo. O texto parte do entendimento de que a educação está em crise e que o seu modelo precisa ser repensado, em uma dimensão de análise geográfica da sociedade pós-moderna, globalizada e em um contexto técnico-científico-informacional. O objetivo é entender se a escola atende as expectativas de uma juventude que sente as pressões de um mercado de trabalho competitivo e que exige cada vez mais desempenho de seus trabalhadores, o consumo é sinônimo de felicidade e a informação se confunde com o conhecimento. A construção metodológica foi desenvolvida a partir de leituras bibliográficas e análise documental. Para a fundamentação teórica a pesquisa reportou-se aos autores Arendt (2016); Bergman e Luckman (2004); Han (2015) e Santos (1994, 2013, 2014). O resultado apresentado mostra que a escola precisa se adequar e promover mudanças significativas para que seja atrativa para a juventude da pós-modernidade. 

Palavras-chave: Consumo. Desempenho. Escola. Espetáculo. Juventude

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