ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NÃO CONVENCIONAIS NO ENSINO REGULAR E NA MODALIDADE DE EJA
Resumo
O Ensino de Geografia pode proporcionar aos alunos uma visão múltipla de conhecimentos e que, muitas vezes pode ser aplicado a realidade dos discentes como forma de aproximá-los dos conteúdos estudados em sala de aula, considerando sua base empírica de conhecimentos. Contudo, faz-se necessário que o professor consiga inserir práticas pedagógicas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, de modo que desperte no alunado o interesse pela disciplina e pelos conteúdos abordados, bem como o estímulo ao senso crítico dos discentes e construção de sua própria identidade, pois a pesquisa permeia a realidade de uma escola do campo, marcada pelas lutas sociais e, ao mesmo tempo, pelas dificuldades de infraestrutura e acesso. Dessa forma, a pesquisa possui como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia na educação do campo através do uso de recursos didáticos não convencionais no ensino regular e na modalidade EJA. Para seu efetivo desenvolvimento utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo por meio da observação não estruturada e vivência do autor nas aulas de Geografia. Verificou-se que a prática pedagógica do uso dos recursos não convencionais no ensino de Geografia trouxe maior significância e eficácia para o processo de ensino aprendizagem. Os recursos aqui trabalhados servem como um norte ao docente para que utilize-os em suas aulas, sempre que achar necessário, adaptando cada um deles ao conteúdo e à modalidade trabalhada, de forma que possam proporcionar o desenvolvimento de atitudes e valores por meio de uma consciência crítica acerca da realidade vivenciada pelo alunado.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem de Geografia. Educação do Campo. Recursos Didáticos Não-Convencionais. Ensino Regular e EJA.
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PDFReferências
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