EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÁGUA E TURISMO: UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DUAS UNIDADES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE – PI

Edvania Gomes Assis Silva, Jéssica Alves da Silva, Francisco Pereira Silva Filho

Resumo


A preocupação inerente ao meio ambiente destaca-se atualmente, tendo a educação ambiental como alternativa de difusão de conhecimentos sobre as práticas sustentáveis, sendo esta importante para a formação cidadã e ecológica de alunos e professores das escolas da Educação Básica. O principal objetivo deste estudo foi a análise da temática educação ambiental, água e turismo, no que condiz as atividades educativas em duas escolas públicas do município de Ilha Grande - Piauí. A metodologia aplicada neste estudo foi o levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória, estudo de campo e aplicação de questionários semiestruturados, no qual contou com dois tipos; um estruturado, para os alunos e outro semiestruturado direcionado aos professores. Constatou-se através dos dados levantados, que as escolas Jonas Correia e a Marocas Lima tem potencialidades para desenvolver projetos de cunho socioambiental, com temáticas tais como: água, educação ambiental e turismo, que juntos fazem parte das atividades cotidianas dos alunos e professores no Delta do Parnaíba. A educação ambiental nestas escolas, sinalizaram que as atividades pedagógicas quando aplicadas corretamente, elas se tornam importantes para a formação educacional e cidadã do aluno. Portanto, a relevância deste estudo, apontou que tratar das questões ambientais, educação e cidadania, se torna indispensável para manutenção e preservação da vida, pois na sua ausência o homem inexiste e suas ações vitais se tronam insignificantes.

Palavras-chaves: Escolas. Educação Ambiental. Água. Turismo.

  

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