ESPAÇOS DE LAZER: ATRATIVIDADES E FUNCIONALIDADES DE PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE TIMON- MA

Lucas Kelvin da Silva Franklin Lima, Emilson Oliveira dos Santos

Resumo


Atribuir a praça a denominação de um espaço público é reconhecê-la como uma categoria entre os diversos espaços livres urbanos como parques, áreas verdes e áreas de lazer e, ao mesmo tempo, reafirmá-la como espaço ancestral, onde mesclam-se usos e grupos sociais diferenciados. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as estruturas e equipamentos de duas praças localizadas no município de Timon, MA. A metodologia partiu de pesquisas bibliográficas sobre o tema proposto e pesquisa de campo com observação sistemática sob os objetos de estudo. A coleta de dados foi dividida em duas etapas partindo do preenchimento de fichas de avaliação, sendo a primeira de caráter quantitativo e a segunda de caráter qualitativo. A partir dos levantamentos concluiu-se que as praças apresentam boas estruturas e equipamentos capazes de trazer benefícios para os habitantes, porém ainda há necessidade de fiscalização e vistoria por parte do poder público e também da população local para a realização de reparos e reformas que garantam a manutenção e a conservação das praças. 

Palavras-chave: Praça Pública. Equipamentos. Estrutura. Timon - MA.


Texto completo:

PDF

Referências


ANGELIS, B. L. D. Praças: História, Usos e Funções. Maringá: Fundamentum, 2005.

ANGELIS, B. L. D.; CASTRO, R. M. d; NETO, A. G. Metodologia para levantamento, cadastramento, diagnóstico e avaliação de praças no Brasil. Revista de Engenharia Civil, Braga, n.20, 2004. p. 57-70.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em 08 de jan. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: 19 jan. 2020.

DEMATTÊ, M. E. S. P. Princípios de paisagismo. 3. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2006.

MACEDO, S. S.; ROBBA, F. Praças Brasileiras. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

MARAO, J.R.; MENDES, C.S. Avaliação do Plano Diretor Participativo: Relatório n° 21 do Município de Timon – MA. In: Rede de Avaliação e Capacitação para a implementação dos Planos Diretores Participativos. São Luís, 2009.

PAIVA, P. D. de O. Paisagismo II: macro e micropaisagismo. 1 ed. Lavras: UFLA/ FAEPE, 2001.

OLIVEIRA, M.M.; ALVES, W.S. A influência da vegetação no clima urbano de cidades pequenas: um estudo sobre as praças públicas de Iporá-GO. Revista Territorial, Goiás, v. 2, n. 2, p. 61-77, 2014.

REIS, A. T. L. LAY, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos – uma abordagem perceptiva e cognitiva. Revista Ambiente Construído, Porto Alegre, v.6, n.3, p.21-34, 2006.

SILVA, C.F.R.; VARGAS, M. A. M. Sustentabilidade Urbana: Raízes, Conceitos e Representações. Scientia Plena, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 34-50, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Lucas Kelvin da Silva Franklin Lima Silva Franklin Lima, Emilson Oliveira dos Santos



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa