A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA UFPI EM TEMPOS DE PANDEMIA

Marcos Gomes de Sousa, Jaelson Silva Lopes, Bartira Araújo da Silva Viana

Resumo


É sabido que, em virtude da pandemia causada pelo Coronavírus (Sars-CoV-2), o vírus causador da Covid-19, as aulas tiveram que se adaptar ao “novo normal”. Nesse sentido, o trabalho visa discutir a importância da monitoria de disciplina para o desenvolvimento acadêmico dos discentes do curso de Licenciatura em Geografia. Os objetivos específicos do trabalho são: i) relatar a experiência vivenciada na disciplina de “Recursos didáticos para o ensino de Geografia” da UFPI e ii) identificar as vantagens da monitoria para a formação inicial dos graduandos em Geografia. Dessa forma, a monitoria da disciplina “Recursos não convencionais para o ensino de Geografia” serviu de referência para este estudo que foi ofertada no formato remoto no período especial (2020.3) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) devido ao novo Coronavírus (Sars-CoV-2). O procedimento metodológico baseou-se em revisão bibliográfica sobre a temática central, tendo as atividades de monitoria realizadas na disciplina como referência. Observa-se a importância que a monitoria detém para a formação inicial dos discentes do curso de Geografia, pois tal programa possibilita ao aluno-monitor assimilar novas práticas pedagógicas. Assim, monitoria pode ser vista como uma oportunidade para que muitos alunos do curso de Geografia possam exercer a profissão de professor com mais autonomia e criticidade. Portanto, a prática na monitoria torna-se um espaço de criação e reflexão em que novos conhecimentos são constantemente gerados e modificados. Portanto, contata-se a contribuição que a monitoria apresenta na formação inicial, sobretudo para a relação com a teoria e prática na sala de aula.

Palavras-chave: Monitoria Acadêmica. Geografia. Formação Inicial.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Carlos Rafael Lopes de; FARIAS, Maria Eduarda Leão de; BEZERRA, Camila Carlos. Monitoria acadêmica em uma disciplina semipresencial: relato de experiência Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2788/2135. Acesso em: 01 nov. 2020.

BRAUN, Maria do Socorro de Assis; MELO,Sangelo de. A monitoria no processo de aprender a empreender. Rer. Pemo: Fortaleza, v.2, p. 1-17, 2020. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3727/3258. Acesso em: 01 nov. 2020.

DANTAS, Otilia Maria. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedagogia. (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-586, set./dez. 2014.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MORAES, Marcia Amaral Correa de. As práticasde monitoria como possibilitadoras dos processos da autorregulação das aprendizagens discentes. Poiesis Pedagógica, v.8, n.2, p. 144-158, ago./dez.2010.

GARCIA, Luciane Terra dos Santos; FILHO, Gomes da Silva; SILVA, Maria Verônica Gomes da. Monitoria e avaliação formativa em nível universitário: desafios e conquistas. Perspectiva: Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 973-1003, set./dez. 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LINS, Leandro Fragoso; CAVALCANTI, Lucia Maria; FERRAZ, Lucíola Vilarim; CARVALHO, Sabrina Suellen Guerra de. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Jornada de ensino, pesquisa e extensão, 9.,2009. Disponível em:http://www.eventosufrpe.com.br/jepeX2009/cd/resumos/R0147-1.pdf. Acesso em: 01 nov. 2020.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Catussuba: Mossoró, v. 3, n. 2, p. 77- 83, 2014.

NUNES, Lúcia Maria de Sousa Leal; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Formação docente e prática pedagógica: territórios e encruzilhadas de produção de conhecimento. In: FERRO, Maria da Glória Duarte; ARAUJO, Francisco Antonio Machado. (org.). Docência e pesquisa em formação de professores: primeiras aproximações ao objeto de estudo. Teresina: Edufpi, 2018. p. 49- 64.

NUNES, Maria Lorio Dias. A Monitoria como elemento de iniciação à docência. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58.

SANTOS, Luline Silva Carvalho; MENEZES, Pricylla Karoline de; BENTO, Izabella Peracini. Formação Inicial de Professores de Geografia e o contexto das orientações curriculares atuais. In: ROSA, Claudia do Carmo; BORBA, Odiones de Fátima; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. (org.). Formação de Professores e ensino de Geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: C&a Alfa Comunicação, 2020. p. 85-106.

SILVA, Josélia Saraiva e. Recursos didáticos não convencionais no ensino de geografia. In: SILVA, Josélia Saraiva e. (org.). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 11-20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução nº 076/15. Regulamentação de Monitoria para os Cursos de Graduação da UFPI, Teresina, 2015.

VIANA, Maria Aparecida Pereira. Internet na educação: novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, LUIS Paulo Leopoldo. (org.). Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2004. p. 10- 50.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Marcos Gomes de Sousa, Jaelson Silva Lopes, Bartira Araújo da Silva Viana



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa