ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS COMO METODOLOGIA NA SALA DE AULA

João de Deus Garcia do Nascimento, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, Thais Costa Medeiros

Resumo


Este artigo tem como tema o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, no Ensino de Geografia em uma escola do municipio de Teresina – PI. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o uso das TICs como recurso didático na sala de aula. Na atualidade, a utilização dos meios tecnológicos estão presentes no dia a dia da sociedade, interferindo direta ou indiretamente em diversos aspectos de sua vida, inclusive no ambiente escolar. O uso de computadores, telefones celulares e seus diversos aplicativos permitiu ao professor dinâmizar as aulas de Geografia, aproximando diversas paisagens mesmo que de maneira virtual ao aluno. Assim, para que esta análise fosse realizada, traçou-se como metodologia da pesquisa duas etapas sendo elas: levantamento bibliográfico de autores que versam a temática discutida, aplicação de entrevista com professores e alunos  visando descobrir de que forma as TICs são utilizadas em sala de aula e qual a percepção dos alunos e por fim, análise dos dados encontrados. Como resultados notou-se que faz-se necessário que os professores desenvolvam as habilidades dos usos das TICs e as explorem cada vez mais, visando em um ensino dos conteúdos geográficos cada vez mais significativo.

Palavras-chave: ensino de Geografia; metodologia; Tecnologias da Informação e Comunicação.  


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