ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS COMO METODOLOGIA NA SALA DE AULA
Resumo
Este artigo tem como tema o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, no Ensino de Geografia em uma escola do municipio de Teresina – PI. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o uso das TICs como recurso didático na sala de aula. Na atualidade, a utilização dos meios tecnológicos estão presentes no dia a dia da sociedade, interferindo direta ou indiretamente em diversos aspectos de sua vida, inclusive no ambiente escolar. O uso de computadores, telefones celulares e seus diversos aplicativos permitiu ao professor dinâmizar as aulas de Geografia, aproximando diversas paisagens mesmo que de maneira virtual ao aluno. Assim, para que esta análise fosse realizada, traçou-se como metodologia da pesquisa duas etapas sendo elas: levantamento bibliográfico de autores que versam a temática discutida, aplicação de entrevista com professores e alunos visando descobrir de que forma as TICs são utilizadas em sala de aula e qual a percepção dos alunos e por fim, análise dos dados encontrados. Como resultados notou-se que faz-se necessário que os professores desenvolvam as habilidades dos usos das TICs e as explorem cada vez mais, visando em um ensino dos conteúdos geográficos cada vez mais significativo.
Palavras-chave: ensino de Geografia; metodologia; Tecnologias da Informação e Comunicação.
Texto completo:
PDFReferências
BEHERENS, M. A. "Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente", em MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000.
CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, v.46, n.161, p.802-820, jul./set. 2016.
DEMO, P. Aprendizagem e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v. 1, n. 1, p. 53-75, ago. 2009.
DEMO, P. TICs e educação, Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, v. 1, n. 1, p. 23-45, ago. 2008.
DÍAZ-BARRIGA, Á. TIC em el trabajo del aula: impacto en la planeación didáctica. Revista Iberoamericana de Educación Superior (ries), v.4 , n. 10, p. 3-21. jul./set. 2013.
LAZARINI, S. Utilizando a tecnologia a seu favor. Porto Alegre: Artmed, v. 21, n. 4, p. 124-144, jan./jun 2001.
MAIA, M.; MEIRLLES, F. Educação a Distância e o Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 2, n. 4, p. 26-57, jan./jun 2003.
MORAES, C.R., VARELA, S. A motivação do aluno durante o processo de ensino- aprendizagem, Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 21, n. 4, p. 475-484, jan./jun 2006.
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
PEREIRA, B.T.; FREITAS, M.C. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. Escola do Futuro, São Paulo, v. 2, n. 8, p. 32-84, jan./mar.2010.
RODRIGUES, R. V.; PERES, H. C. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 2, n. 4, p. 16-37, jan./jun., 2008.
SALES, M. V. S.; VALENTE, V. R.; ARAGÃO, C. Educação tecnologias da informação e comunicação. Uneb, Salvador, v. 17, n. 4, p. 66- 87, jun./jul., 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 João de Deus Garcia do Nascimento
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)