A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO NO COLÉGIO MILITAR DO PIAUÍ, EM TERESINA-PI, BRASIL

Marcos Gomes de Sousa, Raimundo Lenilde de Araújo

Resumo


A referente pesquisa discorrerá acerca da utilização dos recursos tecnológicos e a aprendizagem do(a)s aluno(a)s em tempos de pandemia na escola Centro Estadual de Tempo Integral “Governador Dirceu Mendes Arcoverde” - Colégio da Polícia Militar do Piauí (CPMPI), localizada no bairro Morada do Sol, Zona Leste de Teresina, Piauí. Nesse sentido, objetivou-se: analisar quais os principais desafios que o(a)s estudantes(a)s apresentaram ao participar das aulas no ERE no CPMPI; discutir quais foram as principais vantagens das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem no ERE e apontar quais ferramentas tecnológicas foram utilizadas pelos professores de Geografia ao longo do Ensino Remoto e o quanto que o(a)s discentes(a)s aprenderam com tais recursos. O estudo baseou-se em uma pesquisa quantitativo-qualitativa sobre o ERE, tendo como base levantamento bibliográfico (artigos, livros, teses e dissertações). Notou-se que os recursos mais usados foram as ferramentas do Google e grupo de WhatsApp. Conclui-se que, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) foram importantes para a continuação das aulas presenciais no CPMPI, pois elas permitiram a interação virtual entre professores e aluno(a)s de forma virtual.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Educação, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 set. 2021.

CETI GOVERNADOR DIRCEU MENDES ARCOVERDE – Colégio da Polícia Militar do Piauí - CPMPI. Regimento Interno: Colégio da Polícia militar do Piauí. Teresina: CPMP, 2015.

KESNKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 18 maio 2021.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-72.

MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista diálogo educacional, Paraná, v. 4, n. 12, p. 01-14, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.redib.org/Record/oai_articulo2033740-os-novos-espa%C3%A7os-de-atua%C3%A7%C3%A3o-do-professor-com-tecnologias. Acesso em: 25 abr. 2021.

OLIVEIRA, R. M. de; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de formação de professores. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/issue/archive. Acesso em: 30 set. 2021.

OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e reinvenção da sala de aula. Interfaces científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 25-40, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 24 de abr. 2021.

PEIXOTO, R.; OLIVEIRA, E. E. de M. S. As mídias digitais no contexto da sociedade contemporânea: influências na educação escolar. Revista Docência e Cibecultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 80-96, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53905/36768. Acesso: 01 maio 2021.

PIAUÍ. Secretaria de Educação. CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde. Proposta Político Pedagógico – PPP. Teresina: SEDUC, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, F. J. da S.; ARAÚJO, R. L. de. Prática avaliativa dos professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID Geografia da UFPI em Teresina (PI). In: ARAÚJO, R. L. de; SILVA, L. A. P. e. (org.). Ensino de Geografia e avaliação. Sobral: Sertão Cult, 2020. p. 75-97.

VASCONCELOS, S. H. A. de et al. Ensino remoto emergencial: o desafio de levar a sala de aula para um ambiente virtual. Revista da Faculdade de Lourenço Filho, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 1-26, fev. 2020. Disponível em: http://revista.flf.edu.br/index.php/nova/article/view/7. Acesso em: 06 maio 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Marcos Gomes de Sousa, Raimundo Lenilde de Araújo



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa