O USO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DA UFPI COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O dinamismo da sociedade contemporânea tem imposto novos desafios ao processo de ensino e de aprendizagem, sendo que a diversidade de fontes de informação viáveis ao conhecimento depende de constante atualização. Neste cenário, museus compõem-se de um importante recurso ao ensino dos componentes curriculares, e em especial, da Geografia. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo geral compreender uso dos museus como um espaço não formal para o ensino de Geografia, destacando o estudo de caso do Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAP) da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina - PI. Os objetivos específicos são: a) relatar os museus como os espaços não-formais de ensino utilizados no contexto Geografia escolar; b) discorrer a importância dos museus como recurso educacional para o ensino de Geografia, a partir da análise do MAP em Teresina - PI; c) apresentar uma proposta de roteiro didático de visita técnica para práticas de ensino em espaços não-formais como os museus. A metodologia constitui-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, pautada numa revisão bibliográfica e visita in locu ao MAP. Os autores que fundamentaram a pesquisa foram: Silva e Alencar (2018), Silva (2011), Façanha, Viana e Portela (2011), Barbosa (2008), Gohn (2006), Reis (2005), Kaercher (2002), Callai (2001) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), Cavalcanti (1993), entre outros. Ficou evidente no estudo a importância das aulas de campo realizadas nos museus como estratégia para um ensino de Geografia, visto que os ambientes museológicos são espaços não-formais de aprendizagem que permitem a incorporação de conceitos da ciência geográfica através de práticas mais dinâmicas que contribuem para um processo de ensino aprendizagem mais eficaz e significativo.
Texto completo:
PDFReferências
ALENCAR, J. J.; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-14, mai./ago. 2018.
BARBOSA, J. L. Geografia e cinema: em busca da aproximação e do inesperado. In: CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 109-133.
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jan. 2009.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 133-152, 2001.
CAMPELO, D. E. 03 fotografias coloridas digitais. Teresina: MAP/UFPI, 2019.
CAVACO, G. O que é que são museus com qualidade pedagógica? O museu criativo como alternativa à educação formal da criança. Cadernos de Sociomuseologia, América do Norte, v. 25, n. 25, p. 33-39, jun. 2006.
CAVALCANTI, L. S. Elementos de uma proposta de ensino de Geografia no contexto da sociedade atual. Boletim Goiano de Geografia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 65-82, jan./dez. 1993.
FAÇANHA, A. C.; VIANA, B. A. da S.; PORTELA, M. O. B. A aprendizagem significativa, tipologia dos conteúdos e o uso de materiais curriculares e recursos didáticos. In: SILVA, J. S. e .(org.). Construindo ferramentas para o ensino de Geografia. Teresina: EDUFPI, 2011, p. 21-28.
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.
JACOBUCCI, F. C. D. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em Extensão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 55-66, nov. 2008.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a serem superar no ensino-aprendizagem de geografia. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (org.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 221-231.
LANDIM NETO, F. O.; BARBOSA, M. E. S. O Ensino de Geografia na Educação Básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 160-179, dez. 2010.
MARANDINO, M. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.
MARANDINO, M.; MONACO, L. M.; LOURENÇO, M. F.; RODRIGUES, J.; RICCI, F. P. A Educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016.
MCMANUS, P. Educação em museus: pesquisas e prática. São Paulo: FEUSP, 2013.
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA – MAP. Teresina: UFPI, 2017. Disponível em: https://www.ufpi.br/equipe-maplocalizacao/. Acesso em: 06 maio, 2021.
PLANO DE AULA ESCOLA DOM ORLANDO DOTTI. Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://eebdomorlandodotti.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Geografia-Anos-Finais-Renato-e-Luciana.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. l.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
REIS, B. S. S. Expectativas dos professores que visitam o Museu da Vida. 2005. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de janeiro, 2005.
ROCHA, J. N.; SCALFI, G. Alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente nos museus de ciências. In: MARANDINO, M.; PUGLIESE, A.; MONACO, L. M.; MILAN, B.; SCALFI, G. (org.). Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. São Paulo: FEUSP, 2020.
SILVA, J. S.e Recursos didáticos não convencionais no ensino de geografia In: SILVA, J. S. e (org.). Construindo ferramentas para o ensino de Geografia. Teresina: Edufpi, 2011. p. 11-20.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Lista de cursos e eventos para inscrição: Introdução à Zooarqueologia - humanos, animais e ambientes. Teresina, UFPI, 2021. Disponível em: https://sigaa.ufpi.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline. Acesso em: 14 jul. 2021.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Dithara Evely Campelo
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)