REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ENSINO DE GEOGRAFIA E CIDADES: ESTADO DA ARTE
Resumo
Nesta pesquisa é apresentado um Estado da Arte relacionada a representações sociais de cidades no ensino de geografia dos últimos 10 anos de (2010 – 2020). A Teoria das Representações Sociais criada pelo Francês Serge Moscovici. Vamos observar que tal representação é de suma importância para compreender como as práticas de ensino dos professores de geografia. A pesquisa possui como objetivo identificar a utilização do aporte teórico das representações sociais em pesquisas sobre ensino de cidade na disciplina de geografia, no qual foi elaborado um estado da arte. Com os dados coletados pode-se observar uma crescente na produção de trabalhos acerca das representações sociais e o ensino de geografia, vemos que vários objetos e conceitos geográficos podem ser trabalhados utilizando a teoria das representações sociais. Observa-se também a escassez de trabalhos referente a representação social de cidades no ensinado de geografia. É necessário uma reflexão sobre como se é trabalhado esse conceito, juntamente com urbanização no ensino de geografia, pois com essas representações o professor de geografia pode direcionar sua prática pedagógica e verificando como os alunos veem a cidade e como a vivencia do aluno pode contribuir para a construção do conhecimento geográfico.
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PDFReferências
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