ENSINO DE GEOGRAFIA E CIDADE: A PONTECIALIDADE DA CAPITAL DO PIAUÍ ENQUANTO RECURSO PARA ENSINAR GEOGRAFIA

Emilson Oliveira dos Santos

Resumo


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, estudar Geografia é uma oportunidade de compreender o mundo de forma crítica, mas para isso, o ensino deve partir do cotidiano do aluno, pois assim, os conteúdos geográficos ganharão sentido e significado no processo de aprendizagem da Geografia Escolar. O presente estudo tem como objetivo desenvolver essa aprendizagem utilizando como recurso a cidade de Teresina-PI. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e de campo, o presente estudo reflete teoricamente sobre a potencialidade do espaço urbano para o ensino geográfico e narra atividades práticas que relacionam um conteúdo da geografia escolar presentes nos anos finais do ensino fundamental à cidade de Teresina. Conclui-se que a Cidade enquanto palco de inúmeros fenômenos e espaço de vivência do aluno, pode ser utilizada para desenvolver um ensino geográfico significativo, por possibilitar a relação entre o conteúdo e a realidade do estudante, fazendo-o perceber a aplicabilidade que estes conteúdos possuem para resolver os problemas do dia a dia.

Palavras-Chave: Ensino de Geografia. BNCC. Cidade. Teresina-PI.


Texto completo:

PDF

Referências


ARARIBÁ. Mais Geografia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF ME/SEB, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br-BNCC_versaofinal_pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

CASTELLAR, S. M. V. Lugar de vivência: a cidade e a aprendizagem. In: GARRIDO, P. M. La espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. Santiago: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Campinas: Papirus, 2008.

FAGUNDES, L.S.; SEPEL, M. N. Aplicação de seminário com avaliação por pares: uma proposta de metodologia ativa no ensino de ciências anos finais. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 1-15, mar./2022.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Tradução: Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Moraes, 1991.

LIMA, I. M. M. F. Teresina: O relevo, os rios e a cidade. Revista Equador. Teresina, UFPI, v. 5, n. 3, ed. especial 2, p. 375–397, 2016. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/equador. Acesso em: 20 mar. 2023.

LIMA, P. H. G. de. Prefácio. In: LIMA, I. M. M. F.; PORTELA, M. O. B.; GUERRA, A. J. T. Ensino da cidade de Teresina: meio ambiente e paisagens. Sobral CE: Sertão Cult, 2023.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. reimpressão. São Paulo: Edusp, 2008.

RADIGONDA, J. R.; MOURA, J. D. P. O Estudo do Meio da aprendizagem de Geografia. Paraná: SEDUC-PR, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Emilson Oliveira dos Santos



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa