O PIBID DE FORMA REMOTA NA PERSPECTIVA DE PIBIDIANAS: REALIZAÇÕES E REFLEXÕES

Antonia Edna de Araújo Gomes, Beatriz Rodrigues Lustosa, Mugiany Oliveira Brito Portela

Resumo


Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Geografia - (UFPI) referente à edição 2020/2022 e vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Para realização deste trabalho, foram selecionadas algumas atividades feitas, no PIBID, por duas discentes, na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, no 1º ano do Ensino Médio. As atividades apresentadas levam em consideração estudos de Zabala (2010) e de Silva (2011) sobre recursos didáticos, bem como autores que tratam da utilização de recursos tecnológicos diversos no ensino, tal como Lévy (1999) e Moran (1995), além de escritores que versam acerca do ensino de Geografia, a exemplo de Calado (2012), dentre outros. Assim, o objetivo deste artigo é relatar algumas experiências vividas no PIBID na sua edição 2020/2022, em meio à pandemia da Covid-19, bem como descrever os impactos das ações do programa na formação de professores, baseados na vivência e nas atividades desenvolvidas por duas bolsistas. A metodologia empregada foi de pesquisa básica, com abordagem qualitativa, que iniciou com a revisão bibliográfica e, posteriormente, realizou-se a escolha de quais atividades seriam descritas para este artigo, com o intuito de salientar sua importância e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Observou-se que as estratégias para aproximação dos alunos com os pibidianos foram proveitosas, por meio do uso de tecnologias, possibilitando que o processo de ensino e aprendizagem ocorresse da melhor forma possível, dado o contexto.

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