DIGRESSÕES SOBRE ESTUDOS DE SOLOS E SUA UTILIZAÇÃO, EM PARTICULAR NO PIAUÍ
Resumo
Desde que a Casa da Torre, na Província da Bahia, tomou conhecimento, no Século XVII, da existência de fartas pastagens e de água no Sudeste e Sul da Província do Piauí para o criatório extensivo de bovinos, foi iniciado o processo de exploração agropecuário no qual somente os bovinos tinham importância econômica. A agricultura consistia em uma prática exercida em pequenas áreas, destinada tão somente à alimentação das pessoas que cuidavam dos animais. Desde então, a agricultura no Piauí destinou-se basicamente para o consumo das famílias, tendo como fundamento o plantio consorciado de milho, feijão e mandioca, de baixos resultados de produtividade. Muito pouco da produção agrícola chegava ao mercado, tornando o estado do Piauí importador de cereais e de frutas e verduras. Outra consequência disso, trata-se da pouca relevância e participação do Piauí na riqueza nacional. Em face de tal panorama, surgiu no setor público a indagação sobre a provável inaptidão dos solos piauienses para a produção agrícola. Indagação que a Pesquisa e a Academia tem buscado responder. Os estudos e levantamentos que tem sido realizados evidenciam os problemas agro-pedológicos, além das questões humanas, responsáveis pelos baixíssimos níveis de produtividade agrícola. Este trabalho busca explorar estes temas, que são de interesse não apenas público, mas de registro para a história.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Karla Nayara Santos de et al. Aptidão agrícola dos solos do estado do Piauí. Nativa, Sinop, v. 7, n. 3, p. 233-238, 2019.
FALLOU, Friedrich Albert. Pedologie oder allgemeine under besondere Bundekunde. [s.l.]: [s.n.], 1862. Disponível em: http://opacplus.bsb. Acesso em: 29 ago. 2022.
JACOMINE, Paulo Klinger Tito et al (org.). Estudo expedito de solos no estado do Piauí para fins de classificação, correlação e legenda preliminar. Rio de Janeiro: EMBRAPA-SNLCS; Recife: SUDENE-DRN, 1980.
JACOMINE, Paulo Klinger Tito. Levantamento Exploratório – Reconhecimento de Solos do Estado do Piauí. Rio de Janeiro: EMBRAPA - SNLCS/SUDENE, 1986.
LEAL, Manuela Nunes; FRANÇA, Vera Lucia Alves. Reestruturação da produção agrícola e organização do espaço agrário piauiense: o agronegócio da commodity soja. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 13-28, 2010.
MEDEIROS, Bruno Vinicius Valle de et al. T. Caracterização física e química de solos sob pecuária bovina no semiárido do Seridó–RN. Revista ACSA- Agropecuária Científica no Semiárido, [S.l.], v. 9, n. 4, p. 08-16, 2013.
SCARPONI, F. Il concetto della fertilità nella sua evoluzione attraverso i tempi. Milano: [s.n.], 1949.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Adolfo Martins de Moraes
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)