CURSO DE EDUCACÃO AMBIENTALPARA DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM USO DE MÉTODOS LÚDICOS
Resumo
O curso de Educação Ambiental foi realizado no dia 18 de agosto de 1999 (há 25 anos), na Escola São José, localizada no conjunto Parque Piauí, nesta capital, com duração de 3 horas atividades. Participaram dez professores do ensino fundamental que lecionam na referida instituição. O curso nasceu de um projeto da disciplina Conservação dos Recursos Naturais e Poluição Ambiental ministrada pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Veloso Filho. O tema surgiu a partir de questionamentos sobre a dissociação do conhecimento teórico com a prática e da preocupação com a construção de uma consciência ambiental no meio escolar. O curso objetivou disseminar os conhecimentos de Educação Ambiental junto a docentes, visando a ampliação da capacidade criativa de educador no repasse da questão ambiental em sala de aula e a promoção de valores ligados a preservação ambiental. Desenvolvemos ações de Educação Ambiental através de discussões e atividades práticas, simulando o que os educadores deveriam fazer com os discentes, a partir da discussão de conteúdos relacionados a questão ambiental. As atividades desenvolvidas com o uso de cartilhas didáticas construídas pera essa finalidade e de materiais recicláveis, foram: artes com sucata; montagem de estórias sobre o respeito a natureza; construção de painéis ; criação de um diário da natureza e de desenhos que demonstrem os elementos naturais que são essenciais à vida; montagem de uma caixinha com pensamentos sobre a preservação e conservação, como um amigo oculto, onde cada criança poderia tirar um pensamento para si, como um presente; e, finalmente, a “roda”, onde foram discutidas ideias dentro dos respectivos grupos, assim como foram debatidas as descobertas realizadas pelos participantes, com a participação da classe inteira. No presente curso de Educação Ambiental refletimos sobre a proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. As dinâmicas foram introduzidas com conteúdos que tratavam da formação da consciência, adoção de novas atitudes e a difusão de conhecimento acerca da temática da Educação Ambiental. O empenho em coletar informações e preparar o curso foi gratificante e produtivo e comprovou que a teoria só se completa com a prática, principalmente quando o assunto é a preservação e a conservação do Meio Ambiente.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais. Brasília, 1998.
TERESINA, Prefeitura Municipal. Cartilha Educação Ambiental e Sanitária: a casa, v. 1. Teresina: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1998a.
TERESINA, Prefeitura Municipal. Cartilha Educação Ambiental e Sanitária: a rua, v. 2. Teresina: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1998b.
TERESINA, Prefeitura Municipal. Cartilha Educação Ambiental e Sanitária: o bairro, v. 3. Teresina: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1998c.
TERESINA, Prefeitura Municipal. Cartilha Educação Ambiental e Sanitária: a cidade, v. 4. Teresina: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1998d.
TERESINA, Prefeitura Municipal. Manual de Dinâmicas Ambientais. Teresina: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 1996.
GIRA SONHOS. Jogo Ecologia da Paz: consciência e ética. Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, 1997.
VIANA, Bartira Araújo da Silva; VELOSO FILHO, Francisco de Assis. Curso de educação ambiental para docentes de ensino fundamental através de métodos lúdicos. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UFPI, 5., 1999, Teresina. Anais [...]. Teresina: UFPI, 1999 p. 41.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Bartira Araújo da Silva Viana
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)