SOLIDÃO E VONTADE DE SENTIDO: ANÁLISE FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL DO PERSONAGEM GRAOGRAMAN EM A HISTÓRIA SEM FIM, DE MICHAEL ENDE

Debora Furtado Moraes, Naiara Sales Araújo Santos

Resumo


A História Sem Fim, de Michael Ende, foi publicado originalmente em 1979 e se encaixa nos moldes da concepção de fantasia de “Mundo Secundário” tolkieniana conforme afirma Mirane Campos Marques (2015) devido à grande parte da história se passar em um Mundo Secundário chamado Fantasia, cujas leis que o regem não possuem verossimilhança com a realidade e são coerentes dentro desse mundo sem negar a existência do Mundo Primário. O presente estudo pretende analisar e interpretar, na construção do personagem Graograman, os aspectos da solidão e da vontade de sentido sob a ótica fenomenológica-existencial. Para tanto, serão utilizados como referencial teórico Jadir Machado Lessa (2013) e Valdemar Augusto Angerami – Camon (2007) no que diz respeito ao aspecto da solidão e Viktor Frankl (2008), com o conceito de vontade de sentido em sua obra.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.