“LAMPIÃO DA ESQUINA”: UM VEÍCULO JORNALÍSTICO VOLTADO PARA O PÚBLICO GAY MASCULINO ANALISADO À LUZ DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA

Fábio Ávila Arcanjo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar um importante jornal brasileiro de resistência, que se chama Lampião da esquina. O periódico circulou entre 1978 e 1981, época em que o Brasil enfrentava um regime ditatorial, no qual os grupos minoritários eram silenciados por um estado de coisas repressor e intolerante. Nosso texto privilegiará a primeira edição do jornal, nomeada de edição zero, e utilizaremos como principal aporte teórico o trabalho de discursivização da mídia operado pelo teórico francês Patrick Charaudeau. As categorias escolhida para a análise são originárias da teoria semiolinguística de Charaudeau, com ênfase no modo de organização argumentativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.