A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Ao longo dos últimos anos, o processo ensino-aprendizagem vem sofrendo profundas mudanças; associado às exigências da sociedade do século 21, os profissionais de saúde são preparados para atuar na linha de frente e precisam estar aptos a tomar decisões rápidas e eficientes. Nesse contexto, a formação dos indivíduos deve ser baseada na resolução de problemas com a construção de raciocínio lógico e, para isso, as Metodologias Ativas vêm sendo cada vez mais utilizadas. Elas desenvolvem, no aluno, uma nova forma de aprender e pensar e têm se tornado cada vez mais frequentes como ferramentas poderosas de ensino. Atualmente, várias técnicas de aprendizagem são utilizadas com intuito único e exclusivo de aprender e memorizar conceitos, importantes à formação do indivíduo, em vários níveis. A presente revisão realizou um levantamento bibliográfico sobre as principais Metodologias Ativas utilizadas na formação de profissionais da área de saúde. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF, considerando os últimos 10 anos (2010 a 2020), através da busca dos termos “Metodologias Ativas” e “Saúde”. Dessa maneira, por meio da análise do material de estudo, observou-se vários aspectos acerca das Metodologias Ativas, e os diferentes âmbitos nas quais são inseridas, como: curso de formação técnica, graduação e pós-graduação. Metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização se destacaram como as mais utilizadas. Outros métodos também se apresentaram eficientes ao ensino como o TBL (Team-Based Learning), o uso de portfólios, tecnologias de informação e comunicação, entre outros. Portanto, observou-se que as Metodologias Ativas se encontram cada vez mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser adotadas em qualquer etapa e em qualquer área do conhecimento, manifestando-se como técnicas efetivas que auxiliam na formação de um profissional mais qualificado para atender às necessidades da sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirao Preto Online), v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014.
BRASIL et al. Resolução CNE/CES nº4 de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União, v. 38, 2001.
CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 780-788, 2004.
DIAS-LIMA, A. et al. Avaliação, Ensinagem e Metodologias Ativas: uma Experiência Vivenciada no Componente Curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Rev. bras. educ. med, p. 216-224, 2019.
FREITAS, C. A. L.; SANTOS, A. C. M. Uso de metodologias ativas no ensino de práticas de enfermagem. Rev enferm UFPE on line. 2019;13:e241524 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241524
GAETA, C.; MASETTOM, M. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: Congresso Internacional PBL. 2010.
GIL, A. C et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: Acesso em: 17/05/2020.
GUEDES-GRANZOTTI, R. B. et al. Metodologias Ativas e as Práticas de Ensino na Comunidade: sua importância na formação do Fonoaudiólogo. Distúrbios da Comunicação, v. 27, n. 2, 2015.
GOMES, A. P. et al. Avaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 3, p. 390-396, 2010.
GOSSENHEIMER, A. N.; CARNEIRO, M. L. F.; DE CASTRO, M. S. Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presencial e à distância em curso de graduação de Farmácia. ABCS Health Sciences, v. 40, n. 3, 2015.
LIMBERGER, J. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, n. 47, p. 969-975, 2013.
MARIN, M. J. S. et al. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 14, p. 331-344, 2010.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008.
MORAN, J. A educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração. In: Fidalgo FSR, org. Educação a distância: meios, atores e processos, v. 24, p. 39-51, 2013.
PEDROSA, I. V. et al. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 9, n. 2, p. 319-332, 2011.
PRADO, M. L. et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Escola Anna Nery, v. 16, n. 1, p. 172-177, 2012.
REUL, M. A. et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria-relato de experiência. Revista da ABENO, v. 16, n. 2, p. 62-68, 2016.
SILVA, Y. A. et al. Confecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de neuroanatomia. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1674-1688, jul-set/2017.
SIMON, E. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, p. 1355-1364, 2014.
TEÓFILO, T. J. S.; DIAS, M. S. A. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral-Ceará. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 137-151, 2009.
DOI: https://doi.org/10.26694/jibi.v6i2.10713
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0002
Qualis CAPES - QUADRIÊNIO 2013-2016
Área de avaliação (Qualis Capes) | Classificação |
Interdisciplinar | B4 |
Medicina Veterinária | B4 |
Odontologia | B4 |
Indexado em:
Apoio