A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Yone Caroline Silva, Erinaldo de Oliveira Junior, Christianne Maria Tinoco-Veras

Resumo


Ao longo dos últimos anos, o processo ensino-aprendizagem vem sofrendo profundas mudanças; associado às exigências da sociedade do século 21, os profissionais de saúde são preparados para atuar na linha de frente e precisam estar aptos a tomar decisões rápidas e eficientes. Nesse contexto, a formação dos indivíduos deve ser baseada na resolução de problemas com a construção de raciocínio lógico e, para isso, as Metodologias Ativas vêm sendo cada vez mais utilizadas. Elas desenvolvem, no aluno, uma nova forma de aprender e pensar e têm se tornado cada vez mais frequentes como ferramentas poderosas de ensino. Atualmente, várias técnicas de aprendizagem são utilizadas com intuito único e exclusivo de aprender e memorizar conceitos, importantes à formação do indivíduo, em vários níveis. A presente revisão realizou um levantamento bibliográfico sobre as principais Metodologias Ativas utilizadas na formação de profissionais da área de saúde.  Foram realizadas pesquisas nas bases de dados LILACS, SciELO e BDENF, considerando os últimos 10 anos (2010 a 2020), através da busca dos termos “Metodologias Ativas” e “Saúde”. Dessa maneira, por meio da análise do material de estudo, observou-se vários aspectos acerca das Metodologias Ativas, e os diferentes âmbitos nas quais são inseridas, como: curso de formação técnica, graduação e pós-graduação. Metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização se destacaram como as mais utilizadas. Outros métodos também se apresentaram eficientes ao ensino como o TBL (Team-Based Learning), o uso de portfólios, tecnologias de informação e comunicação, entre outros. Portanto, observou-se que as Metodologias Ativas se encontram cada vez mais presentes no processo de ensino-aprendizagem, podendo ser adotadas em qualquer etapa e em qualquer área do conhecimento, manifestando-se como técnicas efetivas que auxiliam na formação de um profissional mais qualificado para atender às necessidades da sociedade.

 


Palavras-chave


Metodologia; Saúde; Aprendizagem ativa;

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DOI: https://doi.org/10.26694/jibi.v6i2.10713

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