AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CALDO DE CANA VENDIDO EM FEIRAS E POR VENDEDORES AMBULANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Lidiane Pinto de Mendonça, Vitória Celeste Barbosa Lope, Éveny Emanuelly Carlos de Moura, Maíra Bezerra da Silva, Daniel Barbosa Gregório de Sena, Renata Cristina Borges da Silva Macedo

Resumo


O caldo de cana, conhecido popularmente como garapa é o líquido extraído da cana de açúcar e consumido naturalmente. Este líquido no Brasil é muito consumido em feiras e comercializados por vendedores ambulantes. Objetivo: Analisar a situação de contaminação existente no caldo de cana vendido em feiras e ruas por vendedores ambulantes e se este apresenta alguma contaminação que possa causar danos à saúde dos consumidores. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, onde se teve a pesquisa realizada na base de dados Google Acadêmico e PubMed, encontrando assim 10 trabalhos na primeira base de dados e nenhum resultado na segunda. Resultado: A análise dos 10 artigos encontrados permitiu a identificação de diversos contaminantes, podendo assim se ter conhecimento de que existe microrganismos que estão ali presentes e que podem prejudicar os consumidores desses caldos de cana. Conclusão: Através dos artigos obtidos pôde-se então perceber insatisfação com relação as condições higiênicas tantos dos manipuladores, como dos locais de venda desse produto, podendo este ser vetor de contaminação de diversas DTA´s para seus consumidores.


Palavras-chave


Caldo de cana; vendedores ambulantes; contaminação; Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


ATAÍDE, Clara Beatriz et al. Qualidade microbiológica de Caldo de cana-de-açúcar comercializado em feira livre de União dos Palmares, Alagoas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 14, n. 5, p. 650-653, 2019.

BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Resolução – RDC Nº 216, de 15 de Setembro de 2004. Estabelece procedimentos de boas Práticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 setembro de 2004.

BREZOVSKY, Fernando Rocha et al. Avaliação microbiológica e microscópica do caldo de cana comercializado em Ji-Paraná. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 20, n. 2, p. 111-115, 2016.

COELHO, R. Feiras livres de Macapá: Uma tradição desprezada pelo município. Macapá/AP. 9 junh. 2015 Disponível em: . Acesso em: 14 de junho de 2020.

DE OLIVEIRA, Maurício Souza; LIMA, José Raimundo Oliveira. FEIRAS LIVRES: UMA MANIFESTAÇÃO NATURAL E ESPONTÂNEADEECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA. 2017.

DOS SANTOS REIS, Medlin Magda; SOUSA, Zulane Lima. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO CALDO DE CANA COMERCIALIZADO POR AMBULANTES NA CIDADE DE ILHÉUS-BA. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 14, n. 2, p. 18-24, 2019.

GALVÃO, Ketlyn Nara Caetano et al. Análise microbiológica do caldo de cana comercializado por vendedores ambulantes no município de campo Mourão-PR. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 14, n. 1, p. 21-26, 2019.

GASSEN, Greice Sueli; DE PEDER, Leyde Daiane; DA SILVA, Claudinei Mesquita. Análise da qualidade microbiológica do caldo de cana comercializado em um município da região oeste do paraná. In: Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436. 2017. p. 07-12.

PINA, Frederico Azevedo Neves; ESPINHEIRA, Marcelo José Costa Lima; DE SOUZA, Flávio Mendes. Análise Parasitológica de Caldos de Cana Comercializados em Feiras Livres em uma Cidade no Interior da Bahia. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 12, n. 40, p. 859-869, 2018.

RODRIGUES, Ducilaine Eduardo et al. Pesquisa de matérias estranhas e avaliação físico-química de caldo-de-cana comercializado na região de Sete Lagoas-MG. Caderno de Ciências Agrárias, v. 11, p. 1-6, 2019.

SOUZA, Vanessa Rodrigues de et al. Condições microbiológicas e higienicossanitárias do caldo de cana comercializado no município de Curitiba-PR. Hig. aliment, p. 90-96, 2017.

SPRENGER, Lew Kan et al. Análise microbiológica de caldos de cana comercializados em Curitiba, Paraná. Archives of Veterinary Science, v. 21, n. 4, 2016.

SPRENGER, Lew Kan; RISOLIA, Larissa Wünsche. Condições higiênicas sanitárias da produção do caldo de cana em Curitiba, Paraná. Archives of Veterinary Science, v. 22, n. 2, 2017.




DOI: https://doi.org/10.26694/jibi.v7i1.12085

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-0002

 

Qualis CAPES - QUADRIÊNIO 2013-2016

Área de avaliação (Qualis Capes)

Classificação

Interdisciplinar

B4

Medicina Veterinária

B4

Odontologia

B4

Indexado em:

 


Apoio