VIGILÂNCIA DA SEXUALIDADE E HETERONORMATIVIDADE NO CURRICULO ESCOLAR

Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari

Resumo


Quais as construções possíveis da heteronormatividade em uma escola de Educação Básica? Essa é a questão norteadora deste artigo, resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo a problematização dos discursos que estão atravessando as falas dos e das docentes para legitimar certas posições de sujeitos, com especial atenção para o currículo e seus efeitos nos processos de subjetivação e naquilo que é eleito e reiterado como “verdade”. Para análise, foram levados em conta referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista. Os dados nos indicam que os corpos e as sexualidades dizem de enquadramentos e normalização, de disciplina e controle. Nosso argumento é que o currículo é um dos mecanismos de atuação da heteronormatividade, com suas possibilidades de subversões e de rompimentos com a norma.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10373

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