OS POVOS INDÍGENAS E O DISCURSO DESENVOLVIMENTISTA RETRATADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL EM MEIO A DITADURA MILITAR (1964-1984)

Cristiano Antônio Pochmann, Carlos Renato Carola

Resumo


Este artigo buscou identificar, através da análise de livros didáticos de História do Brasil, editados entre os anos de 1964 a 1984, a forma como os povos indígenas foram afetados pelo discurso desenvolvimentista implantado pelos governos militares no Brasil. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa e documental. Nesta pesquisa foi possível constatar que dentre as obras analisadas, nenhuma apresentou qualquer discussão referente aos povos indígenas, focando-se exclusivamente nos supostos benefícios que este processo de desenvolvimento poderia trazer à população brasileira. Os resultados desse discurso desenvolvimentista implantado no Brasil entre os anos de 1964 a 1984 em relação aos povos indígenas, só puderam ser realmente observados ao se buscar a leitura de duas obras não didáticas, uma editada no ano de 1978, Vítimas do Milagre: O desenvolvimento e os Índios do Brasil de Shelton H. Davis e do 1° Relatório do comitê estadual da Verdade: O genocídio do povo Waimiri-Atroari, apresentado no ano de 2012.

Palavras-chave: Povos Indígenas, Livros Didáticos, Ditadura Militar, Discurso Desenvolvimentista.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6102

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