AÇÕES AFIRMATIVAS E IMPRENSA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA REVISTA VEJA

Renato Nésio Suttana, Cleyton Pereira Lutz

Resumo


As ações afirmativas para o ingresso no ensino superior público brasileiro têm sido adotadas pelas nossas universidades desde 2002. De lá para cá a adesão das instituições estaduais e federais a tais políticas aumentou ano a ano, tendo como importante marco a criação da Lei de Cotas, há quatro anos. Dessa forma, o presente trabalho visa analisar o modo como a revista semanal Veja, publicação do gênero mais antiga em circulação e de maior tiragem no país, trata as ações afirmativas em suas edições publicadas entre 2008 e 2012. Para isso nos valemos da análise de conteúdo da publicação, através da identificação da frequência com que o tema é tratado, em que tipos de gêneros jornalísticos é abordado, qual a posição apresentada pelos textos e os argumentos utilizados; e da observação de aspectos referentes ao tratamento jornalístico por parte da revista, como o uso de fontes e citações, instrumentos de persuasão e associação a imagens, em três reportagens especialmente selecionadas para esse fim. A partir dessa proposta, podemos perceber a orientação dada pela publicação ao tema, em contraponto com as especificidades do jornalismo praticado nas revistas impressas.

Palavras chave: Cotas. Mídia. Ensino Superior. Editora Abril. Inclusão social.


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