OS “CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO POSITIVISMO ÀS INVENÇÕES COTIDIANAS

Marina de Oliveira Delmondes, Tamili Mardegan da Silva

Resumo


Este artigo analisa o conceito de experiência da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contido no item “Campos de experiências”, na etapa da educação infantil. Considerando o teor da filosofia positivista, problematiza[1] a concepção de experiência na relação entre o positivismo e a educação, tecendo novas possibilidades para o ensino direcionado à infância a partir da pesquisa nosdoscom[2] os cotidianos escolares, para pensar um currículo que é experiência inventiva. Compondo com diversos pensadorespesquisadores,[3] dialoga sobre o positivismo, o cotidiano escolar, o currículo e a infância, na aposta de que as experiências como invenções cotidianas acontecem entre regulações e escapes, produzindo sentidos por dentro dos currículos prescritivos oficiais e reinventando outros modos de experiência vividos pelos docentes e discentes da educação infantil.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Cotidiano. Educação infantil. Experiência. Positivismo.


[1] Problematizar, no sentido de romper com a ideia de explicar, sugerindo abrir o pensamento para provocações e reflexões (REVEL, 2004).

[2] Termo utilizado nos estudos com o cotidiano a partir de Nilda Alves (2008), Oliveira (2003, 2013) e Ferraço (2007), apropriado neste artigo por sua relevância, ao afirmar a pesquisa nos cotidianos, dos cotidianos e com cotidianos.

[3] A prática de juntar palavras é uma aposta política da pesquisa nosdoscom os cotidianos, inspirada em Nilda Alves, na tentativa de criar e produzir sentidos diferentes e maiores do que ao se usar a conjunção “e”, superando a dicotomia “estabelecida” pela ciência moderna e abrindo novos sentidos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7693

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons