EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, A PRÁTICA DE ESPORTES DE AVENTURA E A NOÇÃO DE RISCO CALCULADO

Marcelo Paraíso Alves, Maria da Conceição Vinciprova Fonseca, Cassio Martins

Resumo


O presente trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas de Esporte de Aventura implementadas no cotidiano do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, tendo como foco as normas de segurança e as possibilidades de sensibilização para uma prática corporal realizada a partir das noções do risco calculado. Cabe frisar que o trabalho se justifica pelo aumento significativo no número de profissionais de Educação Física que utilizam a referida cultura corporal de movimento como recurso didático-pedagógico nas escolas. A pesquisa de campo foi realizada a partir da implementação de um processo de ensino e aprendizagem que teve o Montanhismo como conteúdo das aulas de Educação Física. Participaram desse processo de intervenção 33 estudantes do 4º período do Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial do IFRJ, campus Volta Redonda. O processo se desenvolveu em oito aulas, sendo que duas foram visitas técnicas (Pedra da Gávea e Pão de Açúcar). No intuito de produzir os dados da pesquisa, foi utilizada a entrevista focalizada (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa revelam que o uso da noção de risco calculado pode justificar e viabilizar a inserção do Esporte de Aventura como um conteúdo da Educação Física na escola. Ressalte-se que o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Volta Redonda, sob parecer número 35233214.3.0000.5237.

 

Palavras-chave: Educação Física; Risco; Esporte de Aventura.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7696

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