OS “CAMINHOS DE CANOA” DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS
Resumo
Neste texto, situado no campo epistemológico-político-metodológico dos estudos nosdoscom os cotidianos escolares, discuto as possibilidades emancipatórias dos currículos na primeira escola de tempo integral mantida pelo poder público municipal de Manaus desde o ano 2016. Situada nas proximidades de um igarapé e vivendo de muito perto as intervenções urbanísticas e ambientais impostas no seu entorno, a escola se deparou com situações que ameaçavam a sua existência, a levando à tomadas de decisão políticopedagógicas e à elaboração processual de um projeto educativo fundamentado na educação integral e democrática. Aponto para a complexidade das circunstâncias envolvidas no seu dentrofora e para a diversidade de sujeitos e culturas que circulam no seu espaçotempo, com a presença de alunos haitianos e venezuelanos, chegados a Manaus em distintos processos migratórios. A fim de credibilizar suas criações e [re]existências, busquei aporte em Boaventura de Souza Santos, Inês Barbosa de Oliveira, Nilda Alves e Michael de Certeau, sinalizando também para as relações que ligam os processos de padronização dos territórios urbanos (sob o subterfúgio de [re]qualificá-los), com os de padronização curricular (sob o subterfúgio de [re]qualificar a prática docente), em prol de resultados calculáveis. Chamo de “caminhos de canoa” àquelas situações que vêm a exigir de seus praticantes engenhosidades e astúcias diárias em situações de difícil “navegabilidade” social. São experiências curriculares que abrigam o potencial de irresignação frente à razão indolente. Tais caminhos têm levado a escola a experimentar processos de desinvisibilização de saberes e sujeitos no seu cotidiano, que caracterizam as suas políticaspráticas como luta por justiça social e cognitiva e pela educação democrática.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8750
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Linguagens, Educação e Sociedade
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)