Júlio Emílio Diniz-Pereira

Júlio Emílio Diniz-Pereira Correio
UFMG, Brasil

O Professor Júlio Diniz é Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos (2004). É Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 1997. Nesse período, além de inúmeras representações acadêmicas, coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e também assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2015-atual). Professor Visitante nas seguintes universidades nos Estados Unidos: North Carolina State University (como Short Term Scholar em 2016), University of Wisconsin-Madison (como Short Term Scholar em 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) onde lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice, e na University of Washington-Seattle (como Visiting Associate Professor), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento (2011-2012) e também ministrou o referido curso (2011). Professor Visitante (2015-2016) do Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile) dentro do Programa de Atracción de Capital Humano del Extranjero a Chile, modalidad de estadías cortas, de la Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT). É membro-fundador de dois núcleos de pesquisa na UFMG: o Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA). No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMG é o Coordenador da Linha de Pesquisa "DOCÊNCIA: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas" (2016-atual) e responsável pelas disciplinas: Tendências da Pesquisa sobre Formação de Professores; e Profissão Docente na América Latina (esta última obrigatória para o Doutorado Latinoamericano do PPGE/FaE/UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Diniz-Pereira tem 46 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros. Autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013). Além disso, tem capítulos de livros (trinta e três) e livros organizados no Brasil (cinco) e em Portugal (dois). Fez 214 apresentações ao longo de sua carreira (incluindo conferências de abertura e de encerramento de eventos científicos, aulas inaugurais, palestras, participações em mesas redondas e apresentações de trabalho no país e no exterior). É membro do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), desde 1993 (quando ainda era estudante de Mestrado e o GT se chamava Licenciaturas). Editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, periódico eletrônico do GT8 da ANPEd (http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br) (2008-2011; 2011-2014). Finalmente, coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica, de Belo Horizonte (http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/colecoes/30).