A filosofia realista e naturalista de John Dewey: Mediações naturais, causais, cognitivas e culturais
Resumo
O presente artigo analisa a epistemologia realista e naturalista de John Dewey, discutindo sua contribuição para a epistemologia contemporânea. O ponto de partida da investigação consiste em articular os conceitos experiência e natureza da epistemologia de John Dewey às teorias de base naturalistas. Ao final pretendemos revelar que o realismo de Dewey por se caracterizar como naturalista traz contribuições importantes para a epistemologia atual quando se coloca numa vertente contrária ao objetivismo, mas sem prescindir da ciência. Ao se opor a epistemologia clássica Dewey não pretende apartar-se totalmente dessa área da filosofia, mas postular um novo modelo teórico em que o conhecimento possa ser compreendido como mediado por relações naturais, causais, cognitivas e culturais. Revelaremos que esta perspectiva antecipa-se às vertentes contemporâneas do conhecimento cuja explicação passa pela noção de complexidade e holismo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAÚJO. Inês Lacerda. Dewey e Rorty: Um debate sobre a justificação, experiência e o papel da ciência na cultura. São Paulo. COGNITIO ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia, Volume 5, Número 1, janeiro-junho, 2008.
DEWEY, John. Reconstruction in Philosophy. Enlarged edition. With a new introduction by the Author. Boston: The Beacon Press, 1957.
______. Experience and Nature. New York: Dover Publications, Inc., 1958.
______. The quest for Certainty: a study of the relation of knowledge and action. Minton, Balch, 1929.
DE WAAL, Cornelis. Sobre Pragmatismo. Trad. Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
KORBLITZH, Hilary. Em Defesa de Uma Epistemologia Naturalizada. In: SOSA, Ernest, GRECO, John. Compêndio de Epistemologia. Tradutores: Alessandra Siedschlag e Fernandes Rogério Bettoni. São Paulo. Edições Loyola, 2008, p. 253.
GEIGER, G. R. John Dewey in Perspective - a reassessment. N. York; Toronto; London: McGraw-Hill Book Co., 1958.
NASCIMENTO, Edna M. M do. Dewey e Rorty: da metafísica empírica à metafísica da cultura. Teresina: EDUFPI, 2014.
NORRIS, Christopher. Epistemologia: Conceitos-chave em Filosofia. Trad. Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artemed, 2007.
PEIRCE, Charles S. The Collected Papers of Charles S. Peirce. Cambridge, Mass., 1958.
PINTO, Paulo Roberto Margutti. A abordagem pragmática do conhecimento. In: VAITSMAN, Jeni; GIRARDI, Sábato (org.). A Ciência e Seus Impasses. Debates e Tendências em Filosofia, Ciências Sociais e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999, p. 73-92.
QUINE, W. V. O. Ontology e relativity and other essays. New York: Columbia University Press, 1964.
______. Dois dogmas do empirismo. Trad. Marcelo G. da S. Lima. In: RYLE/STRAWSON/AUSTIN/QUINE. Ensaios. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
SHOOK, John R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Trad. Fábio M. Said. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.4555
DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.4555.g4007
Direitos autorais 2018
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
INDEXADA EM/INDEXED BY:
ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:
Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,
CEP 64.049-550, Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134 E-mail: revista.pensando@gmail.com
OUTROS LINKS:
ISSN 2178-843X