A subersão da Öffentlichkeit em "Mudança Estrutural da Esfera Pública" de Jürgen Habermas/The subversion of the Öffentlichkeit in Structural Transformation of the Public Sphere by Jürgen Habermas
Resumo
Este artigo visa elucidar o problema-chave inscrito no contexto da publicidade burguesa: a subversão do princípio da publicidade (Öffentlichkeit). Este é analisado sob o ponto de vista histórico na obra Mudança Estrutural da Esfera Pública, e está inserido no contexto onde se desenvolve a noção de esfera pública: a instância em que se forma a opinião pública (salões, livros, jornais). Opinião esta que tinha no início funções críticas com relação ao poder e que mais tarde foi refuncionalizada para canalizar o assentimento dos governados. Para tal, cabe esclarecer como Habermas aborda as funções críticas e manipulativas da publicidade. Nesse sentido, o objetivo é esclarecer e identificar o que vem a ser o princípio de publicidade e porque o mesmo é subvertido. O texto é dividido em três partes: a relação da esfera pública literária com a esfera pública política (1); a publicidade como princípio de mediação entre a política e a moral (2); e, por fim, a subversão do princípio da publicidade (3).
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v3i5.721
DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v3i5.721.g692
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ISSN 2178-843X