Arte e Verdade: da imitação à apresentação da verdade em Platão e Hegel/Art and Truth: from mimesis to presentation of truth in Plato and Hegel

Almir Ferreira da Silva Jr

Resumo


A comunicação tem como propósito uma análise comparativa sobre o problema filosófico da arte como expressão de verdade, tendo em vista  o idealismo platônico e o idealismo estético moderno de G.W.Hegel. Parte-se da hipótese que a presente análise sustenta uma relação paradoxal entre ambas propostas idealistas, na medida em que se em Platão é afirmada a tese da arte como distanciamento da verdade, considerando o seu caráter essencialmente mimético, em Hegel , a arte ao constituir-se como momento de realização efetiva (Wirklichkeit) do Espírito só pode ser assim compreendida a partir do paradigma da ideia, de inspiração platônica. Ressalta-se a compreensão da arte oriunda da teoria metafísica platônica e de  sua concepção idealista de aisthesis, bem como o caráter científico da estética, segundo Hegel, cuja fundamentação filosófica reivindica a compreensão da ideia, enquanto razão absoluta que se autodesdobra historicamente e se efetiva nos limites da finitude sensível. Pretende-se mostrar que a pretensa superação hegeliana da concepção idealista platônica acerca da arte não pode prescindir do fundamento do platonismo - a idéia universal, o infinito.

Abstract: The Communication aims a comparative analysis on the philosophical problem of the art as an expression of truth, considering the Platonic idealism and the modern esthetic idealism from Hegel. The starting point is the assumption that this analysis holds a paradoxical relationship between both idealistic proposals, Insofar as Plato affirms the art thesis as detachment from the truth, considering his character essentially mimetic, Hegel says that the art to establish itself as a moment of effective realization from the Spirit (Wirklichkeit) can only be understood from the paradigm of the idea, of Platonic inspiration. We emphasize the art understanding coming from the Platonic metaphysics theory  and his idealistic conception of aisthesis, as well as the scientific character of aesthetics, according to Hegel, whose philosophical foundation claims the understanding of the idea, as absolute reason that self unfolds historically carries up within the limits of finitude sensitive. It is intended to show that the Hegelian overcoming supposed from Platonic idealist conception about the art can not prescind from foundation of Platonism - the universal idea, the infinity.

Keywords: Plato, Hegel, Idea, art, truth,idealism


Palavras-chave


Platão, Hegel, Ideia, arte, verdade, idealismo

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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v3i6.986

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v3i6.986.g805

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