
        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

219 

   

 

 

Entre votos e concessões: o telejornal Diário da Constituinte e o 

tema da comunicação social em 19871
 

 

Carla Drielly dos Santos TEIXEIRA2 

 
Resumo: 

Este trabalho trata sobre o tema da comunicação social e o conteúdo veiculado no telejornal Diário da 

Constituinte, lançado em abril de 1987. O noticioso oficial foi responsável por divulgar, em rede nacional de 

televisão, os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte (ANC). As análises das edições de estreia tomam o 

DC como fonte e objeto de pesquisa com o intuito de mostrar como o debate sobre a comunicação social 

divulgado pelo telejornal se desenrolou ao longo de 1987. Percebe-se que a despeito de suscitar valores 

republicanos e democráticos em suas edições, as práticas do patrimonialismo, clientelismo e da 

acomodação/conciliação, predominaram na distribuição de concessões de radiodifusão e foram decisivas para o 

resultado final da ANC. O texto está dividido em duas partes: a primeira se ocupa de analisar as edições de 

estreia do DC e a segunda cuida dos interesses e conflitos em torno do tema da comunicação social na ANC. 

 

Palavras-chave: Assembleia Nacional Constituinte 1987; história da televisão no Brasil; telejornal. 

 

 

Between votes and concessions: the television news Constituent 

Daily and the theme of social communication in 1987 

 
Abstract: 

This paper refers to the subject of social communication and the content broadcast in the television news 

“Constituent Daily”, launched in April 1987, the official news responsible for disseminating, on national 

television, the work of the National Constituent Assembly (NCA). The analyzes of the premiere editions take the 

DC as a source and object of research in order to show how the debate on social communication disseminated by 

the television news unfolded throughout 1987. It is noticed that despite raising republican and democratic values 

in its editions, the practices of patrimonialism, clientelism and accommodation/conciliation predominated in the 

distribution of broadcasting concessions and were decisive for the final result of the ANC. The text is divided 

into two parts: the first analyzes DC’s debut editions and the second watches out the interests and conflicts 

around the issue of social communication in the NCA.  

 

Keywords: National Constituent Assembly 1987; history of television in Brazil; television news. 
 

 

Entre votaciones y concesiones: el noticiero Diario del 

Constituyente y el tema de la comunicación social en 1987 

 
Resumen: 

Este trabajo aborda el tema de la comunicación social y el contenido difundido en el noticiero televisivo Diario 

del constituyente, lanzado en abril de 1987, informativo oficial encargado de divulgar, en la televisión nacional, 

los trabajos de la Asamblea Nacional Constituyente (ANC). El análisis de las ediciones de debut toman el DC 

                                                 

1 Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas para a tese de doutorado “‘A Constituinte chega a você’: o Diário 

da Constituinte e o debate sobre a comunicação social, 1987-1988”, desenvolvida no Programa de Pós-

Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, financiada pela CAPES/PROEX, sob 

orientação da Drª Priscila Carlos Brandão. Partes de seus resultados foram apresentados no IX Encontro ANPUH 

DF, em 2020, e no 31º Simpósio Nacional de História, Rio de Janeiro, 2021. 

 

2 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGH-

UFMG). Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 

(CAPES/PROEX). E-mail: carlaodaradara@gmail.com 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

220 

   

 

como fuente y objeto de investigación para mostrar cómo se desarrolló el debate sobre la comunicación social 

difundido por los informativos televisivos a lo largo de 1987. Se advierte que a pesar de enarbolar valores 

republicanos y democráticos en sus ediciones, las prácticas de patrimonialismo, clientelismo y 

acomodación/conciliación predominaron en el reparto de concesiones de radiodifusión y fueron determinantes 

para el resultado final de la ANC. El texto se divide en dos partes: la primera  trata de analizar las ediciones 

debut; y el segundo trata de intereses y conflictos en torno al tema de la comunicación social en la ANC. 

 

Palabras clave: Asamblea Nacional Constituyente 1987; historia de la televisión en Brasil; noticiero. 
 

 

“Isso não é ter grupo econômico. Temos uma pequena televisão, umas das 

menores, talvez, da Rede Globo. E por motivos políticos. Se não fôssemos 

políticos, não teríamos necessidade de ter meios de Comunicação.” 

(José Sarney, 2005, em entrevista à revista Carta Capital) 

 

Introdução 

O Diário da Constituinte3 (DC) foi a primeira experiência de telejornal legislativo 

financiado com recursos públicos para transmissão em rede nacional de televisão (TV). 

Durante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), trouxe à cena pública debates que nem 

sempre eram levantados pelos telejornais de maior audiência das principais emissoras.  

Para fins de problematização, antes de pensar nas particularidades da fonte 

telejornalística, é preciso contextualizá-la a partir das engrenagens do processo comunicativo 

que a TV abrange e considerar a autonomia de que dispõe cada momento do processo 

televisivo junto a um complexo fluxo de relações que permeiam seus acordos e conflitos no 

campo social. É intento analisar os recursos imagéticos e sonoros que, apesar de não 

esgotarem o repertório de possibilidades analíticas, oferecem um olhar panorâmico das 

formas de manifestação do audiovisual pelo telejornalismo (PALHA, 2017). 

Como apontou Gramsci (2007), os órgãos da opinião pública (jornais, revistas, 

programas de televisão) são o ponto de contato entre a sociedade civil e a sociedade política, 

entre a força em potência do Estado e o consenso da maioria. Assim, as empresas de 

comunicação são aparelhos privados de hegemonia organizados por frações de classe que 

sustentam a hegemonia vigente por meio da produção de consenso a respeito de determinado 

tema. 

Assim, para compreender a atuação desses aparelhos privados de hegemonia nos 

períodos pesquisados e o papel do DC, em particular, utilizaremos aqui o conceito de culturas 

políticas por considerar que os meios de comunicação, na prática de produção do consenso, 

oferecem representações que uma sociedade faz de si mesma. A mídia tem um papel na 

                                                 

3 As edições estão disponíveis para download gratuito no site da Câmara dos Deputados. 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

221 

   

 

evolução dos comportamentos políticos e enorme influência na determinação de quem ocupa 

(ou não) o poder (JEANNENEY, 2003).  

No caso do Brasil, de acordo com Motta (2018), é possível identificar um padrão de 

comportamentos que compõem nossa tradição: patrimonialismo, cordialidade, paternalismo, 

autoritarismo, personalismo, clientelismo, pragmatismo, anticomunismo, pragmatismo, a 

frágil cidadania e o pouco envolvimento da população com a coisa pública. Há também um 

processo contínuo e histórico de acomodação/conciliação como meio de evitar conflitos e 

promover a integração social. 

Em específico, o patrimonialismo – como herança portuguesa do processo de 

colonização – leva à instrumentalização do bem público para fins privados. Se num primeiro 

momento essa prática esteve voltada para a posse de terras, ao longo do século XX encontrou 

expressão no usufruto privado de concessões públicas dos canais de radiodifusão. Com 

enorme desenvoltura, esses grupos atuam de acordo com seus interesses, chegando ao ponto 

de canais de radiodifusão serem vendidos de particular para particular, sem a participação do 

poder público (SILVA, 2010). 

Este artigo tem o objetivo de analisar como as edições de estreia do DC apresentaram 

ao público os trabalhos da ANC e o debate sobre a comunicação social, suscitando discussões 

que se desenrolaram ao longo de 1987. Pretende-se comprovar a hipótese de que, ao noticiar 

junto ao público temas que não eram apresentados pelos telejornais das principais emissoras, 

o DC contribuiu para o avanço de propostas que contrariavam os interesses do governo. Em 

reação, o presidente José Sarney4 não hesitou em distribuir concessões e outorgas de canais a 

parlamentares para atingir seus objetivos de manutenção no poder.  

É intento compreender o papel do DC na difusão de representações que procuravam 

disseminar culturas políticas republicanas e democráticas na construção da nova ordem social, 

a partir da Constituição. Mas também como o esquema político da acomodação/conciliação 

efetivado durante a transição democrática, no caso da comunicação social, manteve o 

patrimonialismo e o clientelismo como práticas políticas para manutenção dos grupos 

dominantes no poder. 

É importante ressaltar que as edições de estreia do DC não foram tomadas apenas 

como fonte de informação sobre os debates, a divulgação e a apreciação do tema da 

                                                 

4 Figura política com a trajetória marcada pela aproximação junto aos militares. Assumiu a Presidência da 

República sem o respaldo das urnas. Era do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mas não 

era peemedebista, posto ter deixado o partido do governo e se filiado ao PMDB apenas para concorrer como 

vice-presidente de Tancredo Neves. 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

222 

   

 

comunicação social durante os trabalhos da ANC. Também foram trabalhadas como objeto de 

análise, uma vez que se trata de um material de ampla difusão nos principais veículos 

comerciais de televisão. 

Lançado em abril de 1987, o telejornal Diário da Constituinte (DC) era destinado à 

veiculação na TV, com edição de cinco minutos. Era transmitido duas vezes ao dia, de 

segunda a sexta-feira, entre 12h e 14h, na primeira edição, e entre 19h e 22h, na segunda. 

Financiado pelo Congresso Constituinte, realizado e transmitido pela Radiobrás, tratou-se da 

primeira experiência brasileira de telejornal sobre os trabalhos legislativos com divulgação na 

TV aberta. O conteúdo mostrava os bastidores, notícias e entrevistas sobre os temas discutidos 

no Congresso Constituinte, sob a tutela e responsabilidade de Marcelo Cordeiro (PMDB-BA), 

primeiro secretário da Mesa Diretora, que se reportava diretamente a Ulysses Guimarães 

(PMDB-SP), então presidente da ANC (BARROS, 2007). 

Por se tratar de um telejornal legislativo oficial do Congresso Constituinte, o DC não 

privilegiou apenas as intervenções de líderes dos partidos, como era comum nos programas 

noticiosos das emissoras comerciais, mas oferecia lugar de debate para diversos parlamentares 

que não gozavam de espaço nas mídias tradicionais. Os antagonismos e conflitos, próprios da 

ANC, refletiram-se no DC e na disputa entre os parlamentares para aparecer em suas edições 

(TEIXEIRA, 2020). 

Este texto está dividido em duas partes: a primeira analisa as edições de estreia do DC 

e a segunda apresenta alguns conflitos e fisiologismos que atravessaram as discussões e 

decisões sobre o tema da comunicação social na ANC em 1987, antes da criação do bloco 

suprapartidário autodenominado “centrão”. 

 

No ar: a televisão no Brasil e a estreia do Diário da Constituinte 

Ao longo dos governos militares (1964-1985), o setor de telecomunicações foi visto 

como um elemento de integração nacional. Para manter o território brasileiro a salvo das 

influências subversivas do inimigo (os militantes comunistas), era preciso estar inteiramente 

sob controle de um meio de comunicação abrangente, onipresente, forte e unificador (BUCCI; 

KEHL, 2004). Com base na Doutrina de Segurança Nacional, os militares investiram de 

forma estratégica em seu desenvolvimento, o que consolidou, notadamente, o avanço da 

televisão no campo da comunicação social (OLIVEIRA, 2011). 

No Brasil, a estruturação do campo televisivo como um todo se deu a partir da 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

223 

   

 

promoção e do alargamento do consumo por meio da publicidade. Na disputa por esse 

mercado, as forças se dividiram entre os investimentos de capitais internacionais, 

notadamente o estadunidense, e a sociedade política, representada pelos governos estaduais e 

federal, ocupando sempre os primeiros lugares na lista dos mais importantes anunciantes 

(PALHA, 2008). 

Dessa maneira, o Estado tornou-se concessor, censor e um dos principais 

anunciantes/clientes na produção e divulgação de propagandas oficiais. O campo televisivo 

colocou-se consonante ao discurso oficial civilizador e ordeiro do regime militar que 

comandava o país, assim como buscava defender e legitimar os fundamentos capitalistas 

baseados na liberdade de mercado, na defesa da propriedade e do produtivismo do trabalho 

como forma de acesso aos produtos e bens simbólicos (PALHA, 2008). 

Como apontou Palha (2008), a Rede Globo, cuja licença foi outorgada ainda no 

governo de Juscelino Kubitschek (1958), inaugurou a partir de 1965 a mais bem-sucedida 

empresa de mídia eletrônica do Brasil. O êxito do empreendimento se deu, essencialmente, 

por sua adesão aos desígnios do autoritarismo militar em relação notória, amplamente 

registrada pela bibliografia e reconhecida pela própria empresa (APOIO…, 2013). 

Não obstante, o então presidente da República, Emilio Garrastazu Médici, em 

comentário sobre o Jornal Nacional da TV Globo, chegou a afirmar que se sentia feliz todas 

as noites, ao ligar a televisão para assistir ao noticioso: “Enquanto as notícias dão conta de 

greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, 

rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho” 

(O REGIME…, 2010). 

O regime autoritário se proveu de atributos institucionais que efetivamente exigiram 

que a redemocratização se concretizasse por meio de um processo constituinte. Ao contrário 

das demais ditaduras militares da América do Sul, no Brasil o Congresso Nacional 

permaneceu aberto durante a maior parte do tempo, servindo como trincheira de resistência e 

oposição parlamentar (ROCHA, 2013). 

O parlamento enfrentava um processo de corrosão paulatina, sua autoridade política e 

moral era constantemente contestada. Ao Congresso, como instituição, havia a necessidade de 

uma legitimação jurídica. Uma nova Constituição, feita pelo próprio Congresso, daria um 

novo alento ao legislativo (BENEVIDES; COMPARATO, 1986). 

Após 1985, o poder central voltou para as mãos dos civis. A morte de Tancredo Neves 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

224 

   

 

resultou na posse de José Sarney. Uma vez na Presidência, Sarney enviou sua proposta de 

convocação da Assembleia Nacional Constituinte (ANC). Tratou-se de uma emenda à 

constituição de 1967, então em vigor. Ficou definido que seria uma Constituinte Congressual. 

Os congressistas, eleitos no pleito de 1986, possuíam dupla responsabilidade: realizar as 

atividades legislativas ordinárias e construir o novo texto constitucional, de forma paralela e 

concomitante (ROCHA, 2013). 

A instalação da ANC, em 1987, foi um marco na luta pela democracia e por direitos no 

Brasil. Ao tratar da regulação social, houve a expressão de um projeto visando à construção de 

um estado de bem-estar social, todavia, a regulação dos artigos que se referem à comunicação 

social expressa uma postura não intervencionista, fruto de pressões dos proprietários dos 

meios de comunicação e de setores que se colocaram contra o período de censura por parte 

dos órgãos de repressão da Ditadura (VOGEL, 2013). 

Apesar dos trabalhos da ANC ocorrerem desde fevereiro de 1987, a veiculação do DC 

se deu apenas em abril, quando começaram os trabalhos das comissões e subcomissões. Ao 

lado de vinte funcionários da Radiobrás também trabalhavam outras setenta pessoas das 

assessorias de Relações Públicas e Comunicação da Câmara e do Senado. A Empresa 

Brasileira de Notícias ficou encarregada de transmitir o programa oficial “A voz da 

Constituinte” pelo rádio. A partir do dia 9 de abril, ficou definido que o primeiro informativo 

do dia apresentaria ao público os trabalhos das comissões e subcomissões durante a manhã, 

enquanto a segunda edição priorizaria os debates em plenário (TEIXEIRA, 2021). 

Inicialmente, a ABERT considerou a transmissão do DC “antidemocrática”, 

principalmente diante da decisão do governo que tornou sua veiculação compulsória pela rede 

aberta de televisão. Ao contrário do que aconteceu durante as eleições de 1986, quando um 

decreto presidencial permitiu que as empresas de comunicação pudessem descontar do 

Imposto de Renda os custos de transmissão do Horário Eleitoral Gratuito, em 1987 a 

transmissão do DC foi compulsória e sem direito a qualquer ressarcimento (TEIXEIRA, 

2021). 

Nas edições do DC, é possível notar maior apelo sonoro, em prejuízo do recurso 

visual. Vinhetas musicais marcam a mudança de um assunto para o outro. Na TV, foi exibida 

uma tela azul com o logotipo do programa (uma representação do prédio do Congresso 

Nacional sobre o mapa do Brasil) e algum texto escrito remetendo à fala do narrador. O 

programa não tinha um narrador fixo, variando entre vozes masculinas e femininas no 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

225 

   

 

decorrer das edições. O ritmo da narração era acelerado, de modo a transmitir o máximo de 

informações no menor espaço de tempo. Ainda na semana de estreia, a intervenção dos 

parlamentares no programa não veio acompanhada de legendas contendo seus nomes, partidos 

e regiões de origem, tornando difícil a identificação dos interlocutores junto ao telespectador e 

potenciais eleitores (TEIXEIRA, 2021). 

No DC, as entrevistas com populares foram realizadas por uma repórter que nunca 

apareceu no enquadramento da imagem. Enquanto nos telejornais da mídia comercial os 

repórteres e entrevistadores têm a função de estabelecer a credibilidade e familiaridade junto 

ao público, o DC dedicava esse lugar aos parlamentares, especialmente ao presidente da ANC 

(TEIXEIRA, 2020). 

As edições contavam com manifestações de congressistas que explicavam ao público 

os trabalhos realizados pelas comissões e subcomissões, fazendo uso de um vocabulário 

técnico e sofisticado, muitas vezes inacessível à maior parte das pessoas (TEIXEIRA, 2021). 

Para fins de análise, destacamos aqui três dos dez programas veiculados durante a semana de 

estreia, a saber: a primeira edição, a terceira e a sétima. 

As primeiras imagens transmitidas pelo noticioso foram do Congresso Nacional visto 

do lado de fora, em diversos ângulos, enquanto o narrador explicava ao telespectador o que 

era a ANC. Em seguida, há um corte de imagem que leva ao início da fala do presidente da 

Assembleia, “A Constituinte chega a você. Diariamente”. Assim, Ulysses Guimarães deu 

início ao primeiro programa, exibido em 08 de abril de 1987, com um pronunciamento de 

quatro minutos. 

Sentado à mesa, vestindo terno claro e com uma estante de livros atrás de si, Ulysses 

leu o texto em que explicava a divisão dos trabalhos da ANC: nove comissões (incluindo a de 

Sistematização), 24 subcomissões, sendo que seriam dedicadas de cinco a oito sessões para 

ouvir entidades representativas da sociedade civil organizada. Com gesticulações e dedo em 

riste, fez uso de um tom de voz calmo para apresentar o DC como um mecanismo utilizado 

para dar conta, à população, dos trabalhos no Plenário e afirmou a Constituição como 

mandatária de imperativos progressistas junto aos três poderes. O noticioso, por sua vez, era 

“a transparência da jornada do trabalho da constituinte perante o povo brasileiro” 

(PROGRAMA N. 001, 1987). 

O argumento de Ulysses Guimarães buscou incorporar o telespectador (e cidadão) aos 

trabalhos da ANC. Enfatizou que todos deveriam se responsabilizar pela elaboração da 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

226 

   

 

Constituição, uma vez que o cidadão, por meio dos órgãos e entidades representativas, 

também possuía função constituinte. Para reforçar a ideia, afirmou que foram as grandes 

mobilizações de rua em defesa das eleições diretas, em 1984, que deram fim à Ditadura, 

deixando de mencionar, convenientemente, o conhecido esquema de transição democrática 

negociada, baseada na acomodação dos conflitos, “lenta, gradual e segura”, da qual o próprio 

Ulysses havia sido um dos fiadores (PROGRAMA N. 001, 1987).  

O terceiro programa é dedicado a responder perguntas de cidadãos entrevistados nas 

ruas. Ulysses Guimarães, de pé entre o trânsito de parlamentares do Congresso Nacional, é o 

responsável por esclarecer à população o que estava acontecendo na ANC. Há um sentido de 

reafirmação da credibilidade e do potencial de mudança que a Constituinte poderia trazer, 

quando é perguntado a um senhor de cabelos brancos o que ele espera da ANC: “- Nada. O 

Povo não faz nada, os constituintes não fazem nada, se incomodam apenas com seus salários, 

não vão se incomodar com o povo” (PROGRAMA N. 003, 1987). A fala de Ulysses é 

categórica ao afirmar que não acreditar na Constituinte significava não acreditar na 

Constituição e, portanto, não acreditar na lei (PROGRAMA N. 003, 1987). 

A cena seguinte é a intervenção de um garoto, afirmando que a Constituição é a lei 

máxima de um país e que se deve esperar “muitas coisas disso”. Finaliza perguntando o que 

tais leis poderiam trazer de benefícios para ele e sua família. Em resposta, Ulysses afirma que 

a Constituição é a Democracia, de modo que em países como Estado Unidos e França, que 

contam com constituições, “a vida é boa para todos”, pois “há lei” (PROGRAMA N. 003, 

1987).  

Nas cenas descritas é possível perceber um sentido de ilustração e reforço da 

legitimidade e importância dos trabalhos da ANC junto ao povo brasileiro, suscitando valores 

republicanos de participação popular nas decisões políticas do país. O senhor idoso é o 

passado de indiferença e não participação na democracia que seria encerrado com o regime de 

lei instituído pela nova Constituição. Por sua vez, o interesse e sapiência do garoto sobre os 

benefícios adquiridos para si e sua família representava o presente que guardava em si uma 

expectativa de futuro com direitos, desenvolvimento para todos, democracia e efetiva 

ampliação da cidadania. 

O sétimo programa é dedicado aos trabalhos da Comissão da Família, de Educação, 

Cultura, Esporte, Comunicação, Ciência e Tecnologia, dividida em três subcomissões. 

Destacaremos aqui a Subcomissão da Ciência e Tecnologia e de Comunicação, responsável 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

227 

   

 

por definir questões relacionadas ao tema da comunicação social. Na subcomissão, a atuação 

dos empresários e grupos ligados à grande mídia gozou de destacado papel para o desenrolar 

dos trabalhos, como veremos mais adiante. 

O debate trazido pelo DC no sétimo programa apontou como sendo “polêmica” a 

discussão que definiria os termos para concessão de canais de rádio e TV, expondo a 

divergência entre a ABERT e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)5. Tomaram parte 

na edição um representante de cada entidade, expondo suas propostas e anseios junto ao texto 

constitucional. 

A proposta da FENAJ girava em torno da criação de um Conselho Nacional de 

Comunicação Social que seria composto por representantes da sociedade civil, jornalistas, 

técnicos e empresários. O Conselho seria responsável pela outorga, renovação e revogação 

das autorizações para o funcionamento de emissoras de rádio e TV em todo o território 

nacional. Por sua vez, a ABERT buscava manter o modelo estabelecido desde a era Vargas, 

centralizado no Poder Executivo. Após a fala dos representantes, há um corte para o 

pronunciamento do relator da comissão, deputado Artur da Távola (PMDB-RJ), afirmando 

que a concessão não poderia ser concentrada exclusivamente no Executivo por adquirir, 

assim, caráter político. Apoiava a forma colegiada por considerá-la “mais democrática” 

(PROGRAMA N. 007, 1987). 

É sabido que durante os trabalhos dessa subcomissão toda a disputa se estabeleceu em 

torno do Conselho. A proposta feita por Emenda Popular (EP) foi subscrita por outras 32.379 

entidades, parlamentares e cidadãos. Previa que os veículos de comunicação, inclusive os 

meios impressos, poderiam ser explorados por fundações ou sociedades sem fins lucrativos. 

Ou seja, excluía a exploração privada comercial dos meios de comunicação, o que era 

absolutamente contrário aos interesses da ABERT (LIMA, 2013). 

O primeiro anteprojeto apresentado pela relatora da subcomissão, Cristina Tavares 

(PMDB/PE), trazia muitos pontos da EP, além de indicar uma maior participação do 

Congresso Nacional no processo de concessão. As divergências se avolumaram, e é conhecido 

que a proposta final foi aprovada pela subcomissão em sessão tumultuada, sem a presença de 

21 parlamentares, incluindo a relatora (LIMA, 2013). 

Cabe aqui destacar que, nas edições analisadas, os parlamentares do PMDB foram os 

que mais apareceram. No entanto, nenhum deles realizou tantas intervenções quanto Ulysses 

                                                 

5 A FENAJ foi fundada em 1946, coordenou a oposição à “Bancada da Mídia” durante a ANC 1987/1988. Em 

1991, criou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

228 

   

 

Guimarães, que afirmava, em diversos momentos do programa e durante entrevistas, que a 

Constituição “era para os pobres, para os trabalhadores”. Buscava sempre reforçar a ideia de 

que o texto constitucional apenas traria benefícios ao povo, com intuito de legitimar junto ao 

grande público a nova Constituição, tendo o Congresso Nacional como fiador (TEIXEIRA, 

2020). 

Os arranjos políticos que resultaram no texto final da Constituição se deram a partir de 

acirradas disputas e intensos debates realizados no decorrer dos trabalhos da ANC. O grupo 

progressista enxergava a imprensa e os meios de comunicação hegemônicos com grande 

desconfiança, enquanto os proprietários e empresários das telecomunicações buscavam a 

manutenção do modelo de exploração privada para o setor. Mas este é um assunto para o 

próximo tópico. 

 

O debate sobre a comunicação social na ANC 

A organização da ANC fixava a existência de Subcomissões integrando Comissões 

Temáticas que, por sua vez, produziriam os relatórios com as propostas que deveriam ser 

organizadas pela Comissão de Sistematização. A etapa final previa as votações no plenário, 

em dois turnos. Nas reuniões da Subcomissão de Ciência e Tecnologia e da Comunicação, os 

embates em torno do tema da radiodifusão foram intensos. 

O grupo progressista, organizado em torno dos temas sociais, montou uma frente 

nessa subcomissão, defendendo um modelo de democratização dos meios de comunicação e 

tratando a informação como um direito do cidadão. Por sua vez, os grupos conservadores, 

representados pelos empresários do setor de telecomunicações e pessoas ligadas ao meio, 

defendiam a liberdade de expressão e a livre iniciativa com a manutenção da exploração 

privada do setor. 

As audiências públicas foram os espaços em que tais assuntos eram tratados e 

debatidos por integrantes de diversas entidades que atuavam no setor, tais como as já citadas 

ABERT e FENAJ, mas também a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação 

Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional dos Editores de Revista (ANER), entre 

outras. 

À esquerda, alguns parlamentares buscavam conduzir o debate de maneira que a nova 

constituição deixasse clara a noção de que a informação é um bem público e coletivo, e não 

deve ser tratada como mercadoria utilizada para troca e obtenção de lucro como se dá no 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

229 

   

 

modelo de exploração privada dos serviços de radiodifusão. Tal orientação também pautou a 

participação de entidades durante as audiências públicas. 

Em sua participação, Armando Rollemberg, representante da FENAJ, afirmou que a 

liberdade de imprensa no Brasil foi reduzida à liberdade dos empresários e proprietários dos 

meios de comunicação que, na prática, possuem o poder de definir o que é notícia e o que não 

é. De acordo com a proposta de mudança apresentada, a democratização da mídia deveria 

passar pelo fim dos oligopólios e a proibição de acúmulo de concessões por uma mesma 

empresa (ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, 1987). 

A entidade se colocava contra a estatização dos meios de telecomunicação, mas a 

favor do controle da sociedade sobre os veículos de comunicação por meio da atuação de um 

Conselho Nacional de Comunicação, que seria responsável pela concessão, outorga e 

revogação dos canais de rádio e televisão (ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, 

1987). 

Composto por quinze membros da sociedade civil, a proposta de formação do 

Conselho não previu a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O 

projeto inicial indicava uma atuação autônoma em relação aos dois poderes, com um controle 

também democrático, por meio de comissões internas das quais participariam os 

representantes das empresas de telecomunicação, seus empregados e a comunidade. O 

Conselho seria um instrumento de ação social sobre os meios de comunicação até então 

dominados pela iniciativa privada e o interesse particular dos grupos que os geriam 

(PIERANTI, s/d). 

Por sua vez, o mote do discurso utilizado para defender os interesses dos empresários 

da comunicação girava em torno da liberdade de expressão - para eles, inerente à liberdade de 

iniciativa -, além de requererem a proibição de qualquer tipo de censura. A manutenção de tais 

demandas passava necessariamente pelo fortalecimento da publicidade, responsável por 

financiar, por meio de seus anúncios, as empresas de comunicação. 

José Antonio do Nascimento Brito, presidente da ANJ, defendeu, em audiência 

pública, que a diversidade de anúncios garantia a capacidade do órgão de imprensa de resistir 

às pressões políticas. Para ele, cabia ao Congresso Nacional, como representante do povo, a 

incumbência de regulamentar os meios de comunicação, de maneira que os canais de 

radiodifusão não tivessem de se submeter à regulação por parte de qualquer órgão 

corporativista do estado (ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, 1987). 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

230 

   

 

Para Fernando Ernesto Correia6 (apud CARVALHO, p. 336), a proposta do Conselho 

Nacional de Comunicação era equivalente a “estatizar, especialmente a radiodifusão, rádio e 

televisão. […] a esquerda achou que podia ser dona da radiodifusão. Aí começou aquela 

batalha terrível”. Correia atuou como lobista na ANC pela manutenção do modelo liberal de 

radiodifusão no Brasil e foi representante da ABERT em audiência pública realizada pela 

subcomissão. Posteriormente, admitiu que a ação da entidade procurou realizar um “trabalho 

de persuasão, e conversar com todo mundo, deputado por deputado, senador por senador”, de 

maneira que fosse possível, se necessário, instalar um conflito entre os integrantes da 

subcomissão e garantir que “dali não sairia qualquer relatório estatizante” (CORREIA apud 

CARVALHO, 2017, p. 336-337). 

O apoio de alguns constituintes de orientação política liberal, em defesa da iniciativa 

privada, foi fundamental para que a Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esporte, da 

Ciência e Tecnologia e da Comunicação fosse a única, de toda a ANC, que não chegou a 

produzir um relatório final sobre os seus trabalhos, tamanha divergência interna e embate 

entre os diferentes grupos. A moeda de troca utilizada pelos empresários ligados à grande 

mídia para obter o apoio de alguns constituintes era a simpatia da cobertura jornalística 

dedicada a eles em suas regiões de origem, destacando sua atuação parlamentar de modo 

positivo (CARVALHO, 2017, p. 337; 343). 

A prática de corrupção na distribuição das concessões de radiodifusão remonta à 

década de 1970, período marcado pela consolidação das grandes redes nacionais de rádio e 

televisão. Em geral, uma outorga era obtida em decorrência de vínculos e interesses político-

partidários e pressão econômica (LAMARÃO, 2001). 

De 1963 a 1984, o número de emissoras de Rádio (AM e FM) no Brasil saltou de 711 

para 1.669. As de TV foram de 41 para 134. A marca da expansão do setor é a concentração. 

Em 1991, 95% das emissoras de televisão trabalhavam como retransmissoras no plano 

nacional, tendo como grupos hegemônicos as Organizações Globo, o SBT, a Bandeirantes e a 

Manchete (FENAJ, 1991). 

O acentuado movimento de concentração também incorporou as verbas publicitárias. 

De 1960 a 1988, a participação da televisão na divisão da publicidade cresceu de 9% para 

60,9%, reduzindo a participação do rádio de 24% para 6,6%, e dos jornais de 38% para 

                                                 

6 CORREIA, Fernando Ernesto. “A moeda de troca era a cobertura do sujeito na região dele”. [Entrevista 

concedida a] Luiz Maklouf Carvalho. 1888: segredos da Constituinte. Os vintes meses que agitaram e 

mudaram o Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2017. p. 335-346. 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

231 

   

 

15,9%. Os beneficiados pelas outorgas e concessões de canais passaram a ser, principalmente, 

os “sócios” econômicos, políticos e ideológicos da ditadura militar (FENAJ, 1991). 

Desde o governo Figueiredo (1979-85) foi crescente o número de outorgas de canais 

de radiodifusão. Entre 1979 e 1985, foram assinadas 634 concessões de rádio e televisão no 

Brasil. Se o número parece significativo, fica bastante aquém daquele referente às 

distribuições realizadas pelo presidente José Sarney, contando com o protagonismo político 

do então ministro da comunicação, Antônio Carlos Magalhães, ambos concessionários e 

proprietários de canais de radiodifusão em seus respectivos estados de origem (PALHA, 

2008). 

No contexto de realização dos trabalhos da ANC, a preocupação do governo era fixar 

na nova constituição a determinação do mandato presidencial com duração de cinco anos e 

dar manutenção ao sistema de governo presidencialista. É nesse cenário que o interesse do 

setor televisivo - em especial das Organizações Globo, por meio da ABERT – tornou-se 

central no processo da Constituinte e influenciou significativamente a redação final do que 

seria o “Capítulo V da Comunicação Social”, expresso na Constituição aprovada em 1988 

(PALHA, 2008). 

As concessões autorizadas pelo governo Sarney se deram em perfeita consonância a 

determinados acontecimentos políticos da ANC, quando consideramos, por exemplo, que 

60% das permissões distribuídas coincidiram com a formação do bloco suprapartidário e 

conservador “centrão”, ao final de 1987. O número de outorgas e concessões pode ser 

compreendido em um contexto em que o governo percebeu que iria perder a disputa política 

em torno dos temas de seu interesse, principalmente após a Comissão de Sistematização ter 

aprovado seu relatório indicando mandato presidencial de quatro anos e a adoção do sistema 

de governo parlamentarista em substituição ao presidencialismo (MUNHOZ, 2011). Assim, 

um grupo de parlamentares descontentes se organizou, com o apoio do governo, para alterar o 

regimento interno da ANC e favorecer as mudanças no relatório final via votação no plenário, 

não ficando apenas a cargo da chamada “super comissão do Covas”7. 

Antônio Carlos Magalhães era o operador político do governo. Próximo ao presidente 

Sarney e muito amigo do poder militar, cuidou da barganha política que envolveu várias 

concessões de rádio e televisão. Segundo um dos integrantes e articuladores do “centrão”, 

                                                 

7 No arranjo da ANC, as funções de presidências e relatorias das comissões – as mais importantes – foram 

distribuídas entre PMDB, PFL e PDS. A articulação peemedebista, atribuída ao senador Mario Covas (PMDB-

SP), priorizou ocupar os cargos de relatores e cedeu as presidências aos outros dois partidos. Nessa divisão, o 

PFL ficou com sete cargos de presidente e o PDS com um cargo. O PMDB, por sua vez, contou com oito cargos 

de relatoria, dos quais sete foram ocupados por parlamentares considerados de esquerda (MUNHOZ, 2011).  



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

232 

   

 

Benito Gama (PMDB-BA), Magalhães estava obcecado pela Constituinte, principalmente por 

pressão de Roberto Marinho (proprietário das Organizações Globo) que “também botava 

muita pilha nele” (GAMA8 apud CARVALHO, 2017, p. 226-227). 

A atuação do ministro Magalhães se dava por projeto, ele “chamava, falava, trocava, 

prometia, vote isso, vote aquilo. Na disputa pelos quatro ou cinco anos do Sarney, ele é que 

operou. Juntava nossa turma na mesa dele, e a gente ficava lá, contando os votos” (GAMA 

apud CARVALHO, 2017, p. 226-227). O ministro das Comunicações chegou a oferecer, 

pessoalmente, uma rádio para a constituinte Maria de Lourdes Abadia (PFL-DF) em troca do 

voto dela a favor dos cinco anos de mandato para presidente. Ela negou a oferta e retirou a 

assinatura do primeiro requerimento que buscava mudar o regimento da ANC. Apesar de 

pertencer ao PFL, Abadia também não aderiu ao “centrão”, por achar que tal articulação se 

tratou de “uma manobra do Sarney, do poder dominante” (ABADIA9 apud CARVALHO, 

2017, p. 272-273). 

Após as votações positivas para o governo, alguns integrantes do “centrão” 

comemoravam no Palácio do Planalto, junto com o presidente Sarney, que mais de uma vez 

ouviu de Magalhães coisas como “agora é pagar a conta, a gente não pode desonrar 

compromisso com os deputados” (GAMA apud CARVALHO, 2017, p. 226-227). O relato de 

Benito Gama expõe o fisiologismo político que marcou determinadas decisões tomadas pelo 

plenário da ANC. No ano da votação da emenda constitucional referente ao mandato 

presidencial, Sarney assinou 42 permissões, das quais 30 delas foram divididas entre 

parlamentares aliados ao governo (PALHA, 2008). Em 35 dias, do início de setembro até o 

dia 5 de outubro de 1988, Sarney despachou 282 outorgas, encerrando sua atuação contando 

1.028 concessões e permissões para operar o serviço de radiodifusão, distribuídas entre 1985 e 

1988 (FENAJ, 1991). 

A partir da aprovação da Constituição, que retirou do presidente da República a 

incumbência de outorga dos canais de radiodifusão e transferiu para o Congresso Nacional – 

onde estavam tantos concessionários –, Sarney havia possibilitado a ocupação de cerca de 

85% da totalidade das frequências e canais disponíveis, praticamente esgotando o espectro 

eletromagnético nas capitais e grandes cidades. Garantiu e consolidou o monopólio da 

                                                 

8 GAMA, Benito. “A barganha política ficava com o ministro Antônio Carlos Magalhães”. [Entrevista concedida 

a] Luiz Maklouf Carvalho. 1888: segredos da Constituinte. Os vintes meses que agitaram e mudaram o Brasil. 

Rio de Janeiro: Record, 2017. p. 223-230. 
9 ABADIA, Maria de Lourdes. “O ACM me ofereceu uma rádio para votar nos cinco anos. Não aceitei”. 

[Entrevista concedida a] Luiz Maklouf Carvalho. 1888: segredos da Constituinte. Os vintes meses que 

agitaram e mudaram o Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2017. p. 269-276. 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

233 

   

 

radiodifusão, que seguiu sendo operada, sob a nova Constituição, pelos mesmos grupos 

conservadores que apoiaram a ditadura militar (PALHA, 2008). 

O próprio Sarney representa essa permanência, por ser concessionário e ter gozado de 

estreitas ligações com os governos autoritários anteriores. Ele é apenas um exemplo entre 

tantos que também negociaram concessões, atuaram com fisiologismo político e, assim, 

corromperam o sentido público da radiodifusão. Convém destacar que a Constituição de 1988 

não ofereceu garantias institucionais de qualquer ação da sociedade junto ao setor de 

telecomunicação, posto a proposta do Conselho Nacional de Comunicação ter sido reduzida, 

na letra da lei, a um mero órgão consultivo do Congresso Nacional, cuja especificação ficaria 

a cargo das leis complementares a serem votadas posteriormente. 

 

Considerações finais 

A estreia do Diário da Constituinte coincidiu com o início do funcionamento das 

subcomissões como uma maneira de oferecer o parecer oficial do Congresso Nacional 

Constituinte sobre os trabalhos, mas também para legitimar junto ao público e potenciais 

eleitores a etapa que seria a mais descentralizada de toda a ANC. As subcomissões contaram 

com a extensa participação da população e o DC contribuiu para dar ampla divulgação aos 

principais temas, validar o trabalho que estava sendo feito e marcar a importância da 

Assembleia. Ulysses Guimarães se apresentou sempre como fiador do processo, aquele que 

explica e traduz para o público os rumos que a nação vai tomar com a nova Carta Magna. 

Sem dúvida, o financiamento público do telejornal legislativo permitiu que as edições 

veiculassem temas ignorados pela grande mídia, mas sem deixar de abrir espaço para 

manifestações que buscavam garantir a manutenção da hegemonia dos grupos econômicos da 

radiodifusão. A relação de interesse estabelecida entre o poder político e os proprietários da 

radiodifusão possibilitou que a distribuição de concessões e outorgas para parlamentares 

garantisse a vitória das pautas de interesse do governo Sarney na ANC. 

No decorrer dos trabalhos da Assembleia, a ABERT, que defendia a manutenção da 

distribuição de canais pela Presidência da República, percebeu que haveria uma mudança no 

modelo de concessão. Então, passou a apoiar que o Congresso Nacional fosse o responsável 

pela regulação das mídias em detrimento do Conselho Nacional de Comunicação. Tal 

iniciativa resultou em notável capacidade de pressão dos grandes grupos de mídia junto aos 

integrantes do poder político, por meio de uma cobertura jornalística favorável a este ou 

aquele parlamentar. Em contrapartida, também consolidou uma situação em que 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

234 

   

 

parlamentares detentores de concessões de radiodifusão, ao legislar sobre o tema no 

Congresso, fazem-no em causa de interesse pessoal ou familiar. 

Assim, é relevante que o DC tenha trazido em seu noticiário a questão acerca do 

modelo de distribuição dos canais de radiodifusão ao apresentar à sociedade um outro modo 

de distribuir as outorgas, baseado em um colegiado. O telejornal destacou o tema da 

comunicação social e da democratização das mídias, ainda que referente apenas ao seu 

modelo de concessão, sem levantar os problemas da exploração privada do setor de 

telecomunicações. A partir do exposto, percebe-se que, a despeito de suscitar junto ao público 

valores republicanos e democráticos quanto ao tema da comunicação social, as práticas da 

acomodação/conciliação, do patrimonialismo e do clientelismo predominaram na aprovação 

do texto final. 

Apesar do resultado, é relevante que o DC tenha trazido o tema ao conhecimento do 

grande público. Ao apresentar a fala do relator, Artur da Távola (PMDB-RJ), que se 

manifestou a favor da forma coletiva para a definição das outorgas, o DC colocou em cena um 

assunto que as grandes emissoras jamais mencionaram em suas programações: os 

proprietários são concessionários de um serviço público, operado pela iniciativa privada, mas 

que deve atender ao interesse público, portanto, não ser objeto de jogos e barganhas entre 

grupos ocupados apenas com seus próprios negócios. 

Talvez por isso o presidente José Sarney tenha se apressado em despachar todas as 

concessões que pôde, a fim de garantir os interesses de seu governo e do grupo político que 

representava. A manutenção dos grupos hegemônicos no controle das mídias – aqueles 

mesmos que apoiaram a ditadura então recém-superada – significou o imobilismo da 

comunicação social na nova ordem política e democrática. Todavia, a redação do texto 

constitucional se deu mediante amplo debate a respeito do direito à informação e à 

comunicação, além de ter resultado, pela primeira vez, em um capítulo específico sobre a 

comunicação social na constituição brasileira. 

 

Referências 

 

APOIO editorial ao golpe de 64 foi um erro. O Globo, Rio de Janeiro, 31 ago. 2013. 
Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/apoio-editorial-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-

9771604. Acesso em: 23 ago. 2022. 

 

ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE (ANC). Atas de Comissões. Diário da 

Assembléia Nacional Constituinte. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1987. 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

235 

   

 

Disponível em: 

http://www.senado.leg.br/publicacoes/anais/constituinte/8b_Sub._Ciencia_E_Tecnologia_E_

Da.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020. 

 

BARROS, Antonio Teixeira de; LEMOS, Cláudia Regina F.; BERNARDES, Cristiane Brum; 

LARCHER, Marcelo; CARLOS, Maíra de Brito; PAZ, Aline Dias. História dos canais de 

comunicação do Legislativo. In: CONGRESSO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 

São Paulo, 2007. Anais [...]. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-

1/encontros-nacionais/5o-encontro-2007-

1/Historia%20dos%20canais%20de%20comunicacao%20do%20Legislativo.pdf. Acesso em: 

25 mar. 2020. 

 

BENEVIDES, Maria Victoria; COMPARATO, Fábio. A Constituinte e os impasses da Nova 

República. In: SANDRONI, Paulo (org.). Constituinte, economia e política da Nova 

República. São Paulo: Cortez, EDUC, 1986. p. 55-72. 

 

BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. 

 

CARVALHO, Luiz Maklouf. 1888: segredos da Constituinte. Os vintes meses que agitaram 

e mudaram o Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2017. 

 

FENAJ [FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS]. Proposta dos jornalistas à 

sociedade civil. Impresso com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 

maio 1991. Disponível em: 

http://www.danielherz.com.br/system/files/acervo/FENAJ/Proposta+dos+Jornalistas+a+Socie

dade+Civil.pdf. Acesso em: 30 ago. 2018. 

 

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 

2007. v. 3. 

 

JEANNENEY, Jean-Nöel. A mídia. In: RÉMOND, René (org.). Por uma história política. 3. 

ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. p. 213-225. 

 

LAMARÃO, Sérgio Tadeu de Niemeyer. Mídia e política: as concessões de canais de rádio e 

televisão na Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988). Locus: Revista de História, [S. 

l.], v. 7, n. 2, 2001. Disponível em: 

https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20544. Acesso em: 24 jun. 2020. 

 

LIMA, Venício A. de. Conselhos de Comunicação Social: a interdição de um instrumento da 

democracia participativa. Brasília: FNDC, 2013. 

 

MUNHOZ, Sara Regina. A atuação do “Centrão” na Assembléia Nacional Constituinte de 

1987/1988: dilemas e contradições. Revista Política Hoje, v. 20, n. 1, p. 343-394, 2011. 

Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/politicahoje/article/view/3816. Acesso em: 

20 abr. 2019. 

 

OLIVEIRA, Wellington Amarante. Telecurso 2º Grau: paradigma no ensino pela TV e 

legitimação política da Rede Globo, 1977-1981. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – 

Universidade Estadual Paulista, Assis, 2011. Disponível em: 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

236 

   

 

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/93366/oliveira_wa_me_assis.pdf?sequenc

e=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun 2019. 

 

O REGIME militar e as organizações Globo. Viomundo, 15 ago. 2010. Disponível em: 

https://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/o-regime-militar-e-a-tv-globo.html. Acesso 

em: 23 ago. 2022. 

 

PALHA, Cássia Rita Louro. A Rede Globo e o seu repórter: imagens políticas de Teodorico 

a Cardoso. 2008. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 

2008. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22105?locale-attribute=en. Acesso em: 

18 jun. 2019. 

 

PALHA, Cássia Rita Louro. Fontes telejornalísticas nos domínios de Clio: notas 

metodológicas. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 9, n. 22, p. 236 - 258, set./dez. 2017. 

Disponível em:  

https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180309222017236/7576. Acesso 

em: 21 ago. 2018. 

 

PIERANTI, Octavio Penna. Conselho de Comunicação Social [verbete]. In: Dicionário 

Histórico Biográfico Brasileiro, CPDOC/FGV. [S.d.]. Disponível em: 

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/conselho-de-comunicacao-

social. Acesso em: 23 mar. 2020. 

 

PROGRAMA N. 001. Diário da Constituinte. Brasília: Radiobrás, 8 abr. 1987. 

 

PROGRAMA N. 003. Diário da Constituinte. Brasília: Radiobrás, 10 abr. 1987. 

 

PROGRAMA N. 007. Diário da Constituinte. Brasília: Radiobrás, 14 abr. 1987. 

 

ROCHA, Antônio Sérgio. Genealogia da Constituinte: do autoritarismo à democratização. 

Revista Lua Nova, São Paulo, n. 88, p. 29-87, 2013. Disponível em: 

https://www.scielo.br/j/ln/a/VSNRN6Ct88qpv9jzgnbRgsx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 

21 ago. 2018. 

 

SARNEY, José. [Entrevista]. Carta Capital, São Paulo, ed. 369, p. 40, 23 nov. 2005. 

 

SILVA, Luís Martins da. A longa jornada pelas rádios e TVs cidadãs. Observatório da 

Imprensa. Edição 592. 1º jun. 2010. Disponível em: 

https://www.observatoriodaimprensa.com.br/interesse-publico/a-longa-jornada-pelas-radios-e-

tvs-cidadas/. Acesso em: 27 jul. 2022. 

 

TEIXEIRA, Carla Drielly dos Santos. Televisão e culturas políticas no Brasil Republicano: a 

Assembleia Nacional Constituinte, 1987-1988. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH 

DF, 9., 2020, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPUH DF, 2020. p. 446-456. Disponível em: 

https://drive.google.com/file/d/1fDTIcmni9VKfshhCdHNEuyF0x_nhN0gS/view?usp=sharin. 

Acesso em: 23 jun. 2022. 

 

TEIXEIRA, Carla Drielly dos Santos. O Diário da Constituinte e o debate sobre a 

comunicação social entre junho e dezembro de 1987. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 219-237, jan./jun. 2022 

 

237 

   

 

HISTÓRIA, 31., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPUH, 2021. Disponível 

em: 

https://www.snh2021.anpuh.org/resources/anais/8/snh2021/1628561322_ARQUIVO_5e8586

5e8b4dee22ad4acb19d7d13176.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022. 

 

VOGEL, Luiz Henrique. A comunicação social na constituição de 1988 e a concentração 

da mídia no Brasil. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. Brasília, 2013. 

Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/14878. Acesso em: 23 jun. 2022. 

 

 

 

Submetido em: 28.12.2020 

Aprovado em: 25.06.2022 

 

 

 

https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/14878

