
        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

54 

   

  

 

O “Golpe dentro do Golpe” na imprensa? Posicionamento dos 

jornais na divulgação do AI-51 

 

Allysson Viana MARTINS2 
 

Resumo: 

O Ato Institucional nº 5 (AI-5), decretado em 13 de dezembro de 1968, representou o endurecimento do golpe de 

1964, vigorando até 1978. Este trabalho avalia, por meio do método indutivo, como a promulgação desse ato, 

com 12 artigos, foi divulgada nas publicações de 14 de dezembro de 1968 dos jornais impressos Folha de S. 

Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. As formas de divulgação do AI-5 antecipam os caminhos que cada 

veículo seguiria nos próximos anos. Enquanto O Globo assumiu a versão dos militares, a Folha fez ponderações 

duras em texto opinativo e o Estadão problematizou as motivações do governo ao discutir as consequências da 

censura sofrida. 
 

Palavras-chave: Ato Institucional; AI-5; Jornalismo; Ditadura Militar. 

 

 

The “Coup inside the Coup” in press? Placement of newspapers at 

AI-5 publication 

 
Abstract: 

The Institutional Act No. 5 (AI-5), decreed on December 13, 1968, represented the maturation of the 1964 coup, 

effective until 1978. This article evaluates, through the inductive method, how the promulgation of the act, with 

12 articles, was published in the publications of December 14, 1968 of the newspapers: Folha de S. Paulo, O 

Estado de S. Paulo and O Globo. The ways they spread the AI-5 anticipates the paths the each vehicle followed 

in the years to come. While O Globo took over the military's version, Folha made hard judgments in an 

opinionated text and Estadão questioned the government's motivations when discussing the consequences of the 

censorship suffered. 
 

Keywords: Institutional Act; AI-5; Journalism; Military Dictatorship. 
 

 

¿ El “Golpe dentro del Golpe” en la prensa? Posicionamiento de 

los periódicos en la divulgación de AI-5 
 
Resumen: 

El Acto Institucional Nº 5 AI-5), decretado el 13 de diciembre de 1968, representó la madurez del golpe de 1964, 

que duró hasta 1978. Este trabajo evalúa, por el método inductivo, cómo la promulgación de la ley, con 12 

artículos, fue difundida en las publicaciones del 14 de diciembre de 1968 en los periódicos impresos: Folha de S. 

Paulo, O Estado de S. Paulo y O Globo. Las formas de divulgación del AI-5anticipan los caminos que tomaría 

cada vehículo en los próximos años. Mientras O Globo se hacía cargo de la versión militar, Folha hizo duras 

consideraciones en un texto con opiniones y Estadão problematizó las motivaciones del gobierno al discutir las 

consecuencias de la censura sufrida. 
 

Palabras clave: Acto Institucional; AI-5; Periodismo; Dictadura militar. 

                                                 

1 Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 12º Encontro Nacional de Pesquisadores de História da 

Mid́ia (ALCAR), realizado entre 19 e 21 de junho de 2019 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

(UFRN), em Natal (RN). 

 

2 Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de 

Jornalismo e coordenador do MíDI–Laboratório de Mídias Digitais e Internet na Universidade Federal de 

Rondônia (UNIR). E-mail: allyssonviana@unir.br 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

55 

   

  

 

 

Introdução 

O Golpe de 19643 começou a ser articulado meticulosamente desde 1961, com a 

grande mídia apoiando os conservadores na preparação de um ambiente favorável para isso, 

quando acusou o presidente João Goulart de deixar o país em uma crise econômica e política 

e de planejar o fim da democracia com um golpe comunista iminente. Quando o golpe 

aconteceu, os meios de comunicação já haviam desenvolvido um clima no qual a deposição 

do presidente era não só inevitável, mas necessária (KOSHIYAMA, 1988; DELGADO, 2010; 

FERREIRA, 2003; FERREIRA; GOMES, 2014; MACHADO, 2014; REIS, 2014; RIDENTI, 

2014). 

 A ruptura representou uma união de forças de militares, políticos brasileiros e 

estadunidenses, empresários, igreja Católica, grande mídia, proprietários rurais e demais 

setores conservadores da sociedade. O desejo pela deposição de João Goulart não implicava 

exatamente em apoio ao governo dos militares, como pôde ser observado depois, com 

políticos e jornais que contribuíram para o golpe sofrendo cassações e sanções diretas. Para 

Fico (2005), foram dois acontecimentos distintos, ainda que contínuos, pois houve um 

processo para o golpe se transformar em uma ditadura. 

 A ditadura militar brasileira promulgou 17 Atos Institucionais, sendo o primeiro 

produzido ainda pela Junta Militar e com o quinto se constituindo como o mais rígido, 

produzido por Arthur da Costa e Silva (FICO, 2005). Em setembro de 1968, o deputado pelo 

estado da Guanabara Márcio Moreira Alves (MDB) – jornalista que inicialmente apoiou o 

golpe, mas que se opôs rapidamente à ditadura e aos atos autoritários – pediu para a 

população não participar dos festejos da Independência do Brasil e para as mulheres não se 

relacionarem com militares. No mesmo período, o deputado pelo estado da Guanabara 

Hermano Alves (MDB) escreveu artigos contra a ditadura no Correio da Manhã. Embora 

tenha trabalhado e contribuído com a fundação da Tribuna da Imprensa, ao lado de Carlos 

Lacerda – jornalista e político de direita, opositor frontal de João Goulart –, Hermano Alves se 

opôs ao golpe e à ditadura militar até ser exilado do Brasil (MACHADO, 2014). 

                                                 

3 Aqui, não adotamos as expressões golpe militar (FICO, 2004, 2005), golpe civil-militar (DIAS, L. A., 2014a, 

2014b; FERREIRA, 2003) ou golpe midiático-civil-militar (MACHADO, 2014) por entendermos que não 

caberia uma reflexão mais aprofundada acerca de cada uma, sobretudo por entender o golpe e a ditadura como 

momentos distintos, com apoios e suportes de instâncias diferentes realizados ao longo do tempo e de modo não 

homogêneo (MARTINS, 2020).  



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

56 

   

  

 Esses pronunciamentos foram considerados o estopim para a sequência de 

manifestações contra o governo dos militares, sobretudo porque a Câmera dos Deputados não 

instaurou um processo contra Moreira Alves. O ministro da Justiça, Luís Antônio da Gama e 

Silva, redigiu o AI-5, aprovado e assinado, entre outros, pelo presidente Artur da Costa e 

Silva, em 13 de dezembro de 1968. Nessa data, o Congresso Nacional entrou em recesso, 

reabrindo apenas em outubro de 1969 para referendar a escolha do novo presidente, Emílio 

Garrastazu Médici (GASPARI, 2002). O AI-5 vigorou até 1978, quando Ernesto Geisel 

acabou com o ato que enrijeceu ainda mais o regime autoritário e tornou os outros, ao menos 

até o AI-11, com pouca expressão. Era o início do lento, gradual e controlado processo de 

abertura política. 

 O Golpe dentro do Golpe se tornou tão rígido que Gaspari (2002) disse que se 

instaurou uma ditadura, a ditadura do AI-5, e, com ela, o mais longo período ditatorial do 

Brasil. Essa perspectiva interpretativa, aparentemente, pode amenizar o ato da deposição de 

Goulart e a ação dos militares e demais golpistas em 1964, pela radicalização, endurecimento 

e enrijecimento das cassações, prisões, exílios, torturas, desaparecimentos, assassinatos, 

dentre outras violações contra os direitos humanos que ficaram marcadas como 

representativas das mais de duas décadas da ditadura militar. Em 1968, a censura aos jornais 

também ocorria, inclusive, com censores nas redações. Longe de ser um golpe dentro do 

golpe por causa do ativismo dos grupos de esquerda, o AI-5 representou o endurecimento do 

processo que se desenrolava desde a deposição do presidente. 

 O ato colocava o governo militar em defesa, como se os dirigentes apenas reagissem 

às ações dos grupos de esquerda, tornando, segundo o próprio texto do AI-5, “imperiosa a 

adoção de medidas” e os “obrigando […] a adotarem as providências necessárias”, com 

intuito de prezar pelo “interesse nacional” e de defender a continuidade da “Revolução” e do 

“Movimento de março de 1964” (BRASIL, 1968, sp.). Afinal, existiam “atos nitidamente 

subversivos” e “fatos perturbadores da ordem”, que partiam de variados “setores políticos e 

culturais” associados à esquerda. A intenção era permanecer dentro da legalidade do “sistema 

jurídico e político”, a fim de assegurar a “ordem democrática” pela garantia da “liberdade”, 

do “respeito à dignidade da pessoa humana”, sempre combatendo a corrupção e o “fantasma” 

do comunismo, ou, como definiram, as “ideologias contrárias às tradições de nosso povo” 

(BRASIL, 1968, sp.). Os trechos supracitados ipsis litteris do AI-5 representam o espírito da 

época, ao menos da narrativa dos militares que o publicaram. Nesse sentido, “durante a 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

57 

   

  

reunião (na qual Costa e Silva apresentou o texto do AI-5), falou-se dezenove vezes nas 

virtudes da democracia, e treze vezes pronunciou-se pejorativamente a palavra ditadura” 

(GASPARI, 2002, p. 345). 

 Em seus 12 artigos, o AI-5 permitiu ao presidente: (1) decretar o recesso do Congresso 

Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, legislando em seu 

lugar; (2) intervir nos estados e municípios; (3) suspender os direitos políticos de qualquer 

cidadão por 10 anos; (4) cassar mandatos políticos em níveis federais, estaduais e municipais; 

(5) restringir demais direitos, públicos ou privados; (6) confiscar bens por enriquecimento 

ilícito de cargo ou função pública; (7) suspender habeas corpus em casos de crimes políticos e 

contra a segurança nacional. A censura prévia se tornou corriqueira em produções artísticas, 

culturais e midiáticas, com censores militares da ativa e da reserva, que usavam o perigo do 

comunismo não apenas para continuar no poder, mas para enrijecer a ditadura (FICO, 2005; 

GASPARI, 2002). 

 O objetivo desta pesquisa foi investigar de que modo a proclamação do AI-5 foi 

divulgada pela imprensa da época, quanto a todos os rígidos 12 artigos. Para isso, foram 

selecionadas as publicações de 14 de dezembro de 1968, um dia após a promulgação do ato 

institucional, nos três dos maiores jornais impressos da época. Os diários são de grupos e 

famílias que ainda comandam o jornalismo impresso no país, os grupos Estado, Folha e 

Globo. Aqui, não se trata de avaliar a atuação desses veículos, mas evidenciar o 

posicionamento na divulgação efetiva do AI-5, realizada um dia após sua promulgação, 

verificando se as marcas nessas produções já revelavam a atuação desses jornais e grupos nos 

próximos anos, em relação à ditadura militar. 

 Para isso, foi utilizado o método indutivo, acompanhado de uma interpretação 

contextual, em uma perspectiva que considera o embate das narrativas históricas 

(BLANCHARD; VEYRAT-MASSON, 2008a, 2008b; MARTINS, 2020). O desenvolvimento 

ainda embrionário da metodologia se vale de mecanismos de observação e descrição de 

maneira pouco organizada e sistematizada, sem roteiros pré-programados ou 

semiestruturados. Ainda assim, a intenção é não tornar a discussão rígida, mas delinear 

possíveis caminhos a partir do método indutivo, com foco na análise textual e visual, em 

especial do material fotográfico, das matérias veiculadas pelos jornais impressos. 

 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

58 

   

  

 

Folha de S. Paulo 

 O jornal Folha de S. Paulo apoiou o golpe de 1964 e reforçou a colaboração com os 

militares imediatamente após a promulgação do AI-5, com a demissão de diversos jornalistas, 

sendo um dos principais movimentos para o veículo praticamente não sofrer censuras e 

sanções da ditadura. O grupo ainda ficou marcado pelas suas caminhonetes incendiadas em 

1971, por terem sido emprestadas aos militares para carregarem civis e militantes para a 

prisão, onde eram interrogados, torturados e assassinados. O proprietário, Otávio Frias de 

Oliveira, em 22 de setembro de 1971, defendeu a ditadura, sete anos após sua imposição, e 

assumiu uma postura de negação em relação à existência de torturas, assassinatos e prisões 

políticas (FOLHA DE S. PAULO, s./d.). Do golpe de 1964 até a primeira efeméride de seus 

10 anos, o jornal servia praticamente como assessoria do governo, ao divulgar somente o 

discurso oficial (DIAS, A. B., 2015). Foi apenas a partir das rememorações do golpe em 1984, 

quando se colocava como o “jornal das diretas”, “apartidário”, “independente”, “plural” e 

“porta-voz dos anseios da sociedade”, com uma ditadura já em seus últimos momentos, que o 

veículo passou a combater a versão da “revolução democrática”, “manifestação” e 

“movimento” de 1964.  

 Em editorial de 17 de fevereiro de 2009, ao atacar o governo de Hugo Chávez na 

Venezuela, disse que o Brasil passou por uma “ditabranda” por ter vivenciado só disputas 

políticas, com acesso à Justiça, de 1964 até 1985. A reação de intelectuais e militantes fez com 

que o jornal admitisse o erro 20 dias depois, em 8 de março, com pronunciamento até do 

proprietário e diretor do veículo, Otávio Frias Filho. Segundo André Bonsanto Dias (2014), o 

caso reabriu o debate em torno do apoio da mídia à ditadura militar, quando o grupo serviu 

como porta-voz; até então, o golpe de 1964 era citado pelo jornal somente nas efemérides. 

 O AI-5 foi divulgado pelo jornal em três páginas, além da manchete na capa, que dizia 

“Governo baixa novo ato”, sob o antetítulo “Decretado o recesso do Congresso Nacional”, 

não apenas informando sobre o ato, mas apresentando a principal resolução (Figura 1). 

Abaixo de ambos, e acima da foto do presidente Costa e Silva na Escola Naval na manhã 

naquele dia, uma pequena nota informava que o ministro da Justiça, Gama e Silva, anunciou o 

AI-5 às 23 horas, seguido de Ato Complementar. 

 

 

 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

59 

   

  

Figura 1 – Capa da Folha de S. Paulo sobre o AI-5 

 
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de dezembro de 1968, p. 1. 

 

 Na página 4 do 1º caderno, o editorial “Horas difíceis” expõe a opinião do veículo de 

que a normalidade no país fora “infelizmente interrompida” com as “medidas de exceção”, 

que não deveriam mais ser cogitadas com a Constituição atual. O texto é direto, ao dizer que 

“deve-se lamentar” essa “interrupção do processo democrático”, mesmo com “as razões” e os 

“fortíssimos motivos” do presidente, que já demonstrara não ter interesse em se afastar da 

legalidade, não lhe restando “alternativa senão a que tristemente se consuma”. O editorial 

continua ao colocar que as crises “fomentadas por agitadores” se juntaram ao caso de Márcio 

Moreira Alves, culminando na promulgação das medidas, embora fosse “preferível que o 

governo absorvesse com naturalidade a derrota parlamentar”, mas não se deve “lamentar o 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

60 

   

  

que poderia ter sido – e não foi”, então, só poderiam desejar que a ação fosse “passageira”. 

 Com exceção de Gama e Silva e do presidente, até o meio da tarde, o jornal informa 

que ninguém imaginava o que aconteceria no final do dia 13 de dezembro de 1968. O texto 

“Um dia diferente no Palácio das Laranjeiras” revela que o local não teve muita 

movimentação, com a vigilância maior do que o normal e os jornalistas confinados em suas 

salas até 13h, quando não puderam retornar do almoço. Ao final da tarde, com políticos e 

jornalistas à frente do Palácio, o senador pelo Rio Grande do Norte Dinarte Mariz (UDN) 

revelou que estava preocupado com os estudantes, quando um repórter disse que ele seria o 

único cassado, pois o ato era certo. Às 17h, eram confirmadas as informações sobre a 

promulgação de um novo ato. 

 A reportagem principal sobre o AI-5, “O presidente reúne seus ministros para a 

decisão”, narra o dia 13 de dezembro, com as reuniões para definirem uma posição contra a 

Câmara dos Deputados, pelo caso do deputado Mário Moreira Alves. O presidente Costa e 

Silva propôs, segundo a matéria, a publicação de um novo ato, com as medidas que 

apresentou integralmente durante a reunião do Conselho de Segurança Nacional, no início da 

noite, após uma tarde com o ministro da Justiça, Gama e Silva, e os três ministros militares: 

Lira Tavares, do Exército; Augusto Rademaker, da Marinha; Márcio de Souza Mello, da 

Aeronáutica. Todos foram aconselhados a não realizarem contatos com a “imprensa”, com a 

entrada e saída pelo jardim do Palácio da Laranjeiras, onde “os jornalistas não têm acesso”, 

ainda de acordo com o jornal. 

 A reportagem é extremamente descritiva, não somente sobre as reuniões do dia da 

divulgação do ato, mas também sobre os acontecimentos da data anterior, conforme trechos 

que reproduzimos abaixo. O intertítulo conta, “em ordem cronológica”, “Os fatos, de 

momento a momento”, a partir da “quinta-feira à tarde” e terminando “sexta-feira cedo”, ao 

enfatizar, sobretudo, a relação da imprensa com os representantes do governo, que se 

esquivaram durante todo o dia, pois não estavam “autorizados”. Antes do decreto do AI-5, as 

guarnições do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estavam em prontidão, no Rio de 

Janeiro e em São Paulo, com a manhã daquele dia sem nenhuma confirmação “nas áreas bem 

informadas” sobre a “existência de um Ato Institucional”. À tarde, os jornalistas foram 

impedidos de retornar ao Palácio das Laranjeiras, quando chegaram diversos ministros “com 

diferença de 5 minutos” cada um, porém, só no final da tarde todos se reuniram. 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

61 

   

  

O Estado de S. Paulo 

A participação de O Estado de S. Paulo, segundo Machado (2014), estaria em 

qualquer antologia universal produzida pelo jornalismo com caráter de “infâmia”, “ridículo” 

ou “patético”, pois cotidianamente evidenciava como o país poderia melhorar somente com 

João Goulart afastado e como eles fariam de tudo para isso acontecer; ajudariam da melhor 

maneira possível para evitar que se consumasse toda a ameaça que o presidente encarnava. 

Ainda segundo o autor, o golpe simbolizava o otimismo e a confiança no futuro para o mundo 

inteiro, uma vez que 1964 representava de fato o fim de uma ditadura e não 1945, em 

referência ao Estado Novo proclamado por Getúlio Vargas, padrinho político de Jango. 

 O veículo justificava que João Goulart não tinha autoridade suficiente para comandar 

o país e que a intervenção militar seria transitória. O jornal acusou, em 1967, a ditadura 

militar de censura, ao comentar a morte do ex-presidente Castello Branco. Tornou-se, 

novamente, oposição à ditadura que ajudou a instalar. A postura editorial levou o regime 

autoritário a realizar, em 13 de dezembro de 1968, o impedimento da circulação dos jornais O 

Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, ambos do mesmo Grupo Estado. Na ocasião, os 

militares se desagradaram do editorial “Instituições em frangalhos”, escrito pelo proprietário, 

Júlio de Mesquita Filho. Os dois veículos ficaram conhecidos por utilizar páginas em branco, 

poemas de Luís de Camões e receitas culinárias para substituir as publicações proibidas e 

demonstrar aos leitores que os conteúdos tinham sido censurados. 

 Na edição analisada, o jornal destinou uma página à censura sofrida no dia anterior e 

três ao AI-5 (toda a coluna direita na capa, um editorial com três colunas e uma página na 

íntegra). A manchete da capa explica uma das consequências da ação: “Novo ato; Congresso 

em recesso”, acima de uma foto em que os deputados estão reunidos para “ouvir a leitura do 

Ato” (Figura 2). As demais chamadas seguem a mesma vertente, como “Cassação de 

mandatos” e “As detenções”, além de “‘Estado’ é apreendido”, “Apreensão dos jornais é 

censura pela ABI” e “Contra a autocensura”, sobre a censura aos veículos do Grupo Estado no 

dia anterior, ou seja, na manhã do decreto. Esse assunto, com predominância na capa, ainda 

foi desenvolvido em toda a página 5 da edição. 

 

 

 

 

 
 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

62 

   

  

Figura 2 – Capa de O Estado de S. Paulo sobre o AI-5 

 
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de dezembro de 1968, p. 1. 

 

Na análise, foi possível perceber uma articulação entre a apreensão dos jornais do dia 

anterior à promulgação do AI-5, demonstrando que esse poderia ser um mecanismo que 

consolidaria e perpetuaria a censura, uma vez que os agentes já estavam nos jornais do Grupo 

Estado e impediram, às 4 horas, a veiculação de quase 200 mil exemplares, 100 mil de O 

Estado de S. Paulo e 90 mil do Jornal da Tarde. A descrição é detalhada sobre o impedimento 

e o recolhimento da publicação, revelando que houve ainda a apreensão de outros jornais, 

como O Paiz, O Popular e Tribuna de Goiás; buscas nas redações do Correio da Manhã e do 

Última Hora, e atos de censura prévia contra o Correio Braziliense e a Folha de Goiás. 

 O general Manoel Lisboa declarou, de acordo com o jornal, que houvera apenas um 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

63 

   

  

“incidente com o jornal ‘O Estado de S. Paulo’”, quando o grupo foi impedido de circular a 

edição devido ao editorial “Instituições em frangalhos” e censores se instalaram na redação. 

Enquanto o coronel José Garbogini, chefe das relações-públicas do II Exército, disse que não 

foi consultado sobre a retenção dos jornais, algo que não teria permitido, o general Silvio de 

Andrade assumiu completamente a responsabilidade pela apreensão, pois não queria que os 

ânimos fossem acirrados com o editorial. Ainda na capa, existe uma entrevista com o 

proprietário, Júlio de Mesquita Neto, que revela uma conversa com o general Andrade, de 

quem ouvira que só poderiam circular sem o editorial e a quem respondera que os leitores 

saberiam do ocorrido. De acordo com outra matéria, “Apreensão dos jornais é censurada pela 

ABI”, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Danton Jobim, condenou a 

apreensão e as censuras prévias contra os diversos veículos como “ato de violência 

injustificável” e “flagrante desrespeito à Constituição”, pois não havia nada de subversivo ou 

de perturbador. 

 Ainda na capa, agora sobre o AI-5, abaixo da manchete “Novo ato; Congresso em 

recesso”, o jornal explica que Costa e Silva “reinvestiu-se dos poderes excepcionais” para 

decretar “o recesso do Congresso Nacional por tempo indeterminado” e aponta as ações mais 

rígidas do ato, seguidas da fala de José Bonifácio, presidente da Câmara dos Deputados, para 

quem o “novo regime” tornava a “missão” do legislativo “encerrada”, não sem justificar a 

atitude do governo militar. No texto “As detenções”, o veículo destaca que, mesmo antes do 

conhecimento público do ato, as prisões começaram no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre 

deputados e um jornalista. À noite, elas chegaram até o ex-presidente Juscelino Kubitscheck e 

diversos jornalistas. A foto mais abaixo mostra que “fuzileiros interditam”, conforme legenda, 

a divisa da Guanabara com o Rio de Janeiro. 

 O artigo  opinativo, na página 3, possui, por sua vez, título objetivo e informativo – “O 

escalão militar acionou a decisão” –, e evidencia que o AI-5 foi uma retaliação à Câmara dos 

Deputados e aos deputados Djalma Marinho (UDN), pelo Rio Grande do Norte, e, 

principalmente, Márcio Moreira Alves, e à decisão de habeas corpus pelo TSF aos “agitados 

estudantes”. O processo predecessor à promulgação do ato foi descrito detalhadamente, ao 

mesmo tempo que transparecem poucas críticas, quando revela: “O Congresso a exigir um 

período de recesso e cassações em massa, censura rígida à imprensa, rigor no tratamento dos 

estudantes e vigilância na subversão da Igreja são medidas em caminho ou que já estão sendo 

deflagradas”, nas palavras do veículo. O jornal afirma ainda que “não haverá lugar para 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

64 

   

  

qualquer presença política”, por causa do recesso no Congresso Nacional e das cassações e 

suspensões de direitos políticos, endossando a perspectiva do deputado Rafael de Almeida 

Magalhães (UDN-Guanabara), para quem não aparecia, no governo, uma “voz de bom senso” 

em perceber “os erros cometidos”. 

 A página 4, dedicada inteiramente ao AI-5, trouxe o título informativo “Costa baixa o 

Ato Institucional n.º 5”, explicando as “medidas de exceção” publicadas para garantir a 

continuidade da “Revolução de março de 1964”, e também o texto original do Ato na íntegra. 

Uma foto apresentou a movimentação das forças militares de São Paulo, em prontidão para o 

caso de reações, com tanques “desfilando pelas ruas”, conforme legenda. Acima da fotografia, 

uma caixa informativa anunciava: “O Congresso já está em recesso […] por tempo 

indeterminado”, a partir do Ato Complementar nº 38, de 13 de dezembro de 1968. 

 “Fala de Gama e Silva anunciou o novo Ato” é outro título informativo que trouxe 

entre aspas, exatamente, as palavras do ministro da Justiça sobre os acontecimentos no país 

após a “Revolução democrática de 31 de março de 64” instaurar um “regime de paz e 

tranquilidade, de restauração da ordem econômica, política e social”. O texto apresenta como 

os presidentes Castello Branco e Costa e Silva mantiveram esses “indiscutíveis benefícios”, 

mesmo com os “movimentos de agitação, de subversão” que geravam “intranquilidade” e 

comprometiam os anseios dos militares pela manutenção da “ordem política e social”. A 

matéria traz ainda a justificativa do ministro justifica sobre a instauração do AI-5 exatamente 

pela ampliação das ações da esquerda, atingindo até o “Parlamento Nacional”, como se não 

houvesse outro caminho, se não ser mais rígido, afinal, “o governo da República não poderia 

de forma alguma falhar a seus compromissos e a seus deveres para com a Nação”, mesmo que 

isso exigisse “grandes sacrifícios”, como a promulgação do ato, tudo para “preservar a 

Revolução de março de 1964”. 

 Ao ministro do Exército, Aurélio de Lyra Tavares, é dedicado um texto informativo, 

intitulado “Lyra exalta a unidade militar”, com seu pronunciamento entre aspas exaltando os 

militares, que defenderam, com “sua tolerância, às vezes mal compreendida”, a “bandeira da 

democracia e da liberdade”, salva com “a Revolução de março”, contra aqueles que 

continuavam tentando destruir a agora “fortalecida democracia”. Essa saudação é ainda 

ratificada pelo ministro da Marinha, Augusto Rademaker, no mesmo texto. Ao final da página, 

com dois parágrafos, falava-se que os “Estudantes não foram libertados”, em intertítulo, 

mesmo com o Supremo Tribunal Federal concedendo habeas corpus aos quatros dirigentes 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

65 

   

  

estudantis presos. 

 A foto de um carro do Departamento da Polícia Federal estacionado em frente à seção 

de distribuição do Grupo Estado foi publicada na página 5, dedicada à apreensão dos jornais 

O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde no dia da promulgação do AI-5. O primeiro dos 

quatro textos, intitulado “Lisboa pede colaboração”, noticia que o militar do II Exército, 

Carvalho Lisboa, reuniu-se com os dirigentes das empresas de rádio e televisão, acompanhado 

das orientações para a imprensa apoiar e cooperar com a manutenção da “ordem, paz e 

tranquilidade”. Um recado para que não se colocassem no caminho do governo. O texto 

“Tensão na Assembléia” expunha o clima antes da promulgação do ato, quando todos os 

temores se confirmaram, como resposta à defesa do deputado Márcio Moreira Alves, mesmo 

quando os parlamentares acreditavam que o presidente se manteria na “legalidade da 

Constituição”, graças à “independência de poderes inerente ao regime”. 

 A repercussão da apreensão dos jornais do Grupo Estado, com protestos e 

pronunciamentos pelo país, foi apresentada no texto “Apreensão dos jornais”, com circulação 

até nos quartéis do editorial motivador da censura e com moção de aplauso proposta por 

vereador de Bragança Paulista. Ainda na página 5, a matéria “Impetrada segurança” trouxe, na 

íntegra, o mandado de segurança apresentado pelo advogado do Grupo Estado, acusando o 

ministro da Justiça de ferir a Constituição Federal e a Lei de Imprensa, devido à censura da 

publicação dos jornais. Ao final deste texto, apresentou declaração do deputado Orlando Jurca 

(MDB-SP), que repudiou o ocorrido: “Infeliz da Nação quando os detentores do poder 

investem contra a imprensa”, que possui um “sacrossanto” trabalho social; acrescentou ainda 

que, embora os jornais errem em algumas apreciações, eles nunca devem ser silenciados 

“coercitivamente pela força”. 

 

O Globo 

 O jornal O Globo foi um dos entusiastas do golpe de 1964, com o argumento de que   

levaria o país a uma verdadeira democracia, a um retorno à legalidade que estava sendo 

perdida com as ameaças comunistas do presidente e seus apoiadores (BRITTOS; BOLAÑO, 

2005). A retratação do jornal veio quase 50 anos depois, em 30 de agosto de 2013, mesmo que 

tentem justificar em alguns momentos a posição que escolheram à época, de apoio ao golpe. A 

revolução passa a se chamar golpe, e o editorial de reparação evidencia isso como um avanço 

que demorou cinco décadas, ainda que expusessem Roberto Marinho, proprietário do Grupo 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

66 

   

  

Globo no período, ao revelar seu editorial de 1984 que reforçava ainda naquele ano o apoio ao 

golpe e à ditadura militar – já em vias de finalização –, quando afirmava que que a 

“revolução” não deveria terminar porque precisavam ainda expurgar alguns subversores. 

 Ao lado da foto de uma tela de TV com o rosto do ministro da Justiça, Gama e Silva, 

aparece a manchete, direta e objetiva: “Editado o AI-5” (Figura 3). Além da capa, 

praticamente toda dedicada à decisão do governo – isto é, uma coluna e meia de duas –, só 

mais a página 10 do jornal abordou o ato. O Globo publicou, abaixo da manchete, as cinco 

principais medidas: “(1) Congresso em recesso (2) Confisco de bens (3) Suspensos ‘habeas’ 

políticos (4) Restabelecidas as cassações (5) Liquidada a vitaliciedade”, para depois publicar 

o AI-5 na íntegra, ipsis litteris. Por fim, divulgou também integralmente o Ato Complementar 

nº 38, no qual o presidente fechava o Congresso Nacional por tempo indeterminado. 

 

Figura 3 – Capa de O Globo sobre o AI-5 

 
Fonte: O Globo, 14 de dezembro de 1968, p. 1 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

67 

   

  

 A página 10, inteiramente destinada a abordar algumas facetas do AI-5, foi subdivida 

em cinco partes: as resoluções e consequências do AI-5; a declaração de fechamento do 

congresso; a última sessão da Câmara; o caso do deputado Márcio Moreira Alves; e as não 

explicações dos militares à imprensa. A matéria principal da página, “Gama e Silva: Ato 

institucional visa a preservar a Revolução e a defender o regime”, evidenciou como o jornal 

assumia o discurso oficial do governo como seu. O texto descreve o pronunciamento do 

ministro da Justiça para as emissoras de rádio, via Agência Nacional, enfatizando o objetivo e 

sucesso da promulgação do ato pela manutenção da ordem democrática e da tranquilidade. 

Seguindo o teor oficial do documento, o ministro apontou o AI-5 como uma reação aos 

“diversos setores subversivos”, que usaram “foças [sic] adversas” para criar “agitação” e 

“intranquilidade pública”, atingindo o Congresso Nacional e generalizando a corrupção. 

Ainda segundo o texto, como muitos não “compreenderam a Revolução”, o governo não 

podia “falhar em seus propósitos”, em cumprir a missão do “Movimento de março de 1964”. 

Essa defesa precedeu a publicação, na íntegra, do texto com os artigos do AI-5 e a informação 

do jornal de que tudo havia sido transmitido por “duas câmeras da TV GLOBO”. 

 Depois de relatar os primeiros pronunciamentos sobre o ato, seguiu-se a descrição do 

trâmite anterior à edição, com ênfase agora em como foi o dia do presidente da República, 

Costa e Silva, no Palácio das Laranjeiras, das reuniões pela manhã até a última da noite, com 

o Conselho de Segurança Nacional, que começou às 18h30 e terminou às 21h55. Nesse diário 

do presidente, informou-se que o vice, Pedro Aleixo, fora o único a não se pronunciar 

favorável às medidas propostas, e que 25 minutos após o encontro para discussão a respeito 

do AI-5, o ministro do Exército, Aurélio de Lira Tavares, já providenciava tudo em seu 

gabinete. 

 O texto intitulado “Câmara teve última sessão já em clima de nervosismo” explica 

como aconteceu o plenário após a negativa de processar Moreira Alves, com os parlamentares 

“completamente desinformados” sobre os próximos acontecimentos, tanto que uma sessão 

ordinária foi marcada para dois dias depois, na segunda-feira. A produção ao lado da anterior 

apresentou o que aconteceu no dia seguinte, às 19h35, quando “José Bonifácio declara 

fechado o Congresso por fato consumado”, título dado à matéria, que afirmava que o 

presidente da Câmara seguiu o decreto do governo, segundo o qual qualquer reunião não 

autorizada no parlamento seria considerada “ajuntamento”. O texto continua com os passos do 

deputado Geraldo Freire (ARENA-MG) e do senador Eurico Resende (ARENA-ES), líderes 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

68 

   

  

nas casas parlamentares. Depreende-se do texto, como consequência do fechamento do 

Congresso Nacional, que os parlamentares começaram a receber apenas o salário fixo, sem 

adicionais e subsídios. 

 O caso do deputado Moreira Alves voltou ao debate, no texto “Negar a licença foi a 

última ação da classe parlamentar”, quando “esgotou-se a capacidade de ação da classe 

política”, que tinha “plena consciência” de prever a retaliação que se seguiria. O partido da 

“Revolução”, Aliança Renovadora Nacional (ARENA), apoiou as novas medidas, mesmo que 

delas não tenha participado ou até discordasse, enquanto a “Oposição”, o Movimento 

Democrático Brasileiro (MDB), dividiu-se entre os que lamentavam e os que comemoravam, 

pois “quanto pior, melhor [para os seus objetivos]”. Por fim, o texto intitulado “Comandante 

da 5ª Região nega-se a receber imprensa” se refere ao fato do militar José Campos de Aragão 

não se pronunciar sobre o caso de Moreira Alves e obrigar que os subordinados 

permanecessem silenciados. 

 

Considerações finais 

 Os grandes grupos midiáticos analisados apoiaram, direta ou indiretamente, o golpe de 

1964, preparando, desde meados de 1961, a opinião pública e desenvolvendo um clima 

favorável para a deposição de João Goulart. Conforme autores supracitados, O Globo e Folha 

de S. Paulo se beneficiaram da ditadura militar que ajudaram a sustentar, em aspectos 

administrativos, financeiros e até de legitimidade. É verdade que somente O Globo chegou até 

o final do governo dos militares ao lado das Forças Armadas, ainda que a Folha de S. Paulo 

tenha se colocado a favor da democracia apenas no início da década de 1980, quando já 

existia uma insatisfação social generalizada contra a ditadura, sobretudo com o ensejo de um 

movimento de retorno à democracia que culminou no movimento das Diretas Já. O Estado de 

S. Paulo, dos veículos investigados, sofreu mais censuras e sanções durante o regime dos 

militares, mesmo que tenha sido um dos principais colaboradores e fomentadores do golpe de 

1964. 

 Pode-se dizer, por conseguinte, que o Estadão se prostrou como oposição logo após o 

golpe; a Folha reforçou seu apoio depois do AI-5, que diminuiu somente no início da década 

de 1980, quando a ditadura já estava acabada; e O Globo apoiou até o final do governo 

militar, com o seu proprietário lamentando em 1984 o iminente desmanche da ditadura, 

instaurada pelo que chamara por muitos anos de “revolução de 1964”. Os totais poderes do 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

69 

   

  

presidente com o AI-5 culminaram no recesso por tempo indeterminado do Congresso 

Nacional e na censura rotineira, prévia e sistemática aos meios de comunicação e aos produtos 

culturais. O governo justificou o enrijecimento, novamente, como uma iminente ameaça 

comunista, infiltrada entre os parlamentares e os jornalistas. Desse modo, seguindo autores 

citados anteriormente, o ato e suas resoluções endureceram ainda mais “os anos de chumbo” – 

instaurando de fato a ditadura, como uns defendem – com reflexos diretos na produção 

jornalística, uma vez que a imprensa conviveu até a década seguinte com a censura e demais 

sanções das Forças Armadas. 

 A análise permite observar que os três maiores jornais impressos do país, com a 

promulgação do AI-5, colocaram-se, de maneira distinta, como porta-vozes dos militares e 

dos demais golpistas. Os veículos dedicaram parte da capa e ao menos uma página interna na 

íntegra para divulgar as medidas do governo, majoritariamente com títulos e textos 

informativos e objetivos, sem outras perspectivas e problematizações. 

O Globo assumiu caráter informativo, apontando a situação e as causas que 

culminaram no decreto, enquanto o Estadão também adotou essa perspectiva informativa, 

embora problematizasse as resoluções do ato e as censuras aos jornais do grupo. A Folha 

prezou pela descrição do clima na data anterior e no dia da promulgação, com algumas 

críticas às medidas. Os três jornais, todavia, explicaram que a imprensa foi mantida longe dos 

políticos – pois esses acessaram o Palácio das Laranjeiras pelas portas laterais –, que a 

principal resolução fechava o Congresso Nacional e que o ministro da Justiça, Gama e Silva, 

era um dos principais estimuladores do AI-5, tanto ou mais que o presidente Costa e Silva, 

que apareceu, nos veículos paulistas, como um homem que prezava pela “legalidade da 

Constituição”, mas que estava “forçado” por “fortíssimos motivos” a adotar aquelas medidas. 

 A versão oficial dos militares aparece na maior parte dos textos avaliados e em 

espaços mais valorizados dos jornais, como em títulos e nas partes superiores das páginas. 

Essa exaltação ao regime e ao AI-5 esteve sobretudo nas fontes oficiais, as mais ouvidas e 

citadas. Os discursos dos militares foram colocados na íntegra, ipsis litteris, em O Globo e no 

Estadão, e parafraseados, na Folha. Todos servem como porta-vozes dos militares, com O 

Globo e Estadão enfatizando que as “medidas de exceção” pretendiam defender, garantir e 

preservar a “revolução democrática” de “março de 1964” e seus “indiscutíveis benefícios”, 

como a manutenção da “ordem democrática”, do “regime de paz e tranquilidade” contra os 

“movimentos de agitação, de subversão” e de “intranquilidade pública”, advindos de 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

70 

   

  

“diversos setores subversivos”, conforme trechos reproduzidos das publicações. 

 Os jornais paulistas, ainda assim, fazem críticas, especialmente – mas não somente – 

em textos opinativos, com o Estadão citando o governo militar, de maneira mais ampla, e a 

Folha ponderando as resoluções decretadas ao final do dia 13 de dezembro de 1968. Para a 

Folha, “deve-se lamentar” que foi “infelizmente interrompida a democracia” e a normalidade 

no país com essas “medidas de exceção”, enquanto o Estadão primeiro apresentou, como 

consequências negativas, cassações generalizadas, fechamento do Congresso Nacional, 

rigidez com estudantes e censura à imprensa, salientando ainda que a apreensão dos jornais já 

existia e se constituía como um “ato de violência injustificável” e um “flagrante desrespeito à 

Constituição”, e que tudo pioraria com o AI-5. 

 O modo como os veículos divulgaram o ato institucional antecipa, portanto, os 

caminhos que cada um seguiria nos anos seguintes (BRITTOS; BOLAÑO 2005; MATTOS, 

2005; DIAS, L. A., 2014; MACHADO, 2014). Enquanto O Globo assumiu completamente a 

versão oficial, endossando o discurso dos militares, a Folha fez ponderações duras em texto 

opinativo e o Estadão problematizou as motivações do governo ao discutir as consequências 

das medidas devido à censura sofrida. 

 

Referências 

 

BLANCHARD, Pascal; VEYRAT-MASSON, Isabelle. Introduction. Hermès, CNRS, France, 

v. 3, n. 52, p. 13-22, 2008a. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-hermes-la-revue-

2008-3-page-13.htm. Acesso em: 07 mar. 2023. 

 

BLANCHARD, Pascal; VEYRAT-MASSON, Isabelle. Les guerres de mémoires: la France 

et son histoire, enjeux politiques, controverses historiques, stratégies médiatiques. Paris: La 

Découverte, 2008b. 

 

BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. São mantidas a Constituição 

de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais; O Presidente da República poderá 

decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, 

suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos 

eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Brasília: Presidência da 

República, 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm. 

 

BRITTOS, Valério; BOLAÑO, Ricardo (org.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. 

São Paulo: Paulus, 2005. 

 

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, 

história e historiografia. Tempo, Rio de Janeiro, n. 28, p. 123-143, jun. 2010. Disponível em: 

https://www.scielo.br/j/tem/a/cHVC9tPDyBD3DwK86Ykb49L/abstract/?lang=pt. Acesso em: 

07 mar. 2023. 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

71 

   

  

 

DIAS, André Bonsanto. Herzog re(a)presentado: notas sobre memória, narrativa e 

“acontecência”. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS 

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (COMPÓS), 24., Brasília, 

2015. Anais [...], Brasília, COMPÓS, 2015. Disponível em: 

https://www.academia.edu/13211644/Herzog_re_a_presentado_notas_sobre_mem%C3%B3ri

a_narrativa_e_acontec%C3%Aancia_. Acesso em: 07 mar. 2023. 

 

DIAS, André Bonsanto. O presente da memória. Usos do passado e as (re)construções de 

identidade da Folha de S. Paulo, entre o “golpe de 1964” e a “ditabranda”. Jundiaí: Paco 

Editorial, 2014. 

 

DIAS, Luiz Antonio. O golpe impresso: análise da participação dos jornais O Estado de S. 

Paulo e a Folha de S. Paulo no golpe civil-militar de 1964. In: ENCONTRO ESTADUAL DE 

HISTÓRIA DA ANPUH, 22., 2014, Santos. Anais do XXII Encontro Estadual de História 

da ANPUH, Santos-SP, 2014a. Disponível em: 

http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1405700326_ARQUIVO_ANPUH

2014_LuizAntonioDias.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023. 

 

DIAS, Luiz Antonio. Vozes dissonantes: análise do jornal Folha de S. Paulo e de pesquisas do 

Ibope no golpe civil-militar de 1964. Verinotio, ano 9, n. 17, p. 63-72, abr. 2014b. Disponível 

em: http://www.verinotio.org/conteudo/0.9017047937044.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023. 

 

FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; 

DELGADO, Lucilia (org.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da 

democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 

2003, p. 343-425. 

 

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela. 1964. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2014. 

 

FICO, Carlos. O regime militar no Brasil (1964-1985). São Paulo: Saraiva, 2005. 

 

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de 

História. São Paulo, v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004. Disponível em: 

https://www.scielo.br/j/rbh/a/NCQ3t3hRjQdmgtJvSjLYMLN/. Acesso em: 07 mar. 2023. 

 

FOLHA DE S. PAULO. Conheça o Grupo Folha, s./d. Disponível em: 

http://www1.folha.uol.com.br/institucional/. Acesso em: 08 abr. 2017. 

 

FOLHA DE S. PAULO. Governo baixa novo ato. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 1. 

 

FOLHA DE S. PAULO. Horas difíceis. Editorial. São Paulo, 14 dez. 1968, 1º Caderno, p. 4. 

 

FOLHA DE S. PAULO. Um dia diferente no Palácio das Laranjeiras. São Paulo, 14 dez. 

1968, p. 4. 

 

FOLHA DE S. PAULO. O presidente reúne seus ministros para a decisão. São Paulo, 14 dez. 

1968, p. 4. 

 



        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

72 

   

  

GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 

 

KOSHIYAMA, Alice Mitika. O jornalismo e o golpe de 1964. Revista Brasileira de 

Ciências da Comunicação (Intercom), São Paulo, v. 11, n. 59, p. 65-71, 1988. Disponível 

em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1382. Acesso em: 

07 mar. 2023. 

 

MACHADO. Juremir. 1964: golpe midiático-civil-militar. Porto Alegre: Sulina, 2014. 

 

MARTINS, Allysson. Jornalismo e guerras de memórias nos 50 anos do golpe de 1964. 

Porto Velho: EDUFRO, 2020. 

 

MATTOS, Sérgio. As Organizações Globo na mídia impressa. In: BRITTOS, Valério; 

BOLAÑO, Ricardo (org.). Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 

2005, p. 267-286. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. “Estado” é apreendido. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 1. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Entrevista. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 1. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Apreensão dos jornais é censurada pela ABI. São Paulo, 14 dez. 

1968, p. 1. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Novo ato; Congresso em recesso. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 1. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. As detenções. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 1. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. O escalão militar acionou a decisão. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 

3. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Costa baixa o Ato Institucional n.º 5. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 

4. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Fala de Gama e Silva anunciou o novo Ato. São Paulo, 14 dez. 

1968, p. 4. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Lyra exalta a unidade militar. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 4. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Estudantes não foram libertados. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 4. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Lisboa pede colaboração. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 5. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Tensão na Assembléia. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 5. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Apreensão dos jornais. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 5. 

 

O ESTADO DE S. PAULO. Impetrada segurança. São Paulo, 14 dez. 1968, p. 5. 

 

O GLOBO. Editado o AI-5. Rio de Janeiro, 14 dez. 1968, p. 1. 

https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1382


        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2022 

 

73 

   

  

 

O GLOBO. Gama e Silva: Ato institucional visa a preservar a Revolução e a defender o 

regime. Rio de Janeiro, 14 dez. 1968, p. 10. 

 

O GLOBO. Câmara teve última sessão já em clima de nervosismo. Rio de Janeiro, 14 dez. 

1968, p. 10. 

 

O GLOBO. José Bonifácio declara fechado o Congresso por fato consumado. Rio de Janeiro, 

14 dez. 1968, p. 10. 

 

O GLOBO. Negar a licença foi a última ação da classe parlamentar. Rio de Janeiro, 14 dez. 

1968, p. 10. 

 

O GLOBO. Comandante da 5ª Região nega-se a receber imprensa. Rio de Janeiro, 14 dez. 

1968, p. 10. 

 

REIS, Daniel. A ditadura faz cinquenta anos: história e cultura política nacional-estatista. In: 

REIS, Daniel; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo. A ditadura que mudou o Brasil. 50 

anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 7-17. 

 

RIDENTI, Marcelo. As oposições à ditadura: resistência e integração. In: REIS, Daniel; 

RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo. A ditadura que mudou o Brasil. 50 anos do golpe 

de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 18-28. 

 

 

 

Submetido em: 01.11.2021                     

Aprovado em: 18.12.2022 

 


