
   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

127 

 

Os primeiros 50 anos da TV em Santa Catarina:  

concentração geográfica da mídia televisiva1 
 

Carlos Roberto Praxedes dos SANTOS2 

Lilian Carla MUNEIRO 3 

 

Resumo: 

Até 1969, o estado de Santa Catarina não possuía qualquer geradora de televisão. Entre 1970 e 1979, havia apenas 

duas geradoras de televisão no estado. Ainda em 1979, outros três canais entraram em operação. Já o decênio de 

1980 registra a maior expansão da TV. Até 2017, segundo dados da Anatel, 15 emissoras comerciais estavam em 

operação, além de nove TVs não comerciais. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a história das 24 geradoras 

de televisão de Santa Catarina, identificando as trocas de acionistas, proprietários, de nome da emissora e de 

retransmissão de cabeça de rede, ao longo do tempo. Conclui-se que a maior parte das emissoras comerciais está 

concentrada nas mãos de apenas dois grupos de comunicação e em áreas próximas do litoral do estado. Já as não 

comerciais pertencem a igrejas, grupos políticos ou empresários da comunicação. 

 

Palavras-chave: história da televisão em Santa Catarina; radiodifusão; televisão. 

 

 

The first 50 years of TV in Santa Catarina:  

geographical concentration of television media 

 
Abstract: 

Until 1969, the state of Santa Catarina did not have any television generator. Between 1970 and 1979, there were 

only two television generators in the state. Still in 1979, another three channels came into operation. The 1980s 

saw the greatest expansion of TV. Until 2017, according to data from Anatel, 15 commercial stations were in 

operation, in addition to nine non-commercial TVs. This work aims to present the history of the 24 television 

generators in Santa Catarina, identifying the changes in shareholders, owners, station name and network head 

retransmission, over time. It is concluded that most of the commercial stations are concentrated in the hands of 

only two communication groups and in areas close to the coast of the state. The non-commercial ones belong to 

churches, political groups or communication entrepreneurs. 

 

Keywords: history of television in Santa Catarina; broadcasting; television. 

 

 

 

                                                 
1 Trabalho atualizado a partir de texto original apresentado no GT História do Audiovisual, integrante do 11º 

Encontro Nacional de História da Mídia, Natal (RN), ocorrido entre os dias 19 e 21 de junho de 2019.  
 
2 Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professor no curso de 

Jornalismo e no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí 

(Univali). E-mail: carlospraxedes@gmail.com  

 
3 Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no curso 

de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: 

lilianmuneiro@gmail.com  



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

128 

Los primeros 50 años de la TV en Santa Catarina:  

concentración geográfica de los medios televisivos 

 

Resumen: 

Hasta 1969, el estado de Santa Catarina no contaba con ningún generador de televisión. Entre 1970 y 1979, solo 

había dos generadores de televisión en el estado. Aún en 1979 entraron en funcionamiento otros tres canales. La 

década de 1980 vio la mayor expansión de la televisión. Hasta 2017, según datos de Anatel, estaban en 

funcionamiento 15 estaciones comerciales, además de nueve TV no comerciales. Este trabajo tiene como objetivo 

presentar la historia de las 24 generadoras de televisión de Santa Catarina, identificando los cambios en los 

accionistas, propietarios, nombre de la estación y cabeza de red de retransmisión, a lo largo del tiempo. Se concluye 

que la mayoría de las estaciones comerciales se concentran en manos de solo dos grupos de comunicación y en 

zonas cercanas a la costa del estado. Los no comerciales pertenecen a iglesias, grupos políticos o empresarios de 

la comunicación. 

 

Palabras clave: historia de la televisión en Santa Catarina; radiodifusión; televisión. 

 

 

Introdução  

 Quando se observa que o Brasil possuía cerca de 540 geradoras de televisão em 2017 

(SANTOS, 2019), pode-se afirmar que o estado de Santa Catarina possui um número bastante 

reduzido de canais. Além disso, é possível perceber que a distribuição dessas estações se dá de 

forma concentrada nas principais cidades de Santa Catarina, como a capital, Florianópolis; 

Joinville, maior cidade do estado; e os municípios de Blumenau, Lages, Joaçaba, Xanxerê, 

Criciúma, Rio do Sul, Itajaí e Chapecó. Na maior parte das cidades catarinenses não há 

geradoras de televisão e, em alguns municípios, o sinal de televisão terrestre ainda não chegou 

ou chegou recentemente, mesmo após 50 anos da implantação da TV Coligadas de Blumenau, 

primeira emissora de televisão em Santa Catarina.  

Este trabalho tem o objetivo principal de descrever cada uma das 24 concessões de 

televisão do estado de Santa Catarina, das quais 15 são comerciais e nove, concessões 

educativas. Importante frisar que essas nove geradoras são educativas de acordo com a 

classificação da Anatel e do Ministério das Comunicações, embora apresentem contradições, 

tais como: 1) emissoras educativas que apresentam programação semelhante aos canais 

comerciais e não pertencem a nenhuma instituição de caráter educacional; 2) emissoras 

educativas que se intitulam comunitárias mas oferecem programação de cunho religioso.  

Entre os métodos utilizados neste trabalho, estão a pesquisa bibliográfica, embasada em 

Carlos Alberto de Souza (1999), Lopes (2015), Emerim e Cavenaghi (2014) e Cruz (1996); 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

129 

entrevistas semiestruturadas com dirigentes das emissoras e anotações pessoais dos autores, que 

acompanham a história da mídia catarinense desde a década de 1980. Todas as mudanças de 

gestão dessas emissoras estão registradas, embora não seja nosso objetivo tratar sobre os 

motivos para tais alterações societárias.  

 

A chegada tardia da televisão a Santa Catarina 

Apesar do espírito empreendedor do estado, Santa Catarina ainda dependia dos vizinhos 

Paraná e Rio Grande do Sul em vários setores, como a eletricidade e as estradas, até as décadas 

de 1960 e 1970. Sob os pontos de vista tecnológico e comunicacional, o estado também sofreu 

atrasos em relação aos demais estados da região Sul. De acordo com Severo e Gomes (2009), 

a Sociedade Pró-Desenvolvimento da Televisão tinha como objetivo fazer o povo de 

Florianópolis conhecer televisão. Em razão disso, o empresário Darci Lopes, líder do 

movimento, iniciou a instalação de uma rede de repetidoras da TV Piratini, de Porto Alegre, 

pela região Sul do estado até chegar à capital. Movimento parecido fez o catarinense Flávio de 

Almeida Coelho, que residia em Curitiba e instalou repetidoras no norte e Vale do Itajaí para 

transportar o sinal da TV Paraná, de Curitiba.  

Em novembro de 1964 entrou no ar, sem concessão, a TV Florianópolis, canal 11, 

pertencente ao comerciante de Tubarão, Hilário Silvestre. Ele estava tão confiante em obter a 

outorga que contratou 14 funcionários, comprou equipamentos e mantinha no ar uma 

programação das 18h às 21h, de segunda a sábado, e das 13h às 21h, aos domingos. O edital 

13/65, publicado no Diário Oficial da União de 5 de março de 1965, abriu concorrência para a 

concessão de um canal de televisão para Florianópolis, o que culminou com o lacre da TV 

Florianópolis (PEREIRA, 1992). De acordo com Cruz (1996), logo após a publicação desse 

edital, chegou do Rio de Janeiro uma ordem para lacrar a TV Florianópolis, o que foi feito em 

9 de março de 1965. Nem era preciso: nessa ocasião, a emissora já estava definitivamente fora 

do ar em decorrência de um temporal que, três dias antes, derrubara a torre de transmissão que 

ficava no alto de um prédio no centro da cidade (MATTOS, 1992). Tal fato também é relatado 

por Emerim e Cavenaghi (2014, p. 139): “Um vendaval que teria deixado a torre da emissora 

pendurada no alto do Hotel Lux”, embora as duas autoras apontem dúvidas sobre se esse 

acidente teria ocorrido de fato antes ou depois do lacre por parte do Conselho Nacional de 

Telecomunicações (Contel). “Inconformado, Silvestre ainda lutou durante anos, mas em vão. O 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

130 

canal de TV da capital só seria concedido para a Sociedade Pró-Desenvolvimento da Televisão 

em 1968, um ano depois da pioneira TV Coligadas, em Blumenau” (CRUZ, 1996, p. 56). 

 

A televisão comercial em Santa Catarina 

De acordo com Pereira (1992), apenas em 1o de setembro de 1969, ou seja, dezenove 

anos depois da pioneira TV Tupi de São Paulo e dez anos após a televisão chegar ao sul do 

Brasil, entrou no ar a TV Coligadas, canal 3, de Blumenau, no Vale do Itajaí. Foi a primeira 

emissora de televisão oficial de Santa Catarina, com cerca de 229 acionistas, liderados por 

Wilson Melro, proprietário das seis emissoras da Rede Coligadas de Rádio. A Coligadas entrou 

no ar retransmitindo a Rede Globo no horário noturno, enquanto que, no final da tarde, exibia 

programação local. A Coligadas foi vendida em 1976 ao então diretor comercial da emissora, 

Flávio Coelho, e ao empresário Mário Petrelli (SOUZA, Z. A., 2007), mas acabou sucateada. 

Em 1979, quando a Rede Globo anunciou que o contrato com a Coligadas seria rescindido, os 

dirigentes da Coligadas se anteciparam e cortaram o sinal da Globo para Santa Catarina, 

motivando a Coligadas a retransmitir a Tupi (CRUZ, 1996). Durante alguns meses, a emissora 

carioca ficou fora do ar no estado, fato que antecipou a inauguração da TV Catarinense de 

Florianópolis, embrião do grupo RBS em Santa Catarina. A própria RBS adquiriu a Coligadas 

pouco tempo depois. 

Já a TV Cultura, canal 6 de Florianópolis, primeira emissora da capital catarinense, 

entraria no ar em 31 de maio de 1970, sob a iniciativa do empresário Darci Lopes e mais 178 

acionistas (CRUZ, 1996). Ele aproveitou a rede de retransmissoras que havia sido instalada 

anteriormente para transportar os sinais de televisão do Rio Grande do Sul para Santa Catarina 

e, dessa forma, conseguir levar as imagens da TV Cultura às cidades do sul do estado.  

Com conhecimento técnico e líder de audiência no Rio Grande do Sul, o grupo RBS 

colocou no ar a TV Catarinense, canal 12 de Florianópolis, em 1o de maio de 1979. No mesmo 

ano, entrariam em operação a TV Eldorado, canal 9 de Criciúma e a TV Santa Catarina, canal 

5 de Joinville. A emissora de Joinville foi repassada à RBS pouco tempo depois, pois as 

instalações do canal eram precárias e a sociedade formada por cerca de 60 empresários 

joinvilenses poderia perder a concessão se não fizesse um contrato operacional com a TV 

Catarinense (CRUZ, 1996). 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

131 

Segundo Pereira (1992, p. 147), a TV Eldorado iniciou suas transmissões em 8 de 

janeiro de 1979, sendo, portanto, a terceira geradora em território catarinense. Era de 

propriedade do empresário Diomício Freitas, do ramo cerâmico, sendo vendida para Manoel 

Dillor de Freitas, em 1981, quando surge a Rede de Comunicações Eldorado (RCE). Ainda em 

1979, passou a operar como retransmissora em Florianópolis e, aos poucos, foi atingindo as 

maiores cidades do estado. Desde a inauguração, a TV Eldorado foi afiliada da Rede 

Bandeirantes de Televisão (PEREIRA, 1992). 

Com a falência da Rede Tupi, em 1980, a TV Cultura de Florianópolis passou a 

retransmitir o sinal da Rede de Emissoras Independentes (REI)4. A partir de 1981, começou a 

retransmitir o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e, em 1982, foi vendida a Freitas, o que 

motivou a criação da Rede de Comunicações Eldorado (RCE). Na época, a TV Cultura já havia 

sido adquirida pelo empresário Mário Petrelli, que a repassaria a Freitas (CRUZ, 1996). 

Em 10 de junho de 1980, segundo Pereira (1992), entrava em operação a TV Planalto, 

canal 10, de Lages, pertencente ao empresário Roberto Amaral. A emissora iniciou 

retransmitindo a TVS e seria considerada a primeira afiliada do SBT em todo o Brasil 

(PEREIRA, 1992). A emissora de Lages passou por várias transformações, virando o embrião 

do Sistema Catarinense de Comunicação (SCC) e tornando-se RedeTV Sul, a partir do ano 

2000, como retransmissora da Rede TV, de São Paulo. Porém, retornaria ao SBT em 2008, 

sendo, até 2023, a única afiliada da rede de Silvio Santos no estado.  

No mês de agosto de 1982, entrava no ar, em caráter experimental, a TV Barriga Verde, 

canal 9 de Florianópolis, terceira geradora da capital catarinense, tendo como principal acionista 

o empresário Mário Petrelli (SOUZA, C. A., 1999). A Barriga Verde iniciou retransmitindo 

parte da programação do SBT para o litoral catarinense, já que a cobertura da TV Planalto, de 

Lages, restringia-se ao planalto serrano. Dois anos depois, Petrelli transferiu suas ações em 

partes iguais de 12%, totalizando 48%, a Saul Brandalise, Saul Brandalise Jr., Flávio Brandalise 

e Ivan Oreste Bonato (MATTOS, 1992). A partir de 1984, a TV Barriga Verde começou a 

retransmitir o sinal da Rede Manchete do Rio de Janeiro. Em 1992, passou a retransmitir o sinal 

da Rede Bandeirantes de São Paulo. A Barriga Verde mudou de nome para TVBV na década de 

                                                 
4 A Rede de Emissoras Independentes surgiu em 1969, encabeçada pela TV Record, de São Paulo; TV Rio, do Rio 

de Janeiro, e TV Alvorada, de Brasília. Chegou a ser considerada a maior rede de televisão brasileira, maior que a 

Tupi e a Globo. 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

132 

1990, e, na década seguinte, adotou o nome da cabeça de rede Band SC, mesmo sendo uma 

afiliada e não uma emissora própria da Rede Bandeirantes (CRUZ, 1996). No dia 19 de 

dezembro de 2016, a emissora alterou seu nome para TV Catarina, mas retornou para TVBV 

cerca de um ano depois (SANTOS, 2019). 

Em 23 de abril de 1982, em Chapecó, surgiria a primeira geradora do oeste de Santa 

Catarina: a TV Cultura, canal 12, retransmitindo o SBT, também de propriedade do empresário 

Mário Petrelli. Portanto, ainda em 1982, Petrelli possuía três emissoras, a TV Coligadas de 

Blumenau, a Barriga Verde de Florianópolis e a TV Cultura de Chapecó. Mas logo se desfez 

dos negócios. Em 1983, a estação da TV Cultura de Chapecó foi comprada pela RBS, tornando-

se a quarta emissora da rede no estado (CRUZ, 1996). 

Em 2 de setembro de 1986, entrou no ar a TV Vale do Itajaí, canal 10 de Itajaí, no litoral 

norte, de propriedade do grupo RCE, que então totalizava três estações, também retransmitindo 

a Rede Bandeirantes (SANTOS, 2019). Em 1992, a RCE pôs no ar sua quarta e última emissora, 

a RCE TV Xanxerê, canal 3. A emissora passaria a ser geradora da Rede Record, de São Paulo, 

a partir de 1994 e, em 2008, começou a ser chamada de RIC Record Xanxerê. A partir de 2 de 

dezembro de 2019, foi renomeada de NDTV Record Xanxerê (SANTOS, 2019). Algo peculiar 

ocorreu com essa concessão a partir de 2021. A exemplo de outras situações semelhantes 

ocorridas no Brasil, como o Grupo ND precisava ter uma geradora em Criciúma, no sul do 

estado, e contava com duas emissoras situadas em cidades vizinhas (Chapecó e Xanxerê), a 

sede física da emissora de Xanxerê foi transferida para Criciúma, a quase 500 quilômetros de 

distância, enquanto a concessão permaneceu em Xanxerê (SULBRTV, 2020). Ou seja, 

comercialmente, a solução foi desativar a emissora de Xanxerê e transferi-la para Criciúma. A 

legislação brasileira permite essa prática, mas exige que a cidade-sede da concessão, ou seja, 

Xanxerê, receba o sinal dessa geradora. Na prática, por lei, a cidade de Xanxerê conta com dois 

sinais do Grupo ND, com a mesma programação nacional, embora com programações locais 

distintas: NDTV Chapecó e NDTV Criciúma.  

De acordo com Carlos Alberto de Souza (1999), em 1991, a RCE não conseguiu 

sobreviver sozinha e transferiu parte de suas ações para as Organizações Martinez (Rede OM 

Brasil), do empresário José Carlos Martinez, de Curitiba, que detinha um projeto ambicioso, a 

construção de uma rede de televisão nacional gerada na capital paranaense, a Rede 

Organizações Martinez (OM Brasil). A Rede OM Brasil fracassou na audiência e no 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

133 

faturamento e tornou-se Central Nacional de Televisão (CNT), ainda com matriz em Curitiba, 

rede da qual as quatro emissoras que eram da RCE virariam retransmissoras até 1994. 

Em 1994, a TV Cultura, canal 6 de Florianópolis; TV Xanxerê, canal 3 de Xanxerê; e 

TV Vale do Itajaí, canal 10 de Itajaí, passaram ao controle da Rede Record de Televisão. Na 

época, as geradoras de Florianópolis e Itajaí encontravam-se em avançado estado de 

sucateamento. A TV Eldorado, canal 9 de Criciúma, foi comprada pela RBS, tornando-se a 

quinta emissora da empresa gaúcha no estado. A TV Cultura, agora TV Record Florianópolis, 

funcionou com essa nomenclatura até 2008, quando passou a se chamar RecordNews, canal 6 

de Florianópolis (SANTOS, 2019). 

A TV O Estado, canal 4 de Florianópolis, foi a quarta emissora de televisão da capital 

catarinense, dos empresários Oriovisto Guimarães e José Matusalém Comelli, então 

proprietário do jornal O Estado. De acordo com Pereira (1992), Guimarães era amigo de Mário 

Petrelli e os dois já eram sócios em emissoras paranaenses. No início da década de 1990, Petrelli 

assumiria o controle da emissora. A TV entrou em operação em 1987, retransmitindo o SBT. A 

TV O Estado, permaneceu com essa nomenclatura até o final da década de 1980, quando, em 

sociedade com o empresário Roberto Amaral, de Lages, foi criado o Sistema Catarinense de 

Comunicações (SCC), com três emissoras: TV Planalto de Lages, TV O Estado de Florianópolis 

e TV O Estado de Chapecó (detalhes sobre esse canal de televisão serão abordados mais à 

frente, neste artigo) (PEREIRA, 1992). O SCC passou a ser propriedade apenas de Amaral 

alguns anos depois. 

Em 6 de junho de 1988, entraria no ar a TV Joaçaba (PEREIRA, 1992, p. 156), 

posteriormente chamada de TV Barriga Verde5 de Joaçaba e, anos mais tarde, TV Catarinense, 

canal 6. Na época, a família Brandalise, proprietária do grupo Perdigão, contava com duas 

emissoras de televisão (Florianópolis e Joaçaba) e sete emissoras de rádio. A geradora 

inicialmente retransmitia a Rede Manchete e, a partir da década de 1990, começou a retransmitir 

a Rede Bandeirantes para o oeste e planalto serrano, além do noroeste do estado do Rio Grande 

do Sul. Em 1o de junho de 2005, a RBS adquiriu a geradora, que passou a se chamar RBS TV 

Centro-Oeste. Tratava-se da sexta e última geradora adquirida pela rede no estado. Alguns anos 

depois, a RBS TV Centro-Oeste passaria a gerar seus telejornais locais de Lages e não de 

                                                 
 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

134 

Joaçaba, onde funcionava a sede da emissora. Apenas uma equipe de reportagem permanecia 

em Joaçaba, sede da concessionária. A partir de 2015, os programas jornalísticos voltaram a ser 

produzidos de Joaçaba (SANTOS, 2019). 

Em 1989 foi inaugurada a TV O Estado, canal 10 de Chapecó, de propriedade do 

empresário Mário Petrelli, retransmitindo o SBT para a região oeste. Na década de 1990, esta 

emissora passou a se chamar SCC Chapecó, numa parceria com o empresário Roberto Amaral, 

dono do SCC de Lages (CRUZ, 1996). Em 1o de dezembro de 2000, a emissora mudou de nome 

para Rede SC Chapecó, quando a sociedade entre Petrelli e Amaral se desfez e, em 2008, foi 

renomeada para RIC TV Chapecó, retransmitindo a Rede Record. O objetivo na oportunidade 

era unificar as operações do grupo, que já era chamado de RIC, no Paraná. Em 1o de dezembro 

de 2000, entrou no ar a TV Cidade dos Príncipes, canal 8 de Joinville, pertencente ao empresário 

Mário Petrelli. Inicialmente retransmitindo o SBT, a emissora fazia parte da Rede SC. A partir 

de 1o de fevereiro de 2008, passou a se chamar RIC TV Joinville, retransmitindo a Rede Record, 

de São Paulo (SANTOS, 2019).  

A TV Top, canal 9 de Blumenau, emissora da Rede SC, de Mário Petrelli, entrou no ar 

no ano 2000 (SANTOS, 2019). Até 2008, transmitia o SBT para o Vale do Itajaí. A partir 

daquele ano, começou a se chamar RIC TV Blumenau, retransmitindo a Rede Record. Uma 

reestruturação uniu as quatro emissoras de Mário Petrelli (Rede SC de Florianópolis, Joinville, 

Chapecó e Blumenau) e as três geradoras que eram de posse direta da Record de São Paulo 

(Record de Florianópolis, Itajaí e Xanxerê), até então em nome do bispo Honorilton Gonçalves, 

braço direito de Edir Macedo. Com isso, a Rede Record ampliou de três para seis emissoras no 

estado e a Record de Florianópolis (antiga TV Cultura, canal 6), virou RecordNews (SANTOS, 

2019).  

O cenário atual da televisão comercial catarinense está estabelecido da forma exposta a 

seguir. A NSC possui seis geradoras de televisão (Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, 

Joaçaba e Criciúma). Já a NDTV, anteriormente intitulada como RIC, da família Petrelli, dispõe 

de sete emissoras de televisão, seis afiliadas da Rede Record (Florianópolis, Chapecó, 

Blumenau, Itajaí, Joinville, Xanxerê) e uma da Record News (Florianópolis) e um jornal diário 

(Notícias do Dia, de Florianópolis). A TVBV (já intitulada como Band SC, TV Catarina, TV 

Barriga Verde) continua como propriedade do empresário Saul Brandalise. O Sistema 

Catarinense de Comunicações (SCC), do empresário Roberto Amaral, possui uma concessão 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

135 

de televisão em Lages e um estúdio em Florianópolis, de onde gera telejornais (SANTOS, 

2019). 

Pode-se dizer que a maior reestruturação dos últimos anos na televisão de Santa Catarina 

foi a venda das operações da RBS para a NSC. No dia 7 de março de 2016, após 37 anos de 

operações da RBS em Santa Catarina, a família Sirotsky anunciou a venda das operações no 

estado. De uma vez só, seis geradoras de televisão, oito emissoras de rádio e quatro jornais 

foram repassados aos empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, por uma quantia não 

divulgada. Parisotto saiu da sociedade no ano seguinte. No dia 15 de agosto de 2017, as 

emissoras trocaram de nome para NSC (SANTOS, 2019).  

Desde 2 de dezembro de 2019, as seis emissoras do Grupo ND em Santa Catarina, 

afiliado da Record TV, passaram a ser chamadas de ND TV, em alusão ao jornal Notícias do 

Dia, do mesmo grupo, mas com o apelido de Noite e Dia, no slogan da campanha que executou 

a mudança de marca (REDAÇÃO ND FLORIANÓPOLIS, 2019). No entanto, as operações 

continuaram com a família Petrelli. O Grupo ND ficou sob o comando do empresário Marcelo 

Corrêa Petrelli, enquanto o Grupo RIC, no Paraná, ficou sob a presidência do irmão dele, 

Leonardo Petrelli. O patriarca da família e fundador do grupo, empresário Mário José Gonzaga 

Petrelli, morreu em 22 de abril de 2020, aos 84 anos de idade. 

 

As emissoras não comerciais  

Em 1980, o governo federal já havia concedido uma licença para instalação de uma 

geradora educativa em Florianópolis (LOPES, 2009). O Instituto Estadual de Educação chegou 

a fazer experiências fechadas de televisão com a intenção de preparar a instalação de um canal 

educativo na capital que entraria no projeto do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa 

(Sinred) (MONTERO, 2004). Foi somente em 1992 que a Fundação Cultural de Radiodifusão 

Educativa do Estado de Santa Catarina iniciou as operações da TV Caracol, canal 2, de 

Florianópolis, primeira concessão de televisão educativa em terras catarinenses. Durante um 

ano, o canal transmitiu a programação da TVE do Rio de Janeiro (SANTOS, 2019). Como o 

canal veiculava comerciais em seus intervalos, as demais televisões existentes em Florianópolis 

entraram em conflito com a TV Caracol, denunciando a prática da emissora dita educativa. Mas 

o fato que gerou o fechamento da emissora foram as denúncias contra o proprietário Douglas 

de Macedo Mesquita, então presidente da Telecomunicações de Santa Catarina (Telesc), a então 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

136 

companhia de telefonia estadual, de se utilizar de recursos da Telesc para fundar a emissora de 

televisão (MONTERO, 2004). 

A Fundação Catarinense de Difusão Educativa e Cultural Jerônimo Coelho foi instituída 

apenas em 30 de março de 1994. Dessa vez, a sociedade florianopolitana organizava-se para 

colocar no ar seu canal educativo. A fundação de direito privado e sem fins lucrativos reunia 61 

representantes, sendo 30 vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 30 

vinculados à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e um, à Cinemateca 

Catarinense. Durante uma votação, os participantes da Fundação Jerônimo Coelho decidiram 

que o nome do novo canal seria Anhatomirim TV (MONTERO, 2004). 

No dia 29 de dezembro de 1994 entrava no ar a Anhatomirim TV Educativa, 

retransmissora de televisão educativa, com solenidade presidida pelo então governador Antônio 

Carlos Konder Reis (PFL), no Morro da Cruz. Tratava-se de uma emissora de caráter misto, 

retransmitindo parte da programação da TVE do Rio de Janeiro e parte da programação da TV 

Cultura de São Paulo. Até então, não havia condições de produzir conteúdo local. A partir de 

1996, o então Ministério das Comunicações autorizava a Anhatomirim TV a alterar suas 

operações de retransmissora para geradora de televisão e, finalmente, o conteúdo local podia 

ser veiculado. De qualquer forma, há registros de que o primeiro programa local teria ido ao ar 

em 1995 (MONTERO, 2004). 

A Anhatomirim TV Educativa permaneceu com esse nome até 1998, quando uma nova 

gestão decidiu pela troca por TV Cultura de Santa Catarina. A Fundação Jerônimo Coelho 

continuava sendo a mantenedora do canal, em parceria com a UFSC e a Udesc. Não há consenso 

entre os autores se a Rede Record teria dado autorização para a televisão educativa de 

Florianópolis alterar seu nome para TV Cultura ou se isso não foi necessário. O nome TV 

Cultura é pertencente oficialmente ao canal 6 de Florianópolis, segunda concessão de televisão 

implantada no estado, ainda em 1970, mas que já havia se transformado ao longo do tempo em 

RCE, OM Brasil, TV Record e, por último, RecordNews.  

Com a nova gestão iniciada em 1998 e a implantação de um conselho de programação, 

cerca de 12 programas locais passaram a ser produzidos em Florianópolis, com exceção de 

noticiários, além de pelo menos outros dez programas que foram inseridos na grade de 

programação até 2001 (MONTERO, 2004). 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

137 

Não há clareza, entre os autores pesquisados, sobre a data exata em que a TV Cultura 

saiu do ar, por problemas financeiros. O atual diretor geral da TV UFSC, Felipe Jaino Laval, 

afirma que a TV Cultura saiu do ar em 2009, em razão de uma crise sem precedentes (SANTOS, 

2019). Até sair do ar, a TV Cultura canal 2 continuou a ser mantida pela Fundação Jerônimo 

Coelho. A volta da televisão educativa a Florianópolis ocorreu sob a insígnia de UFSC TV, em 

2 de maio de 2013, quando a universidade realizou testes de televisão digital no canal 63.1 e, 

em 18 de maio do mesmo ano, iniciou suas transmissões em caráter definitivo. Como a 

Universidade Federal de Santa Catarina já dispunha de um canal a cabo chamado UFSC TV, 

houve a decisão de unir os dois espaços, ou seja, a estrutura de uma TV aberta e pública com 

uma TV universitária de canal fechado. O objetivo era reduzir custos. Vários programas locais 

começaram a ser exibidos pela emissora, agora sob o nome TV UFSC, apenas no canal digital 

63.1 (SANTOS, 2019).  

A mais antiga das concessões não comerciais de televisão de Santa Catarina em 

funcionamento é a Furb TV, de Blumenau (SANTOS, 2019). A universidade assumiu, em 13 

de setembro de 1994, o canal 13 de Blumenau, repetidora da TV Educativa do Rio de Janeiro, 

pertencente à época à Fundação Roquette-Pinto (FRP). A universidade assinou um termo de 

comodato com a FRP, no qual se responsabilizava pelos equipamentos de retransmissão 

instalados no Portal da Saxônia, um dos pontos mais altos da cidade de Blumenau. Em 29 de 

novembro de 1999, a Furb recebeu a concessão para operar como geradora de televisão aberta 

sem depender mais do regime misto, sob o prefixo ZYB 776. A emissora seguiu retransmitindo 

a TVE do Rio de Janeiro até 29 de novembro de 2007, quando a Rede Pública de Televisão 

(RPT) foi inaugurada durante o segundo mandato do presidente Lula. Dessa forma, o Conselho 

de Programação do Núcleo de TV da Furb autorizou a substituição da geradora cabeça de rede 

e passou a retransmitir o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, em 2 de dezembro de 

2007 (SANTOS, 2019).  

Já na capital catarinense, existe uma geradora que funciona apenas como retransmissora 

de uma rede nacional de televisão. Assim é a TV Canção Nova, de Florianópolis, canal 22 UHF, 

prefixo ZYB 783, que também opera no canal digital 22.1 UHF. Na verdade, a Rede Canção 

Nova, com sede em Cachoeira Paulista (SP), possui retransmissora em Florianópolis desde 

1998, mas a geradora foi inaugurada em 2006 (SANTOS, 2019).  O próprio site da Rede Canção 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

138 

Nova afirma que a geradora foi adquirida, o que, para todos os efeitos, representa a compra de 

um canal de televisão ou pelo menos de sua concessão.  

 

Há 16 anos a TV Canção Nova está na capital catarinense, quando foi 

adquirida uma retransmissora na cidade. Em 2006, com a aquisição de uma 

geradora, o sinal da emissora foi expandido, possibilitando a transmissão de 

sua programação pelo canal 23 para toda a região sul do país (SENNE, 2014). 

 

Lopes (2015) afirma tratar-se de um arrendamento da Fundação Educar Sul Brasil para 

a TV Canção Nova. Entramos em contato tanto com a TV Canção Nova de Florianópolis, 

quanto com a Rede Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). A obtenção de informações desta 

emissora parece ser algo inconveniente, segundo Santos (2019, p. 182): 

 
O assessor de imprensa da Fundação João Paulo II, mantenedora da Rede Canção 

Nova, Osvaldo Luiz Silva, se limitou a dizer, em um primeiro contato com este 

pesquisador, que se trata de uma geradora, mas que neste momento não poderia 

atender ao pedido de entrevista. “No momento, a TV Canção Nova está passando 

por reestruturações internas. Infelizmente, não será possível atender sua solicitação”. 

No segundo contato, insistimos para que ele confirmasse se a geradora produzia 

conteúdo local, mas a resposta foi: “peço que entenda nossa limitação momentânea. 

Espero, no futuro, poder lhe prestar outros esclarecimentos”. Ou seja, ele confirmava 

que se tratava de uma geradora, mas não confirmava o segundo questionamento: se 

havia ou não programação local. No terceiro contato, ele confirmou que realmente 

não havia nenhuma geração de conteúdo local “momentaneamente”. 

 

Ao contrário da TV Cultura, que transmitia a TVE do Rio de Janeiro, a TV UFSC, no 

canal fechado, manteve parceria com a TV Senac de São Paulo. Em 2013, o canal 2 VHF, então 

pertencente à TV Cultura, foi desativado. Em 18 de maio do mesmo ano, a Universidade Federal 

de Santa Catarina inaugurava a TV UFSC, canal terrestre aberto em sinal digital (63.1). A 

outorga do canal pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mantenedora da TV Brasil, 

cabeça de rede da Rede Pública de Televisão, criada em 2007.  

No dia 11 de março de 2002, o Diário Oficial da União publicava o decreto de outorga 

da concessão da Unisul TV para a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina, também 

mantenedora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com sede principal na cidade 

de Tubarão. O contrato com o então Ministério das Comunicações foi assinado em 3 de outubro 

de 2003 (SANTOS, 2019). De acordo com o diretor do canal, professor Ildo Silva da Silva 

(2017), todos os equipamentos da repetidora da TVE estavam sucateados e não tinham 

condições de utilização. (SANTOS, 2019). A emissora iniciou suas atividades em 29 de 

setembro de 2006 sob o prefixo ZYB 780, com seis repórteres em sua equipe de jornalismo. No 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

139 

dia seguinte foi ao ar o primeiro programa, um especial de 90 minutos com reportagens sobre 

a região Sul, sobre a Unisul e sobre a nova televisão (SANTOS, 2019).  

Outra geradora não comercial de Santa Catarina, a ARTV, possui uma história bastante 

peculiar, se levarmos em consideração o cenário da mídia brasileira e as demais concessões não 

comerciais existentes em Santa Catarina. De acordo com informações constantes no site da 

emissora (que permanece no ar) sobre a história do canal, o fundador, Ataídes Redivo, montou 

uma empresa de filmagens no início da década de 1990, intitulada AR Vídeo Produções. Antes 

disso, foi vendedor, mestre de obras e chegou a montar uma construtora, a AR Empreiteira. Mas 

foi com a mudança de ramo para o setor do audiovisual que Redivo teve a ideia de montar um 

canal de televisão, mesmo sem condições financeiras para tal. Ele acessou o site do Ministério 

das Comunicações e fez a solicitação de um canal de televisão para Araranguá sem acreditar 

que isso pudesse ter algum resultado. Algum tempo mais tarde, foi surpreendido com uma 

correspondência que lhe informava sobre a concessão do canal 5. Redivo teria juntado os 

documentos necessários, criou a Fundação Angelo Redivo em homenagem a seu pai e solicitou 

ajuda do prefeito da época, Primo Menegalli (PSDB) (SANTOS, 2019). 

A concessão do canal 5 VHF da cidade de Araranguá, no Vale do Araranguá, no extremo 

sul catarinense, com o prefixo ZYB 785, foi assinada pelo presidente Fernando Henrique 

Cardoso em 23 de dezembro de 2001. Em 2002, a geradora entrava em operação retransmitindo 

a programação da TV Cultura de São Paulo. Desde 2011, no entanto, passou a retransmitir a 

TV Brasil, da Rede Pública de Televisão. Até janeiro de 2017, a ARTV operou normalmente 

com esse nome, até ser extinta e agregada à Unisul TV, como uma espécie de afiliada do canal 

de Tubarão. Percebe-se também que, em 2017, consistia em uma espécie de retransmissora não 

totalmente simultânea dos programas locais da Unisul TV (SANTOS, 2019).  

Em janeiro de 2000, entrava no ar a TV Brasil Esperança, prefixo ZYB 775, canal 21 

UHF, em Itajaí. Os estúdios do canal funcionam em um edifício da família Francelino, então 

proprietária de uma imobiliária na cidade, que funcionou até a década de 1990. O nome do 

canal faz alusão ao projeto social Brasil Esperança, iniciativa que surgiu em 1997, em 

Blumenau, e foi estendida a Itajaí por meio do Centro Evangelístico de Itajaí (CEI), atualmente 

intitulado Centro Evangelístico Integrado (CEI), uma igreja evangélica no bairro São Vicente, 

nas proximidades da sede da TV (SANTOS, 2019).  



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

140 

Em 9 de março de 2004, começava a operar a segunda emissora de televisão ligada ao 

grupo, a TV Brasil Esperança, prefixo ZYB 781, canal 11 VHF de Joinville, exatamente no dia 

do aniversário da maior e mais populosa cidade catarinense (SANTOS, 2019).  

A família Gonçalves, de Rio do Sul, anteriormente proprietária de duas emissoras de 

rádio, inaugurou a primeira geradora de televisão do Alto Vale do Itajaí, em 7 de dezembro de 

1988. Trata-se da Rede Bela Aliança (RBA), ZYB 774, canal 7, retransmissora primeiramente 

da TVE do Rio de Janeiro e da Sesc TV, a partir da década de 2000. Os diretores da Rede Bela 

Aliança são os filhos de Osny e Iolanda, Renne Gonçalves e Rubens Gonçalves. São os nomes 

dos dois que estão no cadastro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 

como detentores da televisão (SANTOS, 2019). 

A única geradora de televisão aberta do município de Balneário Camboriú é uma 

concessão educativa, a TV Litoral Panorama, prefixo ZYB 778, canal 11 VHF, pertencente à 

Fundação de Radiodifusão Rodesindo Pavan (Furpan), que leva o nome do pai do ex-secretário 

de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, ex-governador, ex-senador e ex-

prefeito Leonel Pavan. A Furpan foi criada em 21 de dezembro de 1998. A concessão foi obtida 

em 4 de fevereiro de 2002 e o canal de televisão entrou em operação em 5 de junho de 2004. 

Desde sua implantação, a TV Litoral Panorama é afiliada da TV Cultura de São Paulo. A partir 

de 2021, o canal passou a se chamar TVC Panorama (SANTOS, 2019). 

 

Considerações finais 

Este trabalho tratou de descrever a história dos canais de televisão de Santa Catarina.  

Percebe-se a grande quantidade de troca de acionistas e de cabeças de rede em se tratando de 

tão poucos canais de televisão ao longo desses 50 anos de televisão no estado. Conclui-se que 

Santa Catarina mantém concentração de propriedade de mídia, com apenas dois grupos 

detentores da maior parte das emissoras comerciais do estado, entre as 24 geradoras de 

televisão. Esse quadro é um reflexo do que ocorre em todo o Brasil, pois, das 15 concessões de 

televisão comerciais em operação, nove delas estão sob o controle de dois grupos: NSC (Globo) 

e NDTV (Record). Tal concentração reflete pouco espaço para a programação estadual e, 

principalmente, local e a falta de pluralidade na programação das geradoras. A concentração 

também se dá sob o aspecto geográfico no estado, já que apenas quatro emissoras estão situadas 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

141 

fora da área litorânea ou nas proximidades do litoral catarinense, embora o estado possua 295 

municípios. 

Embora tenham ocorrido trocas de comando, é possível afirmar que os dois principais 

grupos de comunicação de Santa Catarina, NSC e ND, dominam a comunicação televisiva 

desde a década de 1980, quando seus conglomerados se estabeleceram, mesmo em situações 

diferentes, como no caso da família Petrelli, atual proprietária da NDTV, mas que já esteve no 

comando de quase a totalidade das emissoras comerciais do estado. No caso da NSC, embora 

esse grupo tenha substituído a RBS em Santa Catarina a partir de 2016, quando tomou o 

controle acionário das emissoras, tratam-se das mesmas seis emissoras de televisão 

anteriormente pertencentes à família Sirotsky e sob a retaguarda da Rede Globo de Televisão. 

 Já as televisões não comerciais, que poderiam ser alternativa a esse cenário, estão 

concentradas em cidades que possuem emissoras comerciais (duas em Florianópolis, uma em 

Itajaí, uma em Joinville, uma em Blumenau), além das emissoras de Balneário Camboriú, 

Araranguá, Rio do Sul e Tubarão, somando nove emissoras. A má distribuição entre os 295 

municípios do estado é evidente, além de serem controladas por igrejas (TV Brasil Esperança 

de Itajaí e Joinville e TV Canção Nova de Florianópolis), universidades comunitárias (Unisul e 

Furb), grupos comerciais como a família Gonçalves, de Rio do Sul (TV Bela Aliança), e grupos 

políticos como a família Pavan (TV Litoral Panorama).  

 

Referências  
 

CRUZ, Dulce Márcia. Televisão e negócio: a RBS em Santa Catarina. Florianópolis: Ed. da UFSC. 

1996.  

 

EMERIM, Cárlida; CAVENAGHI, Beatriz. Os primórdios da televisão em Santa Catarina: mercado e 

produtos. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 3, n. 1, jan./jun./2014. Disponível 

em: http://www.unicentro.br/rbhm/ed05/artigos/05.pdf. Acesso em: 02 abr. 2016. 

 

LOPES, Ivonete da Silva. TV Brasil e a construção da rede nacional de televisão pública. Jundiaí: 

Paco Editorial, 2015.  

 

LOPES, Ivonete da Silva. TV Educativa e regulação: peculiaridades das emissoras catarinenses. Revista 

Eletrônica Internacional de Economia Política da Comunicação e da Informação de Comunicação 

e da Cultura, v. 11, n. 1, jan./abr. 2009. Disponível em: 

http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/157. Acesso em: 18 jun. 2016. 

 

MATTOS, Sérgio Ferreira de. TV Barriga Verde de Florianópolis: estudo de caso no período 1984/87. 

1992. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, 



   

 

        RBHM      |      ISSN  2238-5126  

 

Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 127-142, jul./dez. 2022 

 

142 

Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. Disponível em: Acesso em: 

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76827. Acesso em: 23 abr. 2023. 

 

MONTERO, Ana Carine García. Antena pública: as possibilidades educativas da TV Cultura de Santa 

Catarina. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, 

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: 

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86853. Acesso em: 15 jun. 2016. 

 

PEREIRA, Moacir. Imprensa e poder: a comunicação em Santa Catarina. Florianópolis: Lunardelli; 

FCC edições, 1992. 

 

REDAÇÃO ND FLORIANÓPOLIS. Grupo Ric agora é Grupo ND; confira os detalhes dessa mudança. 

ND+. Portal. 02 dez. 2019. Disponível em: https://ndmais.com.br/tv/grupo-ric-agora-e-grupo-nd-

confira-os-detalhes-dessa-mudanca/. Acesso em: 23 abr. 2023. 

 

SANTOS, Carlos Roberto Praxedes dos. A TV pública não pública: as televisões não comerciais no 

Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2019. 

 

SENNE, Larissa. Canção Nova Florianópolis, desde 1998 gerando evangelização. Canção Nova. 9 dez. 

2014. Site da Rede. Disponível em:  http://tv.cancaonova.com/tv-digital/cancao-nova-florianopolis-

desde-1998-gerando-evangelizacao/ Acesso em: 3 abr. 2017. 

 

SEVERO, Antunes; GOMES, Marco Aurélio. Memória da radiodifusão catarinense. Florianópolis: 

Insular, 2009. 

 

SOUZA, Carlos Alberto de. O fundo do espelho é outro: quem liga a RBS liga a Globo. Itajaí: Ed. 

Univali, 1999. 

 

SOUZA, Zair Aníbal de. Imagens de uma conquista: por detrás das câmeras da TV Coligadas. 

Blumenau: Nova Letra, 2007. 

 

SULBRTV. NDTV Criciúma tem data de estreia definida; NSC TV contra-ataca. 25 out. 2020. 

Disponível em: http://www.sulbrtv.com/2020/10/ndtv-criciuma-comeca-sair-do-papel-nsc.html. Acesso 

em: 23 abr. 2023. 

 

 

Submetido em: 19.05.2022                      

Aprovado em: 09.02.2023 

 


