“O Brasil não pode parar”: racismo e desigualdade social na campanha publicitária do governo Bolsonaro.

Julio Cesar Sanches, Raika Julie Moisés, Rhayller Peixoto da Costa Souza

Resumo


A campanha publicitária “O Brasil não pode parar” foi produzida pelo governo Bolsonaro no ano de 2020 com o intuito de justificar a contrariedade da política estatal brasileira em relação às recomendações dos organismos internacionais, que indicavam a importância do isolamento social no combate à pandemia do COVID-19. Expondo a necessidade de crescimento econômico e social, mesmo em tempos de pandemia e crise na saúde pública mundial, a narrativa da peça publicitária convocava as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros a continuar com as atividades laborais. Partindo da análise das representações sociais do trabalho e da identificação dos corpos visibilizados pela campanha, buscamos apontar quais eram os sujeitos sociais que não deveriam parar de trabalhar: pessoas negras subalternizadas. Diante da análise do texto e do contexto do vídeo, acreditamos que o discurso produzido na campanha “O Brasil não pode parar” invocou as dinâmicas do racismo estrutural brasileiro, marcado pela manutenção das desigualdades sociais e pelo desprezo às vidas negras.

Palavras-chave: Racismo. Covid-19. Governo Bolsonaro. Desigualdade social.


Palavras-chave


Racismo; Covid-19; Governo Bolsonaro; Desigualdade social.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.92202011605

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