Ensinando Teoria da Comunicação em um curso de Letras: esboço de uma leitura de micro-história de um livro-texto de 1985

Luis Mauro Sá Martino

Resumo


Este artigo examina um livro-texto de Teoria da Comunicação, de circulação restrita, voltado para estudantes de Letras da Universidade Estadual Paulista Campus de Assis (Unesp/Assis), Introdução à Teoria da Comunicação, de Rafael Eugenio Hoyos-Andrade (1985). Delineiam-se aspectos dos significados atribuídos à disciplina, bem como seus conceitos centrais, na ótica de uma outra área. A partir de uma leitura que toma de empréstimo conceitos da micro-história, observa-se que (1) o livro oferece uma ampla gama de conceitos de comunicação, indicando a ausência de consenso sobre o tema; (2) apesar disso, foca principalmente nos meios de comunicação de massa e na teoria da informação (também descrita como “semiologia”); (3) a bibliografia se pauta em títulos de várias disciplinas, da sociologia à linguística e à semiótica. Esses pontos são tratados em suas intersecções com problemas epistemológicos contemporâneos da Comunicação.


Palavras-chave


Comunicação; Teoria da Comunicação; ensino; década de 1980; Unesp.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.131202414236

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