A atuação da Alcar e a tendência da pesquisa em História das Mídias Audiovisuais no Brasil
Resumo
Este trabalho traça um panorama da atuação da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar) e das pesquisas apresentadas no GT História das Mídias Audiovisuais, refletindo sobre a ancoragem dos objetos da comunicação nas especificidades da área do audiovisual. Busca-se compreender como figuras de historicidade, temporalidades e crônicas se articulam às pesquisas sobre televisão, vídeo e cinema. O objetivo é contribuir com o entendimento sobre a relevância e a influência da Alcar para a visibilidade, a troca e o estímulo às pesquisas de perspectiva histórica sobre o audiovisual nos últimos vinte anos. Para tanto, foi realizado um breve histórico da Rede Alcar, seguido do levantamento quantitativo dos temas de pesquisa submetidos no GT História das Mídias Audiovisuais e sua posterior análise documental à luz dos objetivos propostos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.131202414461
Apontamentos
- Não há apontamentos.