A mão visível do Estado: a ditadura militar e a estruturação do setor mídia no Brasil

Carlos Locatelli, Marisvaldo Silva Lima

Resumo


Este trabalho explora duas ideias sobre a constituição do setor de mídia no Brasil. Primeiro, a estrutura e a dinâmica do setor resultam de uma trajetória particular e complexa, onde o sucesso e insucesso das organizações e mídias dependeram, em grande parte, do grau de interferência e relacionamento com o Estado. Segundo a atual estrutura e dinâmica do setor, apesar das transformações sociotécnicas do século XXI, deve muito às decisões arbitrárias tomadas entre o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) e, especialmente, durante o regime civil-militar (1964-1985). O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica, enfoca a relação entre o Estado e as empresas. Os resultados mostram que essa relação específica é fundamental – embora não exclusiva – para explicar as principais estruturas do setor, como a concentração e origem da propriedade, o mercado oligopolizado e a heterogeneidade tecnológica e financeira entre organizações e segmentos.


Palavras-chave


mídia; imprensa; Estado, organizações

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.132202414565

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