12. Os editores gaúchos e o mercado do livro: impressões e ações acerca de um campo em transformação

Danusa Almeida de Oliveira, Ana Gruszynski

Resumo


O artigo apresenta resultados de pesquisa que mapeou impressões e ações de editores gaúchos acerca da introdução das tecnologias e das redes digitais no mercado editorial, identificando e problematizando aspectos que indicam mudanças em estruturas, práticas e processos de edição associados ao livro. O universo de investigação compreendeu editores membros do Clube dos Editores do Rio Grande do Sul. Os procedimentos metodológicos da abrangeram a pesquisa bibliográfica e a documental, aplicação de questionário e entrevistas. Os resultados evidenciam que os editores enfrentam dificuldades em apreender todos os fatores que envolvem a introdução das tecnologias e das redes digitais na cadeia do livro, cujos setores estão passando por um redimensionamento. Observou-se a demanda pela renovação de conhecimentos por parte dos profissionais atuantes no mercado editorial, considerando uma perspectiva de convivência entre edições impressas e digitais. Tem-se ainda a avaliação dos editores quanto a noções de local, nacional e internacional quando se trata da produção e comercialização do livro; assim como o reconhecimento da força do papel governamental como principal comprador de livros por meio de seus programas de incentivo à leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.4220154170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.