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Diretrizes para Autores

Esta revista publica dossiês, artigos, resenhas, revisões e entrevistas não publica­das cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós­-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista.

A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos.

Linguagens, Educação e Sociedade aceita para publicação textos escritos em Português, Inglês, Italiano, Francês ou em Espanhol.

Os artigos recebidos são apreciados por especialistas na área (pareceristas ad hoc) e/ou pelo Conselho Editorial, mantendo­-se em sigilo a autoria dos textos.

A apresentação de artigos deve seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualifi­cação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas especí­ficas da ABNT, em vigor.

O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a me­todologia, resultado(s) e as conclusões do artigo.

Os artigos devem ser encaminhados ao editor, para o ende­reço eletrônico – revistales.ppged@ufpi.edu.br, na template disponível,  em versão Word for Windows e em versão PDF. O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. As cópias do artigo devem ser enviadas sem identificação.

A identificação do(s) autor (es) deve ser enviada em arquivo documento suplementar, constando o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, vinculação institucional, endereços residencial e profissional, e-mail, ORDID e, quando for o caso, apoio e colaborações. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa.

Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT. No caso de cita­ções diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entre linhas.

Referências citadas no texto devem ser listadas em item espe­cífico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023, em vigor.

Exemplos:

a)     Livro (um só autor):

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

b)     Livro (até três autores):

ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método cien­tífico nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

 c)     Livros (mais de três autores):

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

 d)     Capítulo de livro:

CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA. S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.

 e)     Artigo de periódico:

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A. pesquisa colabo­rativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.

 f)      Artigo de jornais:

GOIS, A.; CONSTANTINO. L. No Rio, instituições cortam profes­sores. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 jan. 2006. Cotidiano, caderno 3, p. C 3.866

g)     Artigo de periódico (eletrônico):

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Socieda­de, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, 2005. Disponível em:<http:// www.ufpi.br>mestreduc/ Revista.htm. Acesso em: 20 dez. 2005.

 h)     Decreto e Leis:

 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Fede­rativa do Brasil. Brasília.DF: Senado, 1988.

 Dissertações e teses:

BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

 Trabalho publicado em eventos científicos:

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Entre propostas uma proposta pra o ensino de didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁ-TICA DE ENSINO, VIII, 1996, Florianópolis. Anais .... Floria­nópolis: EDUFSC, 1998. p. 49.

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 * A correção gramatical é responsabilidade exclusiva do(s) autor (es), constituindo-se critério básico para a aceitação do artigo.

* O conteúdo de cada texto é de inteira responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor (es).

* Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

* O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas ressalvas, caso essas ressalvas não atendam às solicitações feitas pelos árbitros;

*A aceitação de texto para publicação implica na transferência de direitos autorais para a Revista.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
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  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
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