GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPI

Maicon Henrique Marcos Batista, Teresa Gonçalves Pedreira, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


O uso das novas tecnologias vem alcançando crescimento considerável na contemporaneidade. Dessa forma, a Geografia aparece com o poder de absolver essas inovações a favor do ensino, utilizando de ferramentas, como o Google Earth, nas práticas didático-pedagógicas. O trabalho em epígrafe foi realizado no CETI Governador Freitas Neto, localizado no bairro Piçarreira, município de Teresina, estado do Piauí, tendo como objetivo relatar as experiências realizadas nas atividades do PIBID/Geografia/UFPI, como projeto e aula interativa utilizando da mencionada ferramenta. A metodologia foi pautada por aulas expositivas, bem como pelo desenvolvimento de um projeto de aula de campo englobando o espaço de vivência dos alunos do 1º ano (Ensino Médio). Os resultados foram extremamente positivos, tendo em vista a efetiva participação dos alunos, associado ao interesse em conhecer o espaço geográfico por meio das geotecnologias. Portanto, percebe-se a importância da ferramenta Google Earth como auxiliador nas novas formas de ensino, principalmente, na Geografia.

Palavras-chave


Ensino; Geografia; Piauí

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.