FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE INFORMACIONAL

Marcelo Manoel Sousa

Resumo


Conceptualizar a sociedade com suas atuais caraterísticas em relação a formação do professor implica conhecer em que se fundamenta ou sustenta tal sociedade. Desse modo, o professor compreendendo a realidade em que está inserindo sua prática talvez possa consiga reformar no âmbito da escola o arraigado modo de fazer docente, tão criticado, mas sem as mudanças necessárias. Esta modificação é mister, pois, a sociedade altamente informatizada exige que a escola se renove, se adapte, e o educador é que tem esse papel principal. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo influenciar a prática da reflexão e a elaboração do conhecimento no emaranhado de informações em que os professores se encontram submersos. Só uma atitude na produção reflexiva do conhecimento é que os professores podem ascenderem no pensamento crítico, e vislumbrar novos modos de se reconstruir constantemente sua atividade pela mediação da teoria com a prática.


Palavras-chave


Sociedade informacional; Construção do conhecimento; Relação teoria/prática; Formação de professores

Apontamentos

  • Não há apontamentos.