REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA: CORRELAÇÕES ENTRE PRÁXIS EDUCATIVA, PRÁTICA DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E CULTURA POPULAR

Amós Santos Silva, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida

Resumo


Este referido trabalho é resultante das discussões e reflexões proporcionadas pela disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA) na qual vivencia-se variadas situações de ensinar, aprender a elaborar, planejar, executar e avaliar projetos de ensino para as crianças que são os sujeitos e atores no processo de ensino-aprendizagem. Discutimos os conceitos de práxis, prática docente e prática pedagógica, fazendo concomitantemente uma relação com a organização didática da aula, utilizando tal arcabouço teórico como base para a elaboração e análise das regências realizadas na escola na qual o estágio foi desenvolvido. Nas regências de aula requeridas pela disciplina em questão, buscou-se articular os conteúdos na perspectiva da interdisciplinaridade escolar com a problemática da necessidade de promoção e valorização da cultura popular regional. Em suma, entendemos que é neste caminho investigativo e reflexivo que compreendemos o estudo da realidade do estagio supervisionado no Ensino Fundamental I, processo este que ao interagir com a realidade do cotidiano da sala de aula, busca-se uma compreensão/reflexão dialógica para favorecer a construção de uma práxis reflexiva da ação docente, formando, assim, uma concepção do estágio como espaço formativo para criação e reflexão do futuro professor.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Práxis Educativa; Prática Docente; Interdisciplinaridade; Cultura Popular.

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