The Nursing Postgraduate Course of the Northeast in the UFPI / A Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste em discussão na UFPI / La Post-Graduación en Enfermería del Nordeste en discusión en la UFPI

Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Resumo


O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí realizou no período de 28 a 30 de junho de 2017 o V Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste (V ENPGENE), com o tema central: “A Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste”. O evento contou com o apoio do “Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP/CAPES” e da Universidade Federal do Piauí, atém de parceiros locais: Centro Universitário UNINOVAFAPI e o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREn-PI).

Esta iniciativa visou resgatar a sequência cronológica deste importante encontro para nossa região, considerando que a última edição ocorreu no ano de 2009, na cidade de Natal/RN. Além do mais os eventos regionais mostram-se como uma oportunidade de fortalecimento e intercâmbios entre os programas de pós-graduação e na melhoria dos indicadores de qualidade dos cursos já existentes.

O V ENPGENE reuniu alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores em nível de excelência, o que propiciou a socialização do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação brasileiros, permitindo a adoção de novas metodologias, tecnologias e inovações nas pesquisas em enfermagem, tornando desta forma, os resultados das mesmas aplicáveis no ensino e na assistência à saúde da população.

Tivemos a participação de palestrantes de várias instituições de ensino da enfermagem: da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP), da Universidade Federal de Tocantins (PPGEnf/TO), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UNIRIO), da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEnf/PE), da Universidade Federal do Ceará (PPGEnf/UFC), da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf/UFPB), da Universidade Federal do Maranhão (PPGEnf/UFMA), do Centro Universitário UNINOVAFAPI, da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/CCS/UFPI) e de editores das revistas de Enfermagem: RENE, REBEN, REUOL e REUFPI.

Na programação científica do V ENPGENE destacaram-se as conferências de abertura “Pós-Graduação na área de Enfermagem: cenário atual e visibilidade nacional e internacional”, proferida pela Profª Drª Carmen Gracinda Silvan Scochi (Representante da Área de Enfermagem na CAPES) e a de encerramento “As contribuições da gestão superior para Pós-Graduação” proferida pela Profª Drª Nair Portela, Reitora da UFMA.

Foram realizadas Oficinas Pré-Evento que possibilitaram ampla participação dos inscritos sobre as estratégias de busca nas bases de dados; as pesquisas de intervenção; a revisão sistemática, a análise de dados estatísticos e a aplicabilidade do software IRAMUTEC. As temáticas apresentadas nas Mesas Redondas fomentaram debates sobre aspectos éticos em pesquisa, diretrizes para publicações, financiamento em pesquisa, a evolução da Pós-graduação em Enfermagem e as Inovações tecnológicas, especialmente, no tocante, ao registro de marcas e patentes.

Os participantes do V ENPGENE, que apresentaram trabalhos científicos nas modalidades Comunicação Oral e/ou Pôster, divulgaram os conhecimentos produzidos no âmbito dos programas. Foram premiados quatro dos dez melhores trabalhos na seção de Comunicação Oral, os quais receberam Menção Honrosa e a indicação para publicação em periódicos A2 e B1 bem como na Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI).

Finalmente, durante o evento tivemos um espaço deliberativo - a Reunião de Coordenadores, com representação dos Programas de Pós-Graduação: UFPI, UNINOVAFAPI, UFMA, UFC e UFPB. Foram discutidos os avanços e desafios da pós-graduação no Nordeste, ao tempo em que foi definido que o Programa de Pós-Graduação da UFMA sediará o VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste em São Luís – Maranhão, em 2019.

O evento foi bem avaliado pelos participantes, desde a programação científica à infraestrutura. Este sucesso alcançado se deu graças ao empenho, dedicação e capacidade organizativa da Comissão Executiva do V ENPGENE. Parabéns a todos que fazem o PPGEnf/CCS/UFPI, pelo excelente encontro realizado.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.6312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: