Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (REUFPI) é um periódico on-line, editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua primeira edição foi publicada em 2012. Atualmente, possui Qualis B3 (qualis provisório), ocupa, desde 2019, o 17º lugar no Ranking CitacionCuiden e utiliza o Digital Object Identifier (DOI®). O periódico tem como missão promover disseminação do conhecimento científico e da prática profissional da enfermagem e de outras áreas da saúde, por meio da publicação de manuscritos empíricos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. 

A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e também publicará 80 manuscritos por ano, além dos editoriais. A REUFPI aceita manuscritos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Destina-se a publicação de manuscritos originais de pesquisa, revisão, relato de experiência, reflexão e cartas ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. 

Destaca-se que serão aceitos para submissão manuscritos publicados em repositórios preprints. A REUFPI adota como método de avaliação de manuscritos o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato da(o)s autora(e)s e avaliadora(e)s. A REUFPI segue a política de acesso aberto (Open Access), oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Comprometida com os princípios da ética, A REUFPI, segue o Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, as orientações do Commitee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) e as recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Assim, pesquisas originais realizadas no Brasil, devem respeitar as diretrizes da Resolução n°. 466, de 12 de dezembro de 2012. 

A REUFPI é comprometida também com princípios da ética e integridade científica, portanto, condena o plágio. Todos os manuscritos submetidos à REUFPI serão analisados por software anti-plágio.

A abreviatura de seu título Rev Enferm UFPI é recomendada para fins de citação bibliográfica.

 

Políticas de Seção

Editorial

Texto de responsabilidade da Comissão Editorial da REUFPI ou de profissionais por ele convidados. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Original / Original article / Originale

Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, com método rígido e claro, resultados inéditos, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional, que agreguem valores à área da saúde. São também considerados originais as pesquisas qualitativas. Limitado a 15 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão

Resultado de estudo de revisão integrativa, scoping review, sistemática com ou sem metanálise ou metassíntese. O método deve ter sido conduzido por meio análise crítica de resultados de estudos primários, quantitativos ou qualitativos. Sua estrutura deve conter: questão de pesquisa, critérios para inclusão e exclusão de estudos, amostragem/busca na literatura, informações extraídas dos estudos selecionados, avaliação da qualidade dos estudos primários, interpretação e apresentação da síntese do conhecimento. Limitado a 20 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência / Experience Report / Relatos de Experiencia

Descrição de experiências relacionadas ao ensino, à extensão, à assistência ou à descrição de produtos de inovação tecnológica. Sua extensão é limitada a 12 laudas, incluindo resumo, tabelas, figuras e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão / Reflection / Refleción

Discussão teórica e crítica sobre tema relevante para Enfermagem e áreas correlatas, possui caráter opinativo e reflexivo. Deve analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre o tema. Limitado a 12 laudas, incluindo resumo e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Carta ao editor/Letter to the editor/Carta al editor

Destinada a discutir artigos recentemente publicados pela revista, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado, ou relatar pesquisas originais e achados científicos significativos. Limitada a duas páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados à REUFPI passam por etapas de avaliação. Na primeira etapa o manuscrito é avaliado pela equipe editorial que fará análise de acordo com às normas, escopo do periódico e aspectos éticos. Após esta análise o manuscrito poderá ser devolvido aos autores para readequar às normas, complementar o preenchimento dos metadados de submissão, apresentar documentos suplementares ou estar apto à segunda etapa, em que o Editor Chefe designará um Editor Associado. Poderá também ser recusado por não atender ao escopo da REUFPI (prazo até 40 dias).

Na segunda etapa, o Editor Associado designará o manuscrito aos avaliadores ad hoc. A REUFPI adota o sistema peer review, adotando-se a avaliação duplo-cega (double-blind review), em que é preservado animato de autores e avaliadores ad hoc. Nesta etapa, os avaliadores emitirão parecer consubstanciado, de acordo com as normas da REUFPI, a respeito do conteúdo, originalidade, inovação, rigor metodológico e contribuições para prática profissional. No caso de discordância dos pareceres o manuscrito poderá ser enviado a um terceiro avaliador ad hoc.

Nesta etapa, os pareceres emitidos, pelos avaliadores ad hoc, convergirão para as seguintes decisões editoriais:

- Recusar imediatamente: quando o manuscrito não atende ao escopo da REUFPI, não possui relevância científica e ou não contribui para o avanço do conhecimento da enfermagem e áreas correlatas;

- Revisões maiores: o manuscrito possui relevância para o avanço do conhecimento da enfermagem e áreas correlatas, mas precisa de muitas mudanças. Para prosseguir no processo editorial, o(s) autor(es) devem atender às solicitações dos revisores e editores e a versão revisada deve ser enviada em até 20 dias, a contar da data de comunicação da decisão e caso não atenda(m) o prazo, o manuscrito será arquivado;

- Revisões menores: o manuscrito é bem estruturado, possui coerência, relevância para o avanço do conhecimento da enfermagem e áreas correlatas, precisa de poucas mudanças, o que requer pouco tempo para os ajustes. Para prosseguir no processo editorial, o(s) autor(es) devem atender às solicitações dos revisores e editores e a versão revisada deve ser enviada em até em até 7 dias, a contar da data de comunicação da decisão e caso não atenda(m) o prazo, o manuscrito será arquivado;

- Recusar: após o peer review, os revisores ad hoc, apontaram que o manuscrito não deve ser aceito para publicação, pois, necessita ser completamente reformulado ou por ter limitações relacionadas à originalidade do manuscrito.

- Aceitar: após o peer review, os revisores ad hoc, apontaram que o manuscrito deve ser publicado, pois os achados são relevantes para o avanço do conhecimento da enfermagem e áreas correlatas.

O resultado é comunicado ao autor responsável por meio do sistema OJS/SEER e pelo e-mail informado no processo de submissão. Destaca-se que no manuscrito publicado será identificado o nome do Editor Associado. 

 

Periodicidade

A REUFPI, a partir de 2020 passou a adotar o sistema de fluxo contínuo (rolling pass) e também publicará 80 manuscritos por ano, além dos editoriais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Creative Commons

Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 não adaptada.

 

Estratégia de qualificação dos manuscritos

Os manuscritos submetidos à REUFPI devem atender à sua política editorial e às instruções aos autores, que seguem a Rede EQUATOR, Uniform Requirements for Manuscripts (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html); Requisitos uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos que está disponível no site (http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?pid=S0104-16731999000200002&script=sci_arttext).

A REUFPI exige que para publicação de estudos experimentais randomizados, estes devem possuir cadastro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/), conforme exigência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas.

A REUFPI na busca pelo aperfeiçoamento na apresentação dos resultados de estudos científicos tem adotado os seguintes protocolos internacionais validados: CONSORT - para ensaios clínicos randomizados, PRISMA - para estudos de revisão, STROBE para estudos observacionais em epidemiologia, COREQ - para estudos qualitativos e CARE - para relatos de caso.

 

Custos para publicação

A REUFPI, até o ano de 2020, não cobrará taxas aos autores. Entretanto, a partir de 2021, buscando galgar maior visibilidade e melhores métricas passará cobrar taxas de avaliação e publicação.

Após a pré-análise, caso o manuscrito esteja habilitado para ingressar no processo de avaliação, será cobrada taxa de avaliação no valor de R$ 60 (sessenta reais). O valor não será devolvido caso o manuscrito seja rejeitado.

Caso o manuscrito seja aceito para publicação, a taxa de publicação é para editoração do manuscrito e o valor será R$ 180 (cento e oitenta reais).

Além disso, os autores são responsáveis, quando o artigo for aprovado para publicação, por custear revisão da língua portuguesa, traduções dos títulos e resumos para os idiomas inglês e espanhol. Deverão providenciar de acordo com as orientações da REUFPI.