A MÍDIA COMO FERRAMENTA DE ANTECIPAÇÃO DE VEREDICTOS DO CONSELHO DE SENTENÇA NOS CRIMES SUBMETIDOS AO TRIBUNAL DO JÚRI

Adão Lima da Silva

Resumo


O trabalho tem como escopo principal o estudo do poder de manipulação da mídia nas decisões judiciais e o possível uso descompensado da liberdade de expressão nas redes sociais. A possibilidade de manipulação que a mídia nacional e local tem sobre os mais diversos casos, ao ponto de fazer a sociedade condenar ou absolver um indivíduo com o uso de mecanismos de interação virtual. Na metodologia do presente estudo foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo com profissionais da área e população em geral. Preliminarmente, conclui-se com um breve estudo, ser temerária a forma um tanto manuseada de publicação e compartilhamento de informações e o potencial de manipular o entendimento do público acerca dos mais diversos temas com a sua simples divulgação no meio virtual.


Palavras-chave


mídia. julgamento. manipulação. júri

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Congresso. Senado. Lei nº 12.965 de 23 de abr. 2014. Marco Civil da Internet. Brasilia, 23 abr. 2014. Brasília, 23 de abr. 2014.

BRASIL. Congresso. Senado. Decreto-Lei nº 3689, de 03 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Rio de Janeiro, 03 out. 1941.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (1988). Constituição Federal. Brasilia, 05 out. 1988.

GERMANO, Luiz Paulo Rosek. O juiz e a mídia: reflexos no processo. Reflexos no processo. São Leopoldo: Unisinos, 2012.

LIMA, Klevia Nunes. A mídia como ferramenta de antecipação de veredictos do conselho de sentença nos crimes submetidos ao tribunal do júri. Entrevista Concedida ao autor. Maranhão. Mai. 2019.

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de processo penal: volume único. 7ª ed. ampl. e atual. Salvador: Juspodivm, 2019.

FONSÊCA, Marco Adriano Ramos. A mídia como ferramenta de antecipação de veredictos do conselho de sentença nos crimes submetidos ao tribunal do júri. Entrevista Concedida ao autor. Maranhão. Mai. 2019.

RANGEL, Paulo. Tribunal do Júri visão linguística, histórica, social e jurídica. 6ª ed. São Paulo, Atlas, 2018.

RIGON, Bruno Silveira; SILVEIRA, Felipe Lazzari da. A influência da mídia na decisão judicial que decreta a prisão preventiva. In: SOUZA, Bernardo de Azevedo e; WERMUTH, Maiquel A. Dezordi. Ciências criminais e direitos humanos. Bento Gonçalves, RS: Associação Refletindo o Direito, 2015.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Para compreender o mundo digital. 1ª Ed. São Paulo, Globo, 2008.

TÁVORA, Nestor. Curso de direito processual penal, 11ª Ed. Bahia: Juspodivm, 2016

ZANINI, Danielli; ARBO DE ARAÚJO, Vinícius Bindé. A influência da mídia no comportamento social: o jornalismo justiceiro e a ofensa aos direitos humanos. In: SOUZA, Bernardo de Azevedo e; WERMUTH, Maiquel A. Dezordi. Ciências criminais e direitos humanos. Bento Gonçalves, RS: Associação Refletindo o Direito, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adão Lima da Silva