Financiamento de campanha, empresariado e o sistema político brasileiro: teoria e questões atuais

Rodrigo Dolandeli dos Santos

Resumo


O artigo faz um apontamento teórico das principais questões em torno da formação de interesses no capitalismo a partir da relação entre dinheiro e política, sobretudo o elevado custo da democracia. Discutimos como a competição pela liderança política nas eleições se desenvolve em meio à falta de clareza com que os interesses privados avançam sobre a vontade pública. O artigo aborda também a desenvoltura do empresariado no processo decisório nacional, considerando as incongruências e vantagens institucionais do “presidencialismo de coalizão”. Nesse sentido, o texto debate como esse arranjo institucional não favoreceu uma articulação em torno da reforma política e de mudanças substanciais nas regras eleitorais. Por fim, discutimos a necessidade de investimento na transparência e no controle social da prestação de contas eleitorais como maneira de atenuar a influência do poder econômico nas eleições e incentivar a participação social nas instituições políticas.

Palavras-chave


Sistema político. Financiamento de campanha. Democracia. Capitalismo.

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DOI: https://doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v4e1.2015.p%25p

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ISSN 2317-3254