O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Rosário Martinho Sunde, Óssula Abílio Júlio, Mércia Armindo Farinha Nhaguaga

Resumo


Este é um artigo de Revisão Sistemática cujo objetivo foi avaliar os desafios do ensino remoto em tempos da pandemia da COVID-19. Os dados foram coletados em junho de 2020 em cinco bases (LILACS, SciElo, Science Direct, BVS e PsycInfo) por meio de PRISMA. Inicialmente, foram encontrados 812 artigos, destes, 5 foram usados para a análise final. Os resultados indicam ser importante o recurso do ensino remoto e outras modalidades online neste período da pandemia da COVID-19 por garantir o distanciamento e evitar a contaminação do vírus. No entanto, apesar das vantagens, o ensino remoto ou qualquer modalidade que recorre às tecnologias exige vários desafios, desde a aquisição de meios didácticos (computador, tablet ou telemóvel conectado ao internet) e o conhecimento no manejo da plataforma. Há ainda possibilidade de adotar uma outra modalidade de ensino que combine o presencial e o sistema online (ensino híbrido). Sugere-se a  criação de condições (capacitação dos professores em matéria das tecnologias de comunicação e informação; aquisição e fornecimento de telemóveis ou computador aos alunos de famílias com baixa renda e a criação de pacote de internet de acesso gratuito aos alunos.


Palavras-chave


COVID-19, Desafios, Ensino remoto.

Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, L., NETO, A. T. & TREVISANI, F.M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] /. – Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB, 270p.

BEZERRA, I. M. P. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2020, vol.30, n.1, pp. 141-147. ISSN 0104-1282. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Publicado em: 17/06/2020 | Edição: 114 | Seção: 1 | Página: 62. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

CHIOU, P. Learning Cytology in times of pandemic: an educational institutional experience with remote teaching. Journal of the American Society of Cytopathology. doi:10.1016/j.jasc.2020.05.004

HALL, S. & BORDER, S. Online Neuroanatomy Education and Its Role During the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Lockdown. World Neurosurgery. doi:10.1016/j.wneu.2020.05.001

PEREIRA, A.J., NARDUCHI, F. & MIRANDA, M. G. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro | v.25 | n. 51 | p. 219-236 | jul./out. 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219

ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-191! Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Volume VI, Número 1, Julho 2020. ISSN 2594-7672

SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. http://revista.ufrr.br/boca, Boletim de Conjuntura (Boca) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020. http://doi.org/10.5281/zenodo.3828085

SEYMOUR-WALSH, A. E., WEBER, A. & BELL, A. Practical approaches to pedagogically rich online tutorials in health professions education. Rural and Remote Health 2020; 20: 6045. https://doi.org/10.22605/RRH6045

SEYMOUR-WALSH, A. E., BELL, A., WEBER, A. & SMITH T. Adapting to a new reality: COVID-19 coronavirus and online education in the health professions. Rural and Remote Health 2020; 20: 6000. https://doi.org/10.22605/RRH6000




DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514