Cenário da distribuição de cotas para residentes do Edital 01/2020 da CAPES

Douglas da Silva Tinti, José Fernandes da Silva, Robson Alves Farias

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a distribuição de cotas (bolsas), para residentes, no Edital 01/2020 do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Trata-se de um estudo documental cujas fontes foram os documentos publicados pela CAPES relacionados ao referido edital. Desse modo, a organização e o tratamento dos dados, ancora-se aos pressupostos da Estatística Descritiva e à recursos e fórmulas do software Excel. Para melhor apresentação dos dados, optou-se por elaborar sínteses a partir de quadros com vistas a contemplar o objetivo proposto. Após essa etapa, iniciou-se o processo de análise e interpretação dos dados, considerando uma abordagem descritiva e três categorias analíticas: a) análise da distribuição das Cotas por Região, Estado e Municípios do país; b) análise da distribuição das Cotas por IES e c) análise da distribuição das Áreas de Residência Pedagógica. De modo geral, a análise possibilitou verificar que foram distribuídas 30.096 cotas de residentes, sendo 55,42% destas para residentes de áreas prioritárias e 45,58% de áreas gerais. Foi possível observar, também, que o PRP está presente em todos os Estados e em aproximadamente 20% dos municípios brasileiros.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; Formação de Professores; Políticas Públicas

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.12390

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