HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE (E SOBRE) TERMODINÂMICA
Resumo
Este trabalho relata uma experiência que compreendeu a aplicação e análise de uma unidade didática que propôs a inserção da História da Ciência (HC) no Ensino Médio como subsídio à aprendizagem de elementos da Termodinâmica. Fazendo-se uso de um recorte histórico, mais precisamente ao desenvolvimento e aprimoramento das máquinas térmicas no século XVIII, aplicamos a unidade didática na turma da segunda série do Ensino Médio, do turno matutino, de uma escola da rede pública estadual piauiense. Com base na nossa análise, podemos notar que a utilização da HC no ensino pode trazer alguns benefícios na compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, como, por exemplo, os conceitos de calor e temperatura, possibilitando, inclusive sua contextualização histórica e epistemológica tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na (e sobre a) Física.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12521
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc
ISSN: 2674-757X
BASES E INDEXADORES
https://www.flacso.org.ar/latinrev/
https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
https://www.crossref.org/
https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514