O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O CURRÍCULO: O QUE DIZEM OS GESTORES E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA?

Aldeane de Melo Santos, Maria Jânia Rodrigues dos Santos, Alvina Dar’c dos Santos Oliveira, Fernanda Barros Luz, Maria Regiane Araújo Soares

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo federal criada em 2007, construído com o intuito de promover a valorização do magistério. Neste artigo relatamos o que dizem os gestores sobre a importância do PIBID para a formação inicial docente dos participantes do PIBID/Biologia em uma universidade pública, assim como, sua importância para a formação continuada dos professores no ensino de biologia nas escolas conveniadas. Analisamos os projetos pedagógicos das instituições envolvidas ao programa para averiguar como o PIBID impactou os processos formativos entre profissionais em formação e professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, roteiros de entrevistas e formulário de avaliação documental. As entrevistas ocorreram por meio do Google Forms® e os dados foram analisados por meio de análise do discurso, a partir do desenvolvimento de categorias analíticas com o auxílio do programa MAXQDA® e para a análise documental, empregou-se um roteiro previamente elaborado. Quanto à análise documental, percebeu-se que o projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas contempla o PIBID, quando faz referências às atividades complementares, enquanto o da escola campo, não menciona o PIBID. Conforme as falas dos entrevistados, o PIBID revelou-se como estratégia fundamental para a formação inicial e continuada de professores, pois melhora o desempenho dos discentes na sala de aula e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades para o exercício da docência, à medida que agrega novos conhecimentos aqueles profissionais que já exercem à docência.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514