EDUCAÇÃO CULTURA E ARTE: CONEXÕES RIZOMÁTICAS NA PINTURA “A DANÇA DO BOI DO PIAUÍ” DE AFRÂNIO PESSOA

Antonia Dalva França-Carvalho, Núbia Suely Canejo Sampaio

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre o painel pictórico “A Dança do Boi do Piauí”, do professor-artista Afrânio Pessoa, objeto desta pesquisa. A questão problema desta pesquisa é: Que conexões derivam da análise rizomática da pintura “A dança do boi do Piauí”? O estudo foi desenvolvido a partir da observação direta, com base nos territórios da arte propostos por Mírian Celeste e Giza Picosque WCCA (2012) e nos elementos da visualidade Ostrower (2004). Para buscarmos estas conexões rizomáticas, optamos por construir as seguintes categorias: Civilização do Couro, para
tratar um percurso histórico-cultural do Piauí, baseado em Alves (2003), Abreu (1998); O Bumba-Meu-Boi: foz da carnavalização da civilização couro, para estabelecer relação entre o histórico-cultural e a essa manifestação artística popular, com base em Pádua (2010), Passos (2014); e, Professor-artista Afrânio Pessoa, para buscar no perfil biográfico, relações com a cultura piauiense, em especial, com o Bumba Meu Boi, Coêlho (2003), Dias (2014). O estudo revelou que o painel “A Dança do Boi do Piauí” produz conexões rizomáticas entre educação, cultura e arte.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13514

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